E-book intermediador
Como transformar hábitos em receita recorrente?

Como transformar hábitos em receita recorrente?

Hábitos nada mais são que atitudes e comportamentos que se repetem ao longo do tempo. E eles estão presentes em todas as áreas das nossas vidas, inclusive nas compras. De olho nisso, hoje são diversas as empresas que exploram justamente os hábitos do consumidor para gerar receita recorrente.

Por meio desse modelo, as organizações recebem o pagamento de mensalidades por seus serviços ou produtos, uma vez que eles são consumidos de maneira contínua pelos clientes. Entenda: desde que haja costume por parte de quem compra, existe sempre a possibilidade de transformar o uso rotineiro em fonte de renda constante!

Quer entender como isso é possível? Vamos mostrar neste post o que fazer para transformar os hábitos dos consumidores em fonte de receita recorrente. Acompanhe!

Pesquise hábitos ainda não explorados

As atividades que podem se transformar em receita recorrente para as empresas vão desde as mais simples até novos hábitos que surgem no cenário contemporâneo. O importante é não subestimar nenhum nicho de mercado. Afinal, desde escovar os dentes até ouvir música, tudo o que acontece com frequência na vida das pessoas pode ser transformado em recorrência mensal.

Para isso, cabe às companhias fazerem pesquisas de mercado de modo a identificar demandas ainda pouco exploradas, transformando-as em serviços recorrentes. E exemplo é o que não falta! Quem imaginaria que o hábito de ir à videolocadora se transformaria no pagamento de um serviço de streaming de séries e filmes para assistir tudo online, sem sair de casa? Pois, esse foi o caso da Netflix.

O que você precisa entender é que muitas oportunidades já existem. Só faltam empreendedores com visão de futuro e dispostos a investigar o mercado e o público-alvo para compreender suas reais necessidades! No caso da Netflix, por exemplo, a empresa identificou que os verdadeiros desejos das pessoas eram entretenimento e conveniência em vez do formato em si de DVD ou videocassete. E esse insight gerou o sucesso que você já conhece.

Identifique o que já é adquirido mensalmente

No tópico anterior, comentamos que existem hábitos de consumo do público que ainda não foram explorados pelas marcas no modelo de recorrência. Mas existe outro caminho ainda mais rápido para o sucesso nesse ramo, apesar de ser um pouco mais concorrido: estamos falando dos produtos que já são adquiridos mensalmente pelas pessoas, faltando apenas transformá-los em assinatura!

Quer um exemplo? Serviços de assinatura que focam em cuidados pessoais, como as assinaturas de produtos de barbear. Sabendo que o usuário precisará de novos itens todos os meses, por que não oferecê-los através de um serviço de entrega mensal? Dessa maneira, a pessoa não precisa ir até o comércio para adquirir o produto, além de já saber exatamente quanto vai gastar para esse fim.

Podemos citar também a TagLivros, que comercializa uma assinatura de livros. A cada mês, um novo exemplar é enviado diretamente para a casa dos leitores, com alguns mimos e uma revistinha personalizada da marca. O que a empresa fez foi simplesmente identificar que inúmeras pessoas já liam na média um livro por mês. A partir daí, faltava apenas escolher um público-alvo e focar em enviar livros capazes de satisfazer o gosto daquelas pessoas!

Encontre novos nichos de mercado

Ao contrário do que pode parecer, nichos não equivalem a mercados pequenos, mas sim a mercados específicos. Por isso, é mais que possível trabalhar com um nicho e, ainda assim, atender milhões de pessoas todos os meses.

No mercado de saúde, por exemplo, existe o nicho de cuidados para gestantes. No ramo de atividades físicas, há exercícios específicos para quem apresenta mobilidade reduzida. Na área de alimentação, um dos nichos é o dos alimentos veganos. Todos esses são mercados grandes, com potencial para gerar faturamentos milionários.

A grande questão é que, atualmente, vivemos em uma sociedade extremamente competitiva. Existem inúmeras empresas brigando pela atenção dos mesmos consumidores, enquanto poucas delas são realmente capazes de conquistar e manter clientes fiéis no longo prazo — o que, para um negócio de recorrência, é fundamental.

Sendo assim, uma das grandes oportunidades do mercado de assinatura está em encontrar nichos de mercado ainda pouco explorados e, a partir daí, atender às necessidades desse público. Assim, a empresa pode atrair e fidelizar seus usuários com muito mais rapidez e menores custos, tendo em mãos um negócio mais seguro e lucrativo.

Adicione conveniência a um serviço existente

A Netflix pegou a ideia das videolocadoras e a transformou em um serviço simples e prático. O Spotify fez com que ninguém mais precisasse comprar CDs ou pagar por downloads de mp3. Em vez disso, tornou possível escutar músicas na nuvem de qualquer lugar! A Fresh Orgânicos entrega alimentos sem agrotóxicos semanalmente na casa das pessoas para que elas não precisem mais ir à feira.

O que todos esses exemplos têm em comum? Simples: a conveniência. Grande parte dos negócios de sucesso que operam no modelo de receita recorrente tem o mérito de simplificar serviços já existentes. Lembre-se: como atualmente as pessoas têm pouco tempo disponível, costumam estar bastante dispostas a pagar por simplicidade.

Não é à toa que muitas empresas que trabalham com assinaturas entregam os produtos diretamente na residência de seus clientes. Já quem trabalha com serviços, costuma adicionar conveniência disponibilizando seus serviços de forma online para que as pessoas possam acessar de qualquer lugar.

A partir de agora, portanto, você mesmo pode fazer esse exercício! Analise produtos que as pessoas compram com frequência e se pergunte se é possível entregá-los em casa. Depois, analise serviços que também já existem e perceba se existe uma maneira de disponibilizá-los na nuvem. Sempre que existe um hábito, existe também a possibilidade de transformar esse hábito em receita recorrente, cobrando uma mensalidade pela assinatura do produto ou serviço.

Para encontrar essas oportunidades, as empresas podem contar com diversas estratégias, como fazer pesquisas para descobrir costumes inexplorados, investir em nichos de mercado nos quais ainda não existam grandes competidores, identificar os tipos de produtos que são adquiridos mensalmente e adicionar conveniência a produtos e serviços já existentes. Com essas táticas, é possível transformar hábitos em receita mensal, gerando lucro e previsibilidade de faturamento para as organizações!

Mas e você, quer garantir receita recorrente para sua empresa mês a mês? Entre em contato conosco!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)