E-book intermediador

Acessibilidade na web: descubra o que é e qual a importância para o e-commerce

Se adequar às boas práticas de acessibilidade na web pode ser uma grande oportunidade de inovação e ainda trazer uma vantagem competitiva para a empresa!

Acessibilidade na web: descubra o que é e qual a importância para o e-commerce

Acessibilidade na web pode ser definida como viabilização do acesso e de experiências com o mínimo de restrição possível para todos os indivíduos, independe de suas capacidades físico motoras, sociais, culturais ou perceptivas.

Ou seja, ela permite o acesso para todos os usuários, inclusive aqueles com necessidades especiais, a sites, ferramentas, aplicações ou serviços na internet.

Quer entender quais fatores impactam na acessibilidade, quais medidas tomar para tornar uma plataforma de e-commerce acessível e quais as vantagens decorrentes? Então, continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

Fatores que mais impactam na acessibilidade na web

Segundo os padrões de acessibilidade determinados pelo World Wide Web Consortium (W3C), para que um site seja acessível, ele deve seguir 4 princípios, sendo eles:

  1. perceptível: as componentes de interface de usuários e os dados devem ser expostos de uma maneira que eles possam ser percebidos;
  2. operável: os componentes de interface e de navegação devem ser operáveis;
  3. compreensível: as operações de interface de usuários e as informações precisam ser compreensíveis;
  4. robusto: o conteúdo precisa ser desenvolvido o suficiente para que seja interpretado de forma confiável e por uma grande variedade de agentes do usuário, incluindo tecnologias de assistência.

Em termos práticos, isso significa que a disposição, o formato e o tipo de conteúdo apresentado no site são os pontos que merecem atenção.

Principais medidas para melhorar a acessibilidade

Veja abaixo algumas medidas para otimizar a acessibilidade na sua aplicação web.

Entendimento das leis e padrões

Primeiramente, será necessário entender quais leis e padrões você precisa seguir para tornar a sua plataforma de e-commerce acessível. Para isso, leia o Guia de Acessibilidade para Conteúdo na Web, desenvolvido e disponibilizado pelo W3C.

Não se esqueça também, de pesquisar as leis específicas do país onde a sua empresa atua. No Brasil, por exemplo, existe o decreto nº. 5296/2004, que lista alguns direcionamentos para o acesso à comunicação e informação de pessoas com deficiência. Esse decreto, entretanto, se direciona mais especificamente para usuários com deficiência visual e a sites governamentais.

Implementar princípios de acessibilidade

Com ações simples e que não acarretam custos adicionais é possível implantar os princípios de acessibilidade e tornar seu site mais integrativo. Veja abaixo as principais:

  • fornecer textos alternativos e cabeçalhos para tabela de dados;
  • habilitar Closed Caption ou legendas em conteúdos como vídeos;
  • não utilizar cores para transmitir significados;
  • ter um design de site com padronização.

Capacitar o time de desenvolvedores

Existe uma opinião propagada entre os desenvolvedores de que a programação de aplicações que atendem às leis e aos princípios de acessibilidade são mais custosas e complexas. Entretanto, com treinamentos adequados o time de TI não terá grandes dificuldades em adaptar o site para que ele seja mais acessível.

Além disso, é preciso considerar os diversos benefícios que a acessibilidade na web traz para uma empresa — e é exatamente esse assunto que abordaremos nos próximos tópicos!

Benefícios das boas práticas de acessibilidade

Ampliação e diversificação do público

De acordo com o censo de 2010 do IBGE, aproximadamente 24% da população brasileira declarou ter alguma necessidade especial. Ao permitir que todos os usuários consigam navegar pela loja online e compreender o conteúdo apresentado, você tem a oportunidade de atingir um público-alvo diversificado e ainda ampliar a sua base de clientes.

Exercer um importante papel social

Acessibilidade na web muitas vezes não merece a relevância devida nas discussões relacionadas aos negócios vistuais. Por isso, um dos maiores benefícios para o negócio e para a sociedade, ao mesmo tempo, é que sua empresa cumprirá um importante papel social e será propagadora de uma transformação.

Inovação no conteúdo apresentado

Com as diversas alterações de conteúdo que serão necessárias para se adequar à acessibilidade, abre-se um leque de oportunidades de inovação.

Você e a equipe de e-commerce podem investir em uma comunicação moderna, mais interativa e empática. Isso sem perder a alta performance do sistema, visto que um site acessível possibilita uma melhoria na navegação e no tempo de carregamento.

Melhoria nos motores de busca (SEO)

Um dos grandes benefícios que um site acessível traz é que ele tem um posicionamento melhor nos motores de busca. Isso significa uma maior credibilidade para a sua marca, aumento do tráfego e, consequentemente da sua vantagem competitiva.

Com este conteúdo você deve ter percebido a importância de adequar o seu site de acordo com os princípios de acessibilidade. Por isso, use as dicas apresentadas, dê os passos iniciais para tornar sua plataforma acessível e ainda conte com os benefícios que expostos.

Antes de colocar conhecimentos adquiridos neste texto em ação, não esqueça de seguir a Yapay no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo