E-book intermediador
Porque diversificar as formas de pagamento em lojas virtuais?

Porque diversificar as formas de pagamento em lojas virtuais?

Até alguns anos atrás, tínhamos basicamente duas opções de pagamento no comércio, em geral: dinheiro e cheques. Evoluímos para os cartões de crédito e débito, o que ampliou consideravelmente as opções de pagamento. Mas, porque diversificar as formas de pagamento em lojas virtuais?

Agora, o que amplia o leque de possibilidades nos pagamentos on-line é a diversidade de bandeiras de cartões e formas alternativas de pagamento, como pontos, milhas, bitcoins, dotz, transferências e até débito automático.

Conforme os serviços financeiros avançam, os consumidores vão se familiarizando com essas novas maneiras de pagar pelas compras e esperam que os comerciantes façam o mesmo. Se as companhias aéreas oferecem programas de pontos que podem ser trocados em lojas, por exemplo, é de se esperar que o consumidor procure por esses estabelecimentos na hora de usar esse crédito.

Então, se de repente um consumidor visita sua loja on-line e não encontra a forma de pagamento que espera, ele rapidamente vai em busca de outro e-commerce que ofereça tal opção. Isso não acontece apenas com as formas “alternativas” de pagamento, mas principalmente com as bandeiras de cartão de crédito e débito aceitas no seu comércio eletrônico.

Quais as vantagens em diversificar as formas de pagamento?

Primeiramente, você atende a um universo maior de consumidores on-line, atraindo mais negócios para sua loja virtual. A flexibilidade de formas de pagamento gera satisfação entre os visitantes do e-commerce, que também comentam com outras pessoas.

Facilite a vida do seu visitante aceite cartão de crédito!

Seu fluxo de caixa se vê beneficiado com essa escolha, já que as vendas aumentam. Se as opções fossem apenas cartão de crédito, a tentação do consumidor em parcelar as compras é maior. Mas se você oferece boleto bancário, transferência ou débito em conta, pode melhorar seus recebimentos à vista, deixando de parcelar suas compras junto aos fornecedores.

Todos saem ganhando, percebeu? E quais são as formas de pagamento que não podem faltar na sua loja on-line?

Boleto Bancario, Cartão de créditos ( Visa/Master ) e transferência bancaria são praticamente sua obrigação, integrar todas essas formas de pagamento na sua loja, pode ser mais fácil do que você imagina, basta usar um intermediador de pagamento.

Quais as desvantagens em não diversificar as formas de pagamento?

A consequência mais prejudicial é, sem dúvida, a perda de vendas. Como cada consumidor possui um perfil de compra, opções limitadas de pagamento podem afugentar seus visitantes.

Uma loja virtual que tenha apenas as opções de cartão de crédito, por exemplo, deixa de atender a quem deseja pagar à vista, seja por meio de boleto, débito em conta ou transferência.

Além do prejuízo financeiro, você também sofre com a reputação da sua loja. Um consumidor que se sinta frustrado com o processo de compra vai replicar esse sentimento para outras pessoas, que deixarão de considerar seu e-commerce como opção.

 Conclusão

O mercado de e-commerce é extremamente competitivo com milhares de lojas online os detalhes são importantes e oferecer aos seus visitantes o máximo de opções de pagamento possíveis é obrigação de quem deseja vender online.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
José Renato Galleti Silva
José Renato Galleti Silva