E-book intermediador
O que é um Gateway de Pagamento

O que é um Gateway de Pagamento

Se você já pagou compras utilizando cartão de crédito então já fez uso de um Gateway de pagamentos e não percebeu sua existência. Mas afinal o que é um Gateway de Pagamento?

Sempre confundido com Intermediador de Pagamento, o Gateway tem um papel indispensável em uma operação de venda online, você que já tem ou pretende abrir um negócio vamos desvendar juntos o que é realmente um Gateway de Pagamentos.

O Gateway nada mais é que a ponte tecnológica entre sua loja/aplicação online e as operadoras de cartão, bancos e ferramentas para gestão de risco.

Fica encarregado por transmitir com segurança todos os dados inseridos pelo consumidor para todas as entidades que vão participar de finalização do pagamento.

Desvendando o Gateway de pagamentos

O gateway é “transparente” para o comprador.

Durante todo processo de pagamento a loja/aplicação não irá utilizar os dados bancários do cliente, o Gateway ficará responsável por consultar informações com as operadoras e retornar com as devidas respostas, como por exemplo quando a transação for autorizada =).

Neste processo também será possível combinar com as ferramentas de gestão de risco para que em conjunto com o Gateway possam corresponder ações automatizadas de reserva de saldo ou cancelamento da operação em casos que forem identificados risco de fraude.

Todo este sistema é muito parecido como uma máquina de cartão de crédito que vemos todos os dias, onde passamos o cartão e a máquina retorna com a informação dizendo se a operação Aprovada ou Não autorizada.

Fantástico não é mesmo ! e todo este sistema acontece muito rápido, em 2 segundos na média.

E quanto custa um Gateway de Pagamento ?

Hoje muitas empresas precificam este serviço em diferentes formatos como pós-pago ou pré-pago, podendo ter custo de setup para ligar sua empresa a este serviço ou até mesmo custos extra para homologação com seus adquirentes

A empresas de Gateway em sua grande maioria vão cobrar alguns centavos por todas as transações mesmo nos casos em que a operação não for paga por falta de saldo no cartão de crédito.

Fica a dica: Entenda o cenário de sua empresa e se o esta é a melhor solução, a utilização de um Gateway depende de várias outras condições como por exemplo: convênios com operadoras e bancos, homologação com os adquirentes, integração com seu sistema e ferramentas de gestão de risco e o custo cobrado será por transação sendo a compra finalizada ou não.

Os Intermediadores de Pagamento, são uma ótima saída se você não quer ter o trabalho de estruturar um meio de pagamento do início para seu negócio, pois já oferecem uma solução em conjunto de todas as formas de pagamento em um único sistema e custos podem ser muito atraentes dependendo do seu negócio.

E aí, gostou deste artigo? Deixe sua opinião aqui nos posts, ou dúvidas caso ainda tenha! Aproveite e confira outros artigos aqui do Formas de Pagamento.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
José Renato Galleti Silva
José Renato Galleti Silva