Como melhorar o SEO de produtos no e-commerce

O SEO de produtos é indispensável para que eles sejam encontrados pelos usuários nos buscadores. Dar atenção a essa etapa é crucial para bons resultados nas vendas.

Como melhorar o SEO de produtos no e-commerce

O SEO de produtos para loja virtual, uma estratégia do marketing digital, não deve ser deixado de lado quando o intuito for expansão da marca e aumento das vendas.

Isso significa que abrir um e-commerce é muito mais do que simplesmente adicionar as mercadorias no site. Práticas de boa descrição dos itens melhoram o tráfego orgânico e contribuem para a conversão nas vendas, já que conseguem suprir as lacunas existentes pelo fato de o consumidor não poder tocar no produto ou experimentá-lo.

Confira, a seguir, o que fazer para otimizar a sua loja virtual!

Busque palavras-chave

Usando ferramentas de palavras-chave, como SEMRush, Planejador de Palavras-Chave do Google e Ubersuggest, levante o maior número possível de keywords que possam ser usadas para cada página e produto.

Por exemplo, ao trabalhar com calçados infantis, é possível que você encontre o seguinte:

  • calçado infantil;
  • tênis infantil;
  • sapato infantil;
  • sandália infantil.

Guarde todas em uma planilha, pois serão usadas em diversos processos. Uma dica estratégica: não utilize apenas as que têm as maiores quantidades de buscas, pois são mais difíceis de serem rankeadas.

Tenha domínio, títulos e URLs relevantes

O ideal é que o domínio do site já abranja o nicho dos seus produtos, já que inserir a palavra-chave no endereço da página principal contribui bastante para o aumento do tráfego. Contudo, se isso não for mais possível, dê muita atenção a todos os títulos e URLs.

O título principal e o endereço da página do produto devem levar em consideração o nome da mercadoria, cor, tamanho e demais características relevantes. Além disso, as URLs devem ser amigáveis, de modo a identificar facilmente do que se trata. Por fim, insira sempre a palavra-chave.

Por exemplo, em vez de usar:

  • lojadecrianca/iu78wpt?

Prefira:

  • lojadecrianca/sapatilhainfantilrosa

Leve a sério a descrição

A descrição é um dos fatores que ajuda a suprir as falhas das compras online, devido ao fato de o consumidor não poder ver o produto pessoalmente. Ela deve conter a palavra-chave principal e, de preferência, alguma variação.

Pense não apenas nos Google Bots, mas também no usuário. Descreva completamente cada item, oferecendo detalhes e elementos que instiguem a vontade da compra. Um bom copywriting faz milagres para o SEO de produtos!

Não é demais repetir, mas nunca copie descrições de concorrentes, mesmo que os itens sejam idênticos. O buscador identifica esse comportamento como plágio, punindo a página.

Acima de cada descrição, coloque um subtítulo com a palavra-chave, o que ajuda ainda mais na otimização de produtos para loja virtual.

Dê atenção às imagens de produtos

Assim, como a descrição, as fotos precisam ser impecáveis, pois ajudam o consumidor a criar uma imagem mental, de como seria o uso da mercadoria. Assim como na dica anterior, evite copiar imagens já prontas. Mesmo que a intenção seja vender por meio de marketplaces, colocar fotos diferentes e com muita qualidade será um diferencial.

Lembre-se do atributo ALT, inserindo a keyword também nas imagens para serem encontradas pelos buscadores.

Não se esqueça das categorias

As categorias dentro do e-commerce também são ótimas para a melhoria do SEO de produtos. Elas contribuem para a hierarquização dos links, tornam a navegação mais intuitiva, melhoram a experiência do consumidor e ajudam as mercadorias a serem encontradas. Além disso, essa prática colabora para o aumento do tráfego orgânico, criando mais oportunidades de conversão.

Tenha uma meta description

A meta description é aquela pequena descrição que aparece embaixo do link, nos resultados do Google. Ela deve conter a palavra-chave principal e relatar, brevemente, do que se trata o produto. Quando bem feita, é decisiva para o usuário resolver clicar no site.

Essas foram as principais formas de melhorar o SEO de produtos no seu e-commerce. Trabalhar nelas, com atenção, garantirá um efeito ainda melhor no rankeamento da sua página e, consequentemente, nas vendas.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma informação para fazer sua empresa crescer!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo