Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Gestão de links patrocinados no e-commerce: conheça as melhores práticas

A gestão de links patrocinados de adequada pode levar a uma alta taxa de crescimento do negócio mesmo que com pouco investimento.

Gestão de links patrocinados no e-commerce: conheça as melhores práticas

Realizar uma gestão de links patrocinados adequada para o seu negócio pode ser um grande diferencial, já que pode levar o seu e-commerce a alcançar uma grande visibilidade dentro da internet, alcançando novos consumidores.

Contudo, nem todas as pessoas têm uma visão adequada de como criar e manter campanhas eficientes com o uso de links patrocinados, tão pouco entendendo como é o seu real funcionamento. Uma campanha como essa vai além de apenas por dinheiro em uma plataforma, ela exige planejamento.

Neste post, vamos mostrar para você qual é a importância de se investir em links patrocinados para um e-commerce, mostrar para você as principais plataformas existentes no mercado hoje, apresentar os erros mais comuns e mostrar algumas boas práticas para as suas campanhas. Boa leitura!

A importância dos links patrocinados para o e-commerce

Boas estratégias para a web não se baseiam apenas em SEO de produtos e serviços. Os links patrocinados também são uma ótima opção para quem quer aumentar o tráfego de um e-commerce e, com ele, as vendas.

Você pode pensar que quando se fala acerca de links patrocinados estamos reclusos apenas aos anúncios do Google não é mesmo? No entando, os especialistas em marketing digital já consideram que anúncios em outras plataformas, que visam convergir para o seu negócio, também são estratégias de links patrocinados, como redes sociais, blogs e outros.

Com certeza você já deve ter ouvido falar acerca do Facebook Ads, ou até mesmo do LinkedIn Ads. Além do Google, outras empresas também perceberam que poderiam utilizar suas plataformas como um impulsionamento para empresas que buscassem aumentar sua visibilidade nas redes.

Dentro do contexto de transformação digital em que vivemos hoje, a melhor forma de divulgar uma loja virtual é por meio de anúncios na web. Segundo uma pesquisa apresentada em 2019 pela WeAreSocial, o brasileiro médio gasta por volta de nove horas e vinte minutos conectado nas redes sociais.

Todo esse tempo ele acaba interagindo com vários links patrocinados e acaba se interessando por muitos deles. A sua marca pode ser uma dessas.

Vantagens da gestão de links patrocinados

Existem uma série de vantagens quando um e-commerce começa a investir em links patrocinados na internet. Vamos listar algumas das mais interessantes.

Aumentam a visibilidade do e-commerce

O maior dos benefícios de se investir na chamada mídia paga, é a possibilidade de aumentar a sua visibilidade online, garantindo que sua marca alcance muito mais pessoas do que apenas com o tráfego orgânico.

Além de aparecer em pesquisas, é possível conquistar espaço também nas redes sociais, o principal local onde boa parte de seu público-alvo provavelmente está e passa a maior parte do tempo navegando.

Possibilidade resultados mais rápidos

Quem está começando sempre tem dificuldade de atrair o público para o seu negócio, o que prejudica a rentabilidade do e-commerce logo no início e se apresenta como uma dificuldade para o crescimento das vendas.

Com os links patrocinados, logo após a criação de uma campanha, o seu negócio já começa a aparecer em buscas e para o nicho determinado em redes sociais, encurtando esse caminho de posicionamento na web.

Segmentação de público

Aparecer para muitas pessoas pode ser uma estratégia interessante e até oferecer bons resultados, mas a segmentação garante que muito mais pessoas que visualizem seus anúncios se interessem por eles e busquem conhecer o seu negócio.

As plataformas de links patrocinados oferecem várias opções para a segmentação de seus usuários, permitindo que você consiga direcionar os seus esforços apenas para um público determinado, que você sabe que estarão mais inclinados aos seus produtos ou serviços.

 Controle de resultados

Por fim, temos um controle total de todos os gastos realizados na campanha e o seu retorno, tudo o que ela pode gerar de tráfego e novos negócios para a sua empresa, assim como o crescimento da sua marca nas redes sociais.

Tudo isso é fundamental para realizar um melhor direcionamento de seus investimentos e reavaliar a forma como você está empregando os seus recursos, verificando aquilo que funciona ou não para o seu público, melhorando cada vez o seu posicionamento.

Os principais canais de links patrocinados

Por algum tempo, ainda no início do marketing digital, investir na Google Ads, a plataforma do Google, era a única forma de se destacar por meio de links patrocinados, já que a gigante das buscas era a única empresa a ofertar esse tipo de publicidade.

A primeira versão de sua plataforma foi lançada nos anos 2000 e tinha o nome de AdWords. Desde então, mesmo com o surgimento de outras possibilidades, ainda lidera o mercado de links patrocinados com alguma folga.

Hoje, já temos várias outras opções, sendo que a melhor delas depende muito do tipo de cliente que compra do seu negócio. Vamos as principais plataformas do mercado.

Google Ads

O Google Ads pode ter começado sua história apenas com links em sua caixa de busca, porém, hoje, as opções existentes dentro da plataforma do Google são muito mais amplas e interessantes para quem busca anunciar. Entre as opções possíveis estão.

Rede de Display

A Rede de Display do Google é constituída de espaços para anúncio nos mais variados sites e blogs da internet. É possível criar uma segmentação completa de público para que seu link patrocinado seja exibido apenas em determinados locais. Existem várias opções de formatos como o famoso banner.

Rede de pesquisa

Dentro dessa opção, seu link patrocinado será exibido dentro dos resultados de busca, baseando-se para isso nas palavras-chave, termos de busca utilizados pelos usuários dentro da ferramenta de pesquisa do Google. É interessante para aplicação em soluções específicas.

YouTube

O YouTube pertence a Google e também é possível anunciar nele por meio do Google Ads. Aqui, os anúncios podem ir de simples links até vídeos muito bem elaborados. É uma das plataformas mais interessantes para interagir com o público e encontrar boas oportunidades de vendas.

Shopping

O Google também conta com uma seção Shopping, para anúncio de produtos. Dentro dessa categoria também é possível anunciar por links patrocinados, alcançando uma melhor visualização dentro da loja.

Aplicativos

Por fim, temos uma opção interessante para lojas que tenham apps. É possível impulsionar também a sua instalação por meio de links patrocinados dentro da Google Play, a loja de aplicativos do Google para Android.

Facebook Ads

Caso você seja um usuário do Facebook, já deve ter percebido que existem algumas publicações que passam pelo seu feed com um subtítulo cinza com a palavra “patrocinado” não é mesmo? Essas publicações são feitas pelo Facebook Ads, a plataforma de links patrocinados da rede social.

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo para anúncios de público segmentado, ou seja, caso você conheça muito bem os seus clientes, é possível segmentar uma campanha e alcançá-los com facilidade nessa plataforma. Ela oferece uma série de objetivos como confirmar presença, gerar leads, ganhar curtidas e outras. Entre as possibilidades de anúncio estão.

Reconhecimento da marca

Foca em apresentar a sua empresa para o maior número de usuários dentro da rede social de acordo com as configurações utilizadas na criação da campanha e o orçamento determinado. Aumenta o reconhecimento de sua marca.

Alcance

Com menos configurações, esse tipo de link patrocinado espera apenas mostrar a sua empresa ao máximo de pessoas possíveis, com uma menor segmentação de público. Gera apenas visualizações sem engajamento.

Tráfego

Aqui o objetivo é enviar as pessoas a um destino fora do Facebook, um redirecionamento, geralmente, para o seu e-commerce, a fim de verificar um produto ou serviço oferecido pela sua marca. É uma opção muito interessante para aumentar as vendas.

Envolvimento

Essa opção tem como objetivo gerar o engajamento das pessoas que viram a sua publicação com a sua marca, seja realizando comentários, participando de eventos, presenciais ou online, compartilhando, curtindo a publicação ou sua página.

Instagram Ads

O Instagram vem se destacando nos últimos tempos como uma ótima plataforma para realizar anúncios e atrair um maior público para as marcas. O Instagram Ads, sua plataforma de anúncios, está integrada com a solução do Facebook e permite a criação de campanhas com fotos, vídeos e carrossel de fotos.

A ferramenta pode ser utilizada para gerar cliques, visualização de vídeos, conversões e outras opções. Vídeos curtos, Stories e imagens são ótimas formas de atrair a atenção para o seu e-commerce.

Entre as opções de anúncios da plataforma nós temos.

Imagem

O tipo mais comum de anúncio dentro do Instagram. Permite a inserção de botões de Call to Action dentro da publicação e também legendas.

Carrossel

Um conjunto de até 10 fotos que podem ser enfileiradas para a visualização por parte dos usuários. Todas podem ter CTA e legendas, sendo interessantes para a divulgação de listas de produtos ou contar histórias.

Stories

Os Stories são a forma mais interessante de divulgação dentro do Instagram e com uma maior capacidade de alcance. Com esse modelo de link patrocinado, você pode divulgar sua empresa em meio às histórias dos usuários.

Podem ser criadas Stories de imagens, com 5 segundos, ou vídeos de até 15 segundos. Além disso, também é possível criar um carrossel de Stories.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e dependendo do seu nicho de mercado, pode ser uma boa opção para aumentar a visualização de sua empresa.

A plataforma do LinkedIn Ads permite realizar a segmentação de público e como todos os usuários mantêm um cadastro completo para fins profissionais, é possível ter uma campanha muito bem segmentada. Entre as opções aqui temos.

Sponsored Content

Muito parecido com a publicação patrocinada do Facebook, aqui também temos a opção para uma post que aparece no feed dos usuários, que podem ser direcionados para a página de sua empresa.

Text Ads

Esse modelo permite a criação de pequenas caixas de texto que aparecem entre as publicações do feed, permitindo um redirecionamento para o seu e-commerce.

Sponsored InMail

Por fim, temos um formato que permite que os links patrocinados sejam enviados diretamente para a caixa de entrada do usuário no LinkedIn, como uma mensagem enviada diretamente de sua empresa para ele.

É uma opção interessante para quem tem um público segmentado e consegue criar uma campanha bem específica, falando diretamente com seus Leads.

Os principais erros cometidos na gestão de links patrocinados

As plataformas para a criação de links patrocinados podem ser um pouco complicadas devido a grande quantidade de opções para a geração de uma campanha. Sendo assim, é comum que sejam cometidos alguns erros quando não conhecemos bem cada ferramenta. Entre os mais comuns, podemos destacar.

Falta de um planejamento adequado

Boa parte dos gestores de e-commerce acreditam que uma campanha de links patrocinados se baseia apenas em injetar dinheiro em alguma das plataformas existentes, o que é um dos principais erros nesse caso.

As possibilidades para a criação de campanha de marketing com base em links patrocinados é gigantesca, sendo que apenas injetar dinheiro e pedir para a sua marca ser exibida pode levar a pessoas que não tem interesse algum em seu negócio, reduzindo a capacidade de alcance da ação.

Além disso, a falta de planejamento pode levar ao esgotamento rápido de seu orçamento definido para a campanha ao mesmo tempo em que não atrai praticamente nenhum tráfego para a sua loja online.

Não conhecer bem o seu público

Outro erro crasso é a falta de conhecimento acerca de seu público. Afinal, quem é o seu cliente, quais as suas preferências, onde ele está e o que busca.

Essa falta de conhecimento afeta diretamente o seu planejamento, afinal, como você poderá saber quais os links patrocinados serão mais efetivos para atrair clientes para o seu negócio sem entender onde eles estão.

Investir na plataforma errada

Um erro simples e cometido por muitas pessoas que começam uma campanha com links patrocinados é o investimento em plataformas erradas. Isso passa pela falta de conhecimento do cliente.

De nada adianta criar uma super campanha no Facebook Ads se o seu cliente está no Instagram ou no LinkedIn. Essas ações poderão até ter algum alcance, mas esse investimento poderia ter um retorno muito mais significativo ao utilizar a plataforma correta.

Não mensurar seu orçamento

Por fim, outro erro bem comum para quem está começando a investir em links patrocinados é não mensurar o seu orçamento. É possível criar campanhas de marketing caras e baratas dentro das plataformas hoje, contudo, isso demanda a sua atenção.

É normal que se esqueça de configurar um gasto diário máximo, para prolongar o alcance de suas postagens e links, o que pode fazer com que o seu orçamento seja consumido rapidamente, reduzindo a capacidade de sua campanha.

As melhores práticas de gestão de links patrocinados

Ok, agora você já conhece os possíveis erros a serem evitados quando der início a sua campanha de links patrocinados. Porém, quais as melhores práticas para garantir o sucesso dessa iniciativa?

Defina suas palavras-chave

O cerne para alcançar o seu público são as palavras-chave, mas escolhê-las corretamente é um desafio, já que, quanto mais específica a palavra, maior a concorrência e o custo por clique dela, exigindo de seu orçamento.

Por conta disso, a definição correta de uma palavra-chave adequada para o seu negócio depende de muita criatividade, para driblar esses custos e alcançar um grande número de visualizações e redirecionamentos para a sua página.

O desafio é encontrar um balanceamento entre custo das palavras e relevância para o seu negócio. Reduzindo a demanda por seus investimentos ao mesmo tempo em que mantêm um bom alcance.

Segmente seu público

Fazer campanhas genéricas pode gerar um grande alcance, mas nenhum impacto. De nada adianta mostrar seu e-commerce de vinhos para alguém que não goste de vinho.

Todas as plataformas de links patrocinados permitem a criação de segmentações baseadas nos dados coletados de seus usuários, garantindo que os grupos de anúncios criados possam ser direcionados exatamente para o seu público ideal.

Além das questões como preferências, idade, sexo e outras informações, também é possível realizar uma segmentação geográfica, caso sua loja online seja focada em um comércio mais regional.

Elabore um cronograma para divulgação

O conhecimento sobre o seu público-alvo também pode proporcionar uma visualização do horário em que ele está mais ativo na internet, uma melhor probabilidade de visualizar o seu anúncio e ser redirecionado para a sua página.

A estipulação de um cronograma é fundamental, principalmente, nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Ou seja, é preciso entender quando o seu público está online e focar as exibições de seus links patrocinados nesses horários.

Isso pode ser feito determinando dias e horas na plataforma, verificando quais são os momentos que demonstram uma maior visualização e entendendo o comportamento da audiência.

Mensure seus resultados

Para uma gestão adequada de links patrocinados, é essencial que você mantenha um controle sobre todos os aspectos da campanha, monitorando os resultados alcançados.

Entendendo como está o andamento dos seus anṕuncios, você poderá compreender o que funciona e o que não está trazendo retorno, realizando os ajustes necessários para que seus investimentos tenham o máximo de eficácia possível.

Por exemplo, você pode identificar que mesmo que seu público esteja em maior peso no Facebook, seus anúncios estão tendo uma conversão melhor no Instagram. Ajustando a sua campanha e orçamento de acordo com essas informações.

Hacks para otimizar campanhas de links patrocinados

Você já ouviu falar na expressão “pulo do gato”? Os hacks são detalhes que podem fazer uma grande diferença no resultado final de suas ações. Separamos alguns deles. Confira!

Palavras-chave negativas

As palavras-chave são fundamentais em uma campanha de links patrocinados, pois é o que direciona os consumidores para o seu anúncio, no entando, nós temos a figura da palavra-chave negativa, que é, muitas vezes, negligenciada.

Por exemplo, vamos imaginar que o seu e-commerce trabalha com sapatos masculinos e você quer anunciar a palavra-chave “sapato”. Com certeza ela terá um grande alcance, porém, poderá atrair um público que não é o seu alvo.

Por exemplo, quem buscar por “sapato feminino” acabará visualizando o seu anúncio, nesse caso, precisamos, ao mesmo tempo em que criamos um anúncio baseado na palavra-chave “sapato”, negativar a palavra “feminino”, evitando assim que quem busque por esse termo consuma seu orçamento.

Crie uma landing page por anúncio

Anúncios por links patrocinados podem ter uma conversão muito maior quando o produto ou serviço anunciado tem uma landing page própria em sua loja, permitindo que o cliente apenas entre, clique e compre. Rápido e simples assim.

Na maioria das vezes, os e-commerces acabam direcionando o consumidor para a página inicial da loja, sendo que ele terá de procurar pelo produto ou serviço. Isso faz com que ele clique no anúncio, consumindo seu orçamento, mas desista ao visualizar o site.

Um landing page própria, com um direcionamento claro acerca do que o cliente deve fazer, pode ser responsável por aumentar de forma exponencial a sua taxa de conversão, melhorando o ROI, Retorno sobre o Investimento, de suas campanhas de links patrocinados.

Controle de orçamento

Todas as plataformas para links patrocinados permitem um controle de orçamento e isso é fundamental para que você consiga prolongar a sua campanha, aumentando o seu alcance e gastando o mínimo possível.

Para entender como aplicar o seu dinheiro de forma mais eficaz, reduzir o seu investimento com SEO, é preciso entender o seu público, verificar onde ele mais navega, quais as suas preferências, qual o horário em que ele está online e outras informações importantes. Dessa forma, vocẽ poderá aplicar seu orçamento com o máximo de retorno possível.

Aplique campanhas de remarketing

As plataformas de links patrocinados nos permitem enxergar quais foram os usuários que viram o nosso anúncio, e por algum motivo desistiram de continuar para a compra, ou seja, tem algum interesse.

Com essa informação, é possível criar as chamadas campanhas de remarketing, que se trata de uma nova exibição dos links patrocinados para essas pessoas, já que elas já se apresentaram interessadas em um primeiro momento.

Elas podem ser criadas quando vocẽ finaliza uma primeira campanha, tendo um potencial muito mais de conversão, uma vez que será focada apenas em pessoas que já apresentaram um interesse inicial em seu e-commerce.

Uma boa gestão de links patrocinados pode levar a um crescimento rápido de sua marca no mercado, porém, é importante lembrar, muitas visualizações demandam muitos investimentos. Aposte também no tráfego orgânico para que a sua loja não se torne dependente de anúncios.

Quer saber mais sobre técnicas de vendas e como maximizar a rentabilidade de seu e-commerce? Confira nosso e-book especial sobre o assunto!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo