E-book intermediador

Quais são os tipos de taxas de conversão em e-commerce e como afetam o negócio?

A taxa de conversão em e-commerce é uma das métricas mais importantes, já que revela o sucesso das implementações.

Quais são os tipos de taxas de conversão em e-commerce e como afetam o negócio?

Trabalhar com vendas online implica constante acompanhamento dos resultados do negócio. A taxa de conversão em e-commerce é uma das métricas mais importantes para o controle, já que mostra o desempenho das ações.

Segundo uma pesquisa feita pela Experian Hitwise, a média da taxa de conversão do e-commerce no Brasil é de 1,65%. É um valor considerado baixo, em relação a outros países. Assim, estar acima dela pode ser um sinal positivo.

Além disso, você sabia que existem vários tipos de taxa de conversão? Acompanhe a leitura e descubra quais são as mais usadas em lojas virtuais!

Como calcular a taxa de conversão?

Calcular a taxa de conversão é um processo bem simples. Ao analisar a quantidade de vendas, por exemplo, basta pegar o total desse número, dividir pela quantidade de visitantes e multiplicar o resultado por 100.

Então, se em um determinado mês, uma loja recebeu 1.000 visitas e 300 pessoas compraram, teríamos um resultado de 3%.

Quais são os principais tipos de taxa de conversão em e-commerce?

Tráfego orgânico

São os visitantes que chegam à sua loja por meio de pesquisas realizadas no Google. Quando isso acontece, é um indício de que você está conseguindo fazer um trabalho de SEO bem feito, com rankeamento das palavras-chave.

Apesar de ser um ótimo sinal, o número alto de tráfego não necessariamente significa uma venda fechada. Além disso, é necessário analisar os acessos por meio das keywords. Por exemplo, ao pesquisar o site, o consumidor que busca pelo nome da empresa é diferente daquele que digita um produto. Enquanto o primeiro já tem uma relação mais próxima com a marca, o segundo, provavelmente, está comparando preços e vantagens.

Tráfego vindo de rede social

Esse tipo de conversão mede o percentual de pessoas que chegaram à loja por meio de links postados em redes sociais. Um número alto significa que as ações nessas plataformas têm sido eficientes o suficiente para atrair consumidores interessados em saber um pouco sobre sua marca e seus produtos. Se você conseguiu sucesso nessa parte, o próximo passo é converter para a compra.

Pedidos realizados X quantidade de visitantes

Nesse tipo de taxa de conversão em e-commerce, o objetivo é avaliar fatores como a boa usabilidade do site. Aqui, você calcula o número de pedidos feitos e divide pela quantidade total de visitantes.

Pode ser que o site tenha um ótimo resultado de tráfego orgânico ou vindo de redes sociais. Mas, se o percentual dos pedidos for muito baixo, é necessário avaliar uma possível experiência ruim de compra, como:

  • carregamento lento;
  • descrições mal feitas;
  • falta de certificação e selos de segurança;
  • menu pouco intuitivo.

Pedidos pagos X quantidade de visitantes

Nesse tipo de análise, utiliza-se apenas os pedidos em que foram efetivamente pagos. Isso é importante porque boletos não pagos ou cartões recusados costumam fazer parte da realidade das vendas online.

Essa pode ser uma forma de avaliar o perfil de consumidores de uma marca, ao comparar as formas de pagamentos preferidas. Saber esse resultado é, ainda, importante para poder implementar ações em prol de reverter esse número. Por exemplo, oferecer alguns dias a mais para pagar o boleto ou mandar e-mail alertando para não esquecimento pode ser uma atitude efetiva.

Como vimos, a taxa de conversão em e-commerce pode ser avaliada de várias formas. Olhar para apenas um tipo nos revela muito pouco, tirando nossa chance de implementar melhorias. Por isso, questione-se sempre, conheça o seu consumidor e não pare de investir na satisfação dele, para que você tenha sempre bons resultados.

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe mais de perto as nossas postagens!

Chargeback o Guia Deifinitivo
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo