E-book intermediador

API de pagamento: o que é e como impacta nas vendas?

API de pagamento: o que é e como impacta nas vendas?

O tema do post de hoje é um aliado responsável por impulsionar os resultados positivos em um negócio: a API de pagamento. Vamos explicar o conceito, como a ferramenta funciona e sua importância para uma loja online. Ficou interessado? Então continue lendo.

O que é API de pagamento?

Vamos começar pelo básico: API é a sigla para Application Programing Interface. Em linhas gerais, é um conjunto de instruções e normas utilizadas quando é preciso fazer com que dois ou mais programas dialoguem entre si.

Por exemplo, nos celulares: cada aplicativo do Android segue as APIs do Google para interagir com o aparelho e o usuário de maneira fluída. Ou seja, é por meio das APIs que você consegue abrir a câmera do celular pelo Instagram. Outro exemplo é acessar o microfone do aparelho para mandar um áudio no WhatsApp.

Portanto, uma API de pagamento, é o conjunto de regras que possibilitam a integração da plataforma de e-commerce e um intermediador. Aliás, vale uma recapitulação rápida: o intermediador de pagamento é a ponte entre sua loja e o cliente. Uma vez que é ele quem recebe as transações — sejam elas via cartão de crédito, débito, boleto ou transferência bancária — e as repassa para o lojista. É o caso de PayPal, PagSeguro e Yapay.

Como ela funciona?

Cada intermediador de pagamento tem suas próprias APIs. Isso significa que cada fornecedor tem um conjunto de regras próprias. Ou seja, padrões de programação que devem ser seguidos pelo lojista.

Como você pode notar, o uso de APIs exige um bom conhecimento de programação. A boa notícia é que a utilização dessa ferramenta é relativamente simples e pode ser feita seguindo as orientações do fornecedor. Alguns intermediadores inclusive oferecem um apoio técnico.

Com a API instalada na plataforma, a sua loja pode receber pagamentos e realizar cobranças de forma automática. Por exemplo, onde antes era preciso um funcionário para aprovar transações, agora existe uma série de códigos que realizam essa etapa de forma autônoma, rápida e segura.

Como escolher a API de pagamento?

Escolher uma boa interface é selecionar com critério o seu fornecedor. Isso começa nos passos básicos, como a seleção de melhores preços e condições de pagamento. Mas também é preciso considerar alguns outros fatores para evitar dores de cabeça.

Além disso, um requisito importante é verificar qual o nível de integração possível entre sua plataforma de e-commerce e a API. Em geral, as aplicações são bem flexíveis e podem se adaptar rapidamente às necessidades do cliente. Ainda assim, não deixe de conferir esse aspecto.

Também é importante prestar atenção aos serviços de atendimento oferecidos pela empresa contratada. Como um problema técnico pode deixar sua loja sem um meio de pagamento por algum tempo, é preciso ter um fornecedor que possa te atender 24 horas por dia, seja por telefone ou pela internet.

Além disso, é essencial verificar quais os meios de pagamento a API realmente ajudará a integrar. Algumas soluções podem exigir processos separados para o uso de diferentes adquirentes e subadquirentes ou, pelo contrário, integrar todos de uma só vez.

Por fim, não perca de vista as necessidades do seu comércio. Algumas empresas trabalham com sistemas de recebimento diferenciados, como o de pagamentos recorrentes. Portanto, precisam de APIs específicas que atendam esse tipo de demanda.

Quais as vantagens?

Agora que você sabe o que é e como escolher uma API de pagamento, precisa entender quais as reais vantagens competitivas proporcionadas por esse tipo de solução. Para tanto, basta conferir nossa lista!

Praticidade

Ao contrário do que se pensa quando a questão é soluções em TI, a instalação de API de pagamento é bastante simples e rápida. Além disso, você consegue realizar testes antes da operação, para detectar possíveis problemas.

O fornecedor deve dar a você todo o suporte necessário para realizar a transição entre o sistema manual e automático sem maiores contratempos.

Automação

Um dos principais objetivos da API de pagamento é tirar a responsabilidade de uma pessoa física quanto às cobranças na sua loja online. Quando lembramos que o número de transações realizadas em um site pode ser enorme e que os dados envolvidos (como informações do cartão de crédito do seu cliente) são sensíveis, fica evidente que automatizar tarefas é a melhor solução.

Assim, é possível realizar o recebimento de pagamentos de maneira rápida e livre de erros humanos.

Economia

Receber pagamentos de forma manual já está fora de cogitação.  Mas, em tese, sua empresa poderia investir na criação de uma plataforma própria de pagamentos. O problema é que esse processo exigiria um grande conhecimento técnico e investimentos amplos. Algo que não vem a ser considerado pela maior parte dos lojistas brasileiros, certo?

APIs de pagamento são acessíveis e escaláveis, ou seja, elas podem ser aprimoradas para atender novas necessidades do seu negócio na medida em que ele for crescendo.

Integração

As interfaces de pagamento foram criadas justamente para garantir a integração plena da sua plataforma de e-commerce e um intermediador. Com isso, o seu cliente consegue realizar todo o ciclo de compras sem sair do seu site. Por outro lado, o lojista pode gerir as funções administrativas do seu empreendimento online em um único dashboard.

O uso de APIs também é passo básico para quem pretende proporcionar várias opções de pagamento aos compradores. Seja ela cartão de crédito, emissão de boleto, transferência digital etc. Não custa lembrar que a variedade de meios de pagamentos é um atrativo para sua loja. Inclusive, pode determinar o grau de sucesso dos esforços para a conversão e fidelização de compradores.

Caso você ainda tem alguma dúvida sobre API de pagamento? Envie sua pergunta na nossa caixa de comentários: ela pode ser tema da próxima postagem aqui no blog! Fique à vontade para compartilhar observações e sugestões.

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo