E-book intermediador

Long tails keywords: entenda como usá-las na descrição de produtos

Quer destacar o seu e-commerce no mercado? Entenda como as long tails keywords podem ajudar!

Long tails keywords: entenda como usá-las na descrição de produtos

Com crescimento de 12% no último ano, a concorrência no mercado eletrônico está cada vez maior. Por isso, é fundamental adotar estratégias digitais que aumentem a visibilidade do negócio, como o uso das long tail keywords,

Muito usadas nas descrições de produtos, as palavras-chave de cauda longa — como o termo é conhecido em português — ajudam na otimização do SEO da loja virtual, atraindo clientes mais qualificados para o negócio.

Para que você possa entender melhor o termo e adotar essa estratégia no seu e-commerce, neste post, apresentamos as principais informações sobre as long tails keywords. Continue a leitura e aproveite!

O que são long tails keywords?

O termo long tail keywords se refere a palavras-chave mais específicas e que, normalmente, apresentam menor volume de buscas. Elas são o oposto das head tails, que são termos genéricos com grande número de pesquisas.

Um exemplo prático de head tail seria a palavra “bolsa” e long tail “bolsa Calvin Klein Monograma”. A primeira é genérica e apresenta um número enorme de resultados, enquanto a segunda é direcionada para um produto específico.

Qual a importância de usá-las no e-commerce?

O uso das long tails no e-commerce é importante para atrair clientes mais qualificados, que estão buscando pelos itens oferecidos. Identificar e usar esses termos de forma eficiente contribui para a otimização do SEO e estratégia digital do negócio.

Quando aplicadas na descrição dos produtos da loja online, as long tails ajudam a posicionar melhor os links do e-commerce, aumentando as chances de que os consumidores selecionem suas opções durante uma busca.

Além disso, por apresentarem menor volume de buscas, elas tendem a custar menos dentro de uma estratégia de AdWords. Isso faz com que empresas com menor orçamento consigam atrair consumidores com mais facilidade, sem ter que brigar apenas pelas head tails.

Assim, as palavras-chave de cauda longa contribuem para o aumento da visibilidade do negócio, bem como suas conversões e lucratividade.

Como aplicar long tails na descrição de produtos?

Para aplicar as long tails na descrição de produtos de forma eficiente, é preciso começar com uma boa pesquisa de palavras-chave. O ideal é usar uma ferramenta especializada para identificar quais são os termos buscados pelos consumidores.

Além disso, é necessário saber qual o objetivo de cada pesquisa, uma vez que palavras-chave de cauda longa podem ser direcionadas para encontrar informações sobre um item ou para fazer compras — sendo esses termos os ideais para descrição de produtos.

Depois de identificar as melhores long tails para cada produto, elas devem ser colocadas de forma estratégica nas descrições, incluindo:

  • títulos e subtítulos;
  • primeira e última sentença;
  • atributo alt, incluindo descrição de imagens.

As long tails podem ser colocadas em diferentes momentos da descrição. Entretanto, é importante manter a qualidade do conteúdo e criar uma leitura fluída, garantindo sua boa experiência na plataforma.

Fica evidente que as palavras-chave de cauda longa são muito atrativas para qualquer e-commerce. Quando usadas de forma eficiente, promovem a otimização do SEO e dos resultados dos negócios.

Gostou de conhecer as long tails e como usá-las no seu e-commerce? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos como este!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo