Oferecer uma boa usabilidade na loja virtual, nada mais é do que permitir que o cliente navegue facilmente pelo site, sem enfrentar grandes desafios ou barreiras.
Os filtros de busca, permitem essa facilidade, pois são simples de usar, funcionam de forma rápida e dinâmica, ajudando o cliente a encontrar os produtos de seu interesse.
O que é o filtro de busca?
É um mecanismo de busca, geralmente exibido na lateral da página da loja, a partir de um dos resultados de busca.
Na prática, o cliente pode filtrar escolhendo visualizar produtos pertencentes a somente algum departamento ou seção específica. A loja virtual também pode configurar a exibição dos resultados com base na relevância do termo pesquisado. Além disso, a busca pode exibir um filtro para que o cliente possa pesquisar somente em determinado departamento da loja virtual.
Veja um exemplo:
Seu cliente acessa sua perfumaria e procura por um perfume doce. São encontrados 400 produtos. Em seguida, ele restringe esta busca (sem fazer outra) pela grife Calvin Klein. São listados 80 produtos. Depois ele quer ver somente os produtos de até 70ml da busca anterior e são filtrados 20 produtos. E assim, por diante. Ou seja, quanto mais filtros cadastrados, mais fácil ficará para seu cliente encontrar o produto desejado e maiores serão as chances de ele finalizar a compra.
Os filtros de busca também funcionam bem para as lojas com alto volume de produtos, pois o mecanismo de busca representa um papel ainda maior. Mas para funcionar de forma correta é necessário configurar perfeitamente os filtros, pois são eles que ajudarão o cliente a refinar sua busca e encontrar o item desejado.
Para definir os filtros é importante utilizar as informações obtidas do fornecedor, detalhar as características dos produtos e, sobretudo, pensar em como o cliente realizaria a busca na loja.
O uso dos filtros se aplicam aos mais variados segmentos. Tudo dependerá do segmento da loja, como de sua gama de produtos e, claro, do comportamento de seu consumidor.
Conheça as principais vantagens na utilização dos filtros:
Torna sua loja mais amigável.
Os filtros trazem a sensação de comodidade e segurança ao navegar pela loja virtual.
Simplifica a navegação.
Fatores como rapidez no carregamento das páginas afeta diretamente a retenção dos clientes na loja.
A ferramenta de busca está diretamente ligada às questões de cadastramento de produtos e SEO.
As palavras escolhidas para serem inseridas no título influenciam significativamente nos resultados, podendo fazer com que a loja perca ou ganhe vendas.
Como usar os filtros na loja virtual?
Conheça bem o seu público
Para criar os filtros, é necessário conhecer bem o seu público e compreender sua linha de raciocínio. O que é importante para o seu cliente na escolha de um produto? Que tipo de características ele procura?
Organize a categorização dos produtos
A forma que você deve categorizar os seus produtos depende muito do seu negócio e do mix de seus produtos. Facilite a navegação e não confunda o cliente. As categorias devem ser objetivas.
Cadastre os filtros dos produtos
Os filtros podem ser associados a uma ou mais categorias. Por exemplo, numa loja de celulares, pode-se criar um filtro chamado Fabricante contendo uma lista de fabricantes dos celulares vendidos na loja. Outro filtro chamado Tela poderá conter as opções de tamanho da tela desses celulares e assim por diante.
E claro, é imprescindível que sua plataforma de ecommerce permita o uso do recurso de filtros.
Vale lembrar que é importante acompanhar e analisar o comportamento da navegação.
Utilize os relatórios de sua própria plataforma, se houver, do Google Analytics para estudar sobre o comportamento de navegação dos clientes. Quais são as palavras chaves que geram tráfego orgânico para o seu site? E quais são as mais digitadas no campo de busca da própria loja? Quais são os filtros de busca mais utilizados pelos clientes?
Este acompanhamento servirá para você compreender melhor o que e como o seu cliente busca, podendo aprimorar seus filtros.
Conclusão
Utilizar o recurso de filtros, sem dúvida vai ajudar muito seus clientes a localizarem os produtos desejados e por consequência aumentará suas vendas!
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki do Fastcommerce plataforma pioneira no comércio eletrônico.