A Black Friday Brasil é uma excelente oportunidade de vendas para o e-commerce. Importada dos Estados Unidos, a data se integrou aos poucos à cultura do consumidor brasileiro, que já espera pelo mês de novembro para comprar produtos com preços mais em conta.
Em 2021, a Black Friday Brasil será no dia 26 de novembro. Porém, é comum também que algumas lojas antecipem a data ou ofereçam promoções durante toda a semana que a antecede.
É indispensável participar dessa data tão importante. Então, para aumentar suas vendas, preparamos estas sugestões com algumas estratégias — fazer pré-campanhas e reforçar o estoque são algumas delas. Confira outras dicas, neste post!
Tenha um planejamento
Defina bem as metas que vão guiar sua campanha de Black Friday. Alguns exemplos que podem ser seguidos, são:
- Qual valor devo atingir em vendas
- Quantidade de cada produto pretendo vender
- Quais produtos parados em estoque pretendo liquidar
É importante considerar, também, pontos relacionados a estrutura e impacto no público:
- Infraestrutura de servidor para receber um tráfego maior
- Landing page ou site dedicado à ação
- Quanto investir em tráfego pago
Antecipar o planejamento desses detalhes vai ajudá-lo a manter a organização ao longo do dia, evitando erros bobos como precificação equivocada e falta de estrutura que aguente um tráfego de usuários atípico.
Faça uma pré-campanha
Deixe seus clientes saberem com antecedência que sua loja terá descontos. Crie uma campanha de comunicação assertiva, mostrando que sua loja estará engajada na promoção e os preços estarão realmente menores.
Envie e-mails personalizados com os produtos de maior interesse para cada consumidor, e marque sua presença digital para ser lembrado na data. A maior parte das ações de marketing com clientes podem ser realizadas com pouco ou nenhum investimento em mídia paga – usando e-mails marketing, por exemplo.
Faça testes antes da Black Friday
Imprevistos podem acontecer, mas a maior parte deles podem ser evitados se você se prevenir. A melhor forma de evitá-los é verificando todas as etapas de compra do seu e-commerce, da mesma maneira que seu cliente faria.
Não corra o risco de perder suas vendas por algum erro que pode ser antecipado. Entre no seu site e navegue como um consumidor faria: teste os mecanismos de busca, a finalização do pagamento e outros recursos para garantir que tudo estará em pleno funcionamento.
Analise os preços dos concorrentes
Confira as campanhas dos concorrentes para saber se sua estratégia de preços está realmente competitiva. Na Black Friday, os consumidores esperam pagar realmente mais barato pelos produtos que adquirem, por isso, não tente mentir sobre os descontos. Uma prática totalmente equivocada, é aumentar o preço dos produtos semanas antes e reduzi-los apenas na data.
Baseado em pesquisas de outras lojas do seu segmento, calcule quanto de desconto você pode oferecer sem sair no prejuízo e ofereça o melhor que puder. E lembre-se, a maior parte dos clientes usa ferramentas de comparação automática de preços, que, inclusive, mostram todo o histórico do preço do produto. Por isso, você precisa saber se sua precificação corresponde com o mercado.
Reforce o estoque
Uma das oportunidades que a Black Friday traz é de liquidar aqueles produtos que estão há muito tempo parados no estoque. Mas, além deles, é preciso garantir uma quantidade razoável de todos os produtos que, possivelmente, terão maior saída. Faça projeções e fique atento para não vender mais do que realmente pode entregar.
Converse previamente com seus fornecedores para garantir que você terá produtos o suficiente para atender à demanda dos consumidores. Afinal, o objetivo é vender mais e não perder nenhuma oportunidade.
A ansiedade em vender pode levar a erros de contabilização dos itens no estoque. Evite esse tipo de problema, reforçando o sistema logístico.
Estenda o período
Uma estratégia interessante é prolongar a data, criando uma “Black Week”. Fazer isso aumenta o tempo que você tem para liquidar seu estoque (se esse for seu objetivo). Por outro lado, é importante ter alguns itens com desconto apenas em uma data específica, para estimular a urgência do consumidor em comprar.
Como vimos, o lojista deve estar atento à infraestrutura necessária para dar conta de atender aos consumidores durante a Black Friday Brasil.
Como o número de acessos ao e-commerce tende a aumentar, é comum que alguns sites “travem” na data. Por isso, vale avaliar o investimento em uma plataforma de pagamentos para garantir uma melhor experiência de compra aos clientes e não correr o risco de perder suas vendas.
Gostou das dicas? Se inscreva na nossa newsletter e receba sempre nossas atualizações.