E-book intermediador
Cobrança automatizada: quais são as vantagens e como implementar?

Cobrança automatizada: quais são as vantagens e como implementar?

Quem trabalha com o modelo de recorrência sabe que, além da venda, um dos grandes desafios é fazer com que os clientes fiquem sempre em dia com as mensalidades.

Ao contatar diretamente os assinantes para solicitar os pagamentos e processar os recebimentos, o empreendedor acaba perdendo muito tempo, que poderia ser dedicado a estratégias. Além disso, frequentemente há erros nos procedimentos, atrasos e inadimplências.

Por esses motivos, cada vez mais empresários estão optando pela cobrança automatizada. Esse recurso permite emitir boletos ou cobranças no cartão de crédito com recorrência mensal, reduzindo a inadimplência e combatendo a ineficiência de outras ferramentas. Com isso, o dia a dia do gestor fica mais simples e prático.

Quer conhecer as diversas vantagens das cobranças automatizadas e saber como implementar a tecnologia? Então, continue acompanhando este post!

5 vantagens da cobrança automatizada

Redução da taxa de inadimplência

Como mencionamos, a tecnologia de cobrança automatizada permite reduzir as ausências ou atrasos de pagamentos, mantendo mais clientes em dia com suas obrigações financeiras.

Isso é possível porque, ao utilizar uma plataforma própria para esse fim, a empresa consegue enviar faturas e avisos de forma automática. Se o cliente esquecer de pagar até o vencimento, por exemplo, ele passa a receber notificações sobre o atraso. Dessa maneira, a porcentagem de quitações sobe consideravelmente.

Entretanto, esse lembrete não precisa ocorrer apenas quando o prazo já expirou. Também existe o recurso de informar o assinante sobre a proximidade da validade do pagamento. Assim, a pessoa ganha a oportunidade de se programar para quitar a fatura.

Maior produtividade

Boa parte das tarefas de uma instituição estão relacionadas, direta ou indiretamente, às vendas e ao faturamento. Por isso, sabemos que a organização dos processos do setor financeiro tem um grande impacto na produtividade.

Com a cobrança automatizada, os processos internos se tornam mais fáceis, seguros e ágeis. A quantidade de erros diminui, reduzindo também o retrabalho. Além disso, diversas atividades que antes eram feitas manualmente passam a ser executadas pela plataforma.

Esse conjunto de benefícios faz com que a produtividade seja maior. E isso afeta positivamente não só o departamento de finanças, como a companhia toda. Afinal, os gestores e colaboradores passam a ter mais tempo para analisar dados e cuidar de pontos estratégicos.

Extração de dados para planos de ação

Uma das maiores dificuldades de algumas empresas é projetar o futuro. Muitas vezes, os planos de ação se tornam simples exercícios imaginativos, sem qualquer base na realidade.

Com as cobranças automatizadas esse cenário pode ser alterado. Por oferecer uma série de informações, a plataforma permite que muitos dados concretos sejam utilizados no planejamento estratégico. É possível acompanhar todas as transações que ocorrem no nome da empresa, registrando um histórico de dados bastante útil.

As consequências positivas são inúmeras:

  • conhecimento do cenário atual;
  • previsão de picos de vendas;
  • análise dos meios de pagamento mais utilizados pelos clientes;
  • antecipação das receitas para o próximo mês.

Redução de custos

As plataformas de cobrança automatizada fazem tudo funcionar pela internet, sem a necessidade de realizar postagens físicas pelos Correios.

Essa simples mudança já pode gerar uma grande diferença nos custos. Afinal, não estamos falando apenas das despesas com o envio em si, mas também com o tempo e o deslocamento de funcionários para realizar as postagens. Além disso, há os gastos com impressões e combustível.

Outro ponto importante é que a empresa reduz o tempo gasto com cobranças de pagamentos atrasados. Como o sistema já envia lembretes aos clientes automaticamente, a necessidade de colocar funcionários para fazer esse tipo de trabalho diminui muito — poupando, mais uma vez, os custos com pessoal.

Maior faturamento

Esse é um dos principais benefícios das cobranças automatizadas. E o melhor de tudo é que o aumento de faturamento pode ocorrer em diversas frentes.

Primeiramente, o simples fato de facilitar os pagamentos para os clientes faz com que mais pessoas contratem o seu serviço. Isso porque elas poderão pagar pelo cartão de crédito ou no internet banking, agências bancárias, lotéricas e outros estabelecimentos credenciados.

Somado a esse aspecto, os lembretes e avisos garantem mais quitações em dia, aumentando as entradas no caixa.

Mas não é só isso. Quando as cobranças são realizadas manualmente, a diversificação de ofertas se torna muito mais complexa. Toda vez que uma empresa pretende modificar levemente um serviço ou oferecer uma nova condição de pagamento, isso gera uma grande movimentação interna que custa tempo e dinheiro.

Por outro lado, ao utilizar cobranças automatizadas, a diversificação na oferta de serviços fica bem mais simples. Sendo assim, crescem as oportunidades de ampliar as vendas e o faturamento. Além disso, a competitividade da marca no mercado aumenta, criando vantagens em relação aos concorrentes.

Como implementar um sistema de cobrança automatizada

Um sistema de cobrança automatizada é uma plataforma online que permite às empresas processar pagamentos recorrentes sem dificuldades, com segurança e comodidade.

A partir da adesão a esse tipo de solução, você pode utilizar diferentes ferramentas para se relacionar com seus clientes e realizar cobranças, como e-mail e SMS. Se desejar, em vez de contar somente com pagamentos recorrentes, você também pode trabalhar com envios programados de boletos.

A melhor forma de implementar essa tecnologia é procurando uma empresa que seja especialista em formas de pagamento. Essa é uma área que apresenta diversas especificidades e, por esse motivo, a experiência faz toda a diferença.

Independentemente do tamanho da sua organização — seja uma startup ou grande corporação —, existem soluções no mercado que podem atendê-lo muito bem. O importante é conhecer as suas próprias necessidades, pois isso será bastante útil na hora de escolher o parceiro mais adequado para atender a essas condições.

Agora você conhece as vantagens das cobranças automatizadas no modelo de pagamentos recorrentes e também já sabe como implementar um sistema desse tipo. Portanto, só falta colocar a teoria em prática. Essa tecnologia trará inúmeros benefícios para o seu negócio, ampliando os resultados e tornando o dia a dia mais fácil.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir também nosso e-book sobre assinaturas: o guia completo para ter sucesso neste novo modelo de negócios.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)