Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Como encontrar e escolher um sócio desenvolvedor para minha startup?

Saiba onde procurar e como atrair um sócio desenvolvedor para impulsionar seu negócio.

Como encontrar e escolher um sócio desenvolvedor para minha startup?

Escolher o sócio que vai dividir com você os desafios e as alegrias de empreender não é uma tarefa muito simples. Quando você busca um sócio desenvolvedor, então, os parâmetros para contratar alguém se tornam ainda mais criteriosos.

E isso faz muito sentido, afinal, trata-se do seu negócio — e possivelmente do seu projeto de vida —, e a pessoa que vai se aliar a você nessa jornada precisa agregar em conhecimento e habilidades.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas para que você possa encontrar um bom parceiro de negócios para a sua ideia. Confira!

Procure ambientes onde devs querem empreender

Além de entender linguagem de programação, um sócio desenvolvedor precisa ter a vontade de empreender — do contrário, você acabará contratando um programador.

Por isso, ele precisa estar ciente dos desafios de empreender, principalmente em uma start up, ambiente que demanda inovação, criatividade, agilidade e, muitas vezes, compromissos fora de rotina.

Meetups

Para garantir que o seu sócio será efetivamente um parceiro de negócios, procure por ambientes onde empreender seja o assunto principal. Meetups na sua cidade, por exemplo, são uma boa oportunidade de conhecer sócios desenvolvedores em potencial.

O Meetup é uma plataforma que nasceu com o objetivo de desenvolver comunidades locais. Hoje, as pessoas usam essa ferramenta para encontrar outras pessoas com os mesmos interesses. Você pode ir a um evento de desenvolvedores, por exemplo, e encontrar bons parceiros por lá.

Hackathons

Hackathons são maratonas de programação que duram entre 48 e 72 horas. Geralmente, um desafio é proposto aos participantes, que devem encontrar a solução antes do fim do evento. Isso faz com que esses ambientes sejam bastante estimulantes, tanto para os desenvolvedores quanto para as empresas envolvidas.

É uma opção interessante para quem busca um sócio desenvolvedor, porque você encontrará por lá pessoas com perfil motivador, que tomam decisões com agilidade e não têm medo de obstáculos em suas carreiras.

Contrate um freelancer

Outra proposta interessante para quem busca um desenvolvedor é contratar um freelancer. Nesses casos, consulte as referências e fale com amigos, colegas e até mesmo outros empreendedores do seu nicho de mercado.

Além disso, alinhe as expectativas com o seu desenvolvedor (e possível futuro sócio). Você pode optar por diferentes combinações societárias, mas é preciso estar claro para ambas as partes quais são as participações de cada um.

Faça uma boa proposta

Você encontrou o sócio desenvolvedor dos seus sonhos e, agora, é hora de atrair esse talento para a sua start up. Uma boa proposta começa pelo salário (ou pró-labore, no caso do sócio). Mas, se você ainda não pode prometer ganhos financeiros, estabeleça uma meta de crescimento com aumento de participação nos lucros.

Apresente ao sócio também os seus objetivos com a start up. Onde você pretende chegar? Quais mercados quer alcançar? Quais são os diferenciais em comparação com outras do mercado? Esse tipo de informação também é importante para que o seu sócio desenvolvedor se interesse realmente pela empresa e pelo seu produto ou serviço.

Pesquisas mostram que dois fundadores aumentam as chances de uma start up ter sucesso com 30% a mais de investimentos e uma taxa de crescimento de clientes três vezes maior. Por isso, nada de fazer tudo sozinho. O sócio desenvolvedor vai ajudá-lo a tomar decisões e a buscar soluções, além de, claro, construir a sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para começar seu networking agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo