Busca visual: quais os benefícios e como usá-la no seu e-commerce

A forma com que os consumidores buscam e consomem informações está mudando constantemente. Entenda como a busca visual faz parte dessa revolução!

Busca visual: quais os benefícios e como usá-la no seu e-commerce

Os conteúdos visuais ganham cada vez mais espaço no marketing devido ao seu alto potencial de engajamento e fácil compreensão. Agora, você já pensou se esse conceito pudesse ser utilizado nas pesquisas online? Se a resposta for não, está na hora de conhecer a busca visual.

Essa nova tecnologia de pesquisa baseada em imagens pode ser uma ótima oportunidade de a sua empresa se destacar no mercado. Ficou interessado? Então, confira o texto e veja como utilizá-la no seu e-commerce!

O que é a busca visual?

Basicamente, ela é uma tecnologia aprimorada de busca online. Ao invés de digitar um texto no campo de pesquisa, o usuário pode simplesmente tirar uma foto no seu smartphone para identificar e localizar o item desejado.

Essa nova ferramenta visa revolucionar a forma com que as pessoas interagem como as redes sociais e o e-commerce. Apostando no poder visual para o marketing, a busca através de imagens possibilitará a descoberta de novas marcas e produtos, que talvez não fossem encontrados pelas ferramentas tradicionais de SEO.

Como ela funciona?

Imagine a seguinte situação: você está navegando na internet e, por acaso, vê a imagem de um ator famoso. O que chamou a atenção nessa imagem foi, na verdade, o relógio que ele usava.

O acessório é exatamente o seu estilo: o material parecia ser de borracha e a cor era tinha um tom de verde musgo. O seu próximo passo foi fazer uma busca com os termos “relógio borracha verde musgo” — entretanto, a pesquisa não foi efetiva como esperado. E é aqui que a busca visual faz a diferença.

Essa nova tecnologia permite, por exemplo, que você utilize a foto com o modelo do relógio para fazer a busca. A ferramenta de pesquisa visual processa todos os componentes da foto, como cor, tamanho e material do relógio, e trará resultados de produtos similares disponíveis.

Quais exemplos de uso seguir?

Várias empresas já possuem ótimas ferramentas em funcionamento. No caso do Pinterest, por exemplo, a busca visual tem agregado um valor tangível para a plataforma social.

A Pinterest Visual Lens foi lançada em 2017 e tem como principal objetivo permitir aos usuários encontrar novos estilos de roupas, produtos e marcas. Para isso, basta tirar uma foto no mundo real e realizar a busca no banco de dados da plataforma.

Já a AliExpress — serviço de varejo online internacional da Alibaba — precisava de uma forma de quebrar as barreiras de linguagem. A solução foi o desenvolvimento da Pailitao: em funcionamento desde 2014, a ferramenta permite a busca de produtos através de imagens, fazendo com que a companhia não precise se preocupar tanto com a descrição e tradução dos itens.

Quais são os benefícios da busca visual para o e-commerce?

Com a busca visual, será possível otimizar a jornada de compra dos clientes, uma vez que ficará mais fácil achar o produto desejado. Além disso, é preciso destacar que a pesquisa por meio de imagens agrega ainda mais comodidade ao processo de compra online.

A descoberta facilitada de itens pelas redes sociais — como no caso do Pinterest — é outro importante benefício. Além disso, essa tecnologia pode ser usada como uma ferramenta de Cross-selling, ajudando o comprador a localizar um produto similar caso o item desejado esteja em falta no estoque, por exemplo.

Com isso, a empresa tem grandes chances de melhorar o faturamento — criando um mix de produtos mais interessante para os clientes — e gerar mais vendas em diversos canais.

Como implementar essa estratégia?

Primeiramente, é preciso entender que desenvolver uma ferramenta de busca visual do zero ainda não é a opção ideal para todas as empresas, pois, o projeto envolve um alto investimento e expertise de desenvolvimento. Todavia, existem algumas formas se preparar para essa estratégia.

Comece utilizando imagens de alta qualidade no seu e-commerce. Em seguida, dê uma atenção especial para o formato e tamanho das fotos, e não se esqueça de trabalhar o texto delas. Depois, é importante associar as palavras-chave adequadas para cada uma.

Como vimos, essa tecnologia é relativamente nova e ainda há muito para explorar. Sendo assim, as empresas que conseguirem incorporar a busca visual no e-commerce de forma eficiente estarão não apenas se preparando para o futuro, mas também criando uma grande vantagem competitiva.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre e-commerce. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube e Spotify!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo