E-book intermediador

Automação no e-commerce: como funciona e quais as vantagens?

A automação no e-commerce chegou para revolucionar a experiência do cliente, simplificar os processos de venda e garantir a sobrevivência do varejo virtual.

Automação no e-commerce: como funciona e quais as vantagens?

Imagine que você tem uma equipe enxuta encarregada por atender a clientes, enviar e-mails promocionais, controlar o estoque e ainda despachar mercadorias para envio. Esses processos podem funcionar muito bem quando você tem poucas compras em sua loja virtual. Os objetivos da automação no e-commerce são eliminar erros ocasionados pela sobrecarga humana e elevar o rendimento do negócio como um todo, garantindo que haja mais foco nas metas de vendas.

Se você deseja ver seu negócio crescer e prosperar em médio e longo prazos, é fundamental fazer um bom planejamento para o futuro e estar pronto para esse momento.

Antes de tudo, é necessário escolher as atividades que precisam ser automatizadas. Mas você sabe quais tarefas devem fazer parte dessa automação? Então, continue lendo este artigo para aprender como dar dinamismo ao seu empreendimento.

Em quais processos a automação no e-commerce pode ser implementada e como aplicá-la?

Existem processos-chave que precisam ser automatizados antes dos demais. Conheça-os a seguir.

Controle de estoque

Quando os pedidos da loja online começam a aumentar, o primeiro departamento que precisa ser automatizado é o de controle e gestão de estoque. Com isso, você evita problemas, como: itens indisponíveis, vendas duplicadas e prejuízos derivados de um armazenamento sem o devido monitoramento.

Com o apoio de recursos vinculados à plataforma de e-commerce, esse tipo de automação torna-se possível. Desse modo, todas as baixas serão registradas de forma automática, assim que os pagamentos forem aprovados — evitando que os consumidores comprem mercadorias inexistentes por falta de atualizações em tempo real.

Fluxo de pagamentos

A automação da etapa de pagamento faz integração eletrônica eficiente entre os sistemas internos e externos do e-commerce. Esse recurso é oferecido por meio da instalação de uma plataforma de pagamentos online.

A intenção é que a confirmação das compras seja feita instantaneamente, a fim de que o pedido seja despachado o quanto antes. Além de deixar a experiência do cliente mais dinâmica, a ferramenta de pagamento diminui a probabilidade de fraudes — ocorrências que podem colocar a credibilidade do site em xeque.

Atendimento ao cliente

Alguns proprietários de e-commerce são receosos no tocante à automatização do atendimento ao cliente, pois acham que a inteligência artificial pode deixar o suporte mecanizado demais e perder a qualidade. Ledo engano, já que as ferramentas aplicadas ao SAC diminuem os custos e não comprometem a experiência online.

Um exemplo prático são os chatbots, que realizam o atendimento ao consumidor em tempo real e no formato 24/7 (o dia todo). Eles foram criados para resolver ocorrências simples (segunda via de boleto, situação do pedido etc.), que, geralmente, aumentam o tráfego nos canais de contato convencionais.

Quais são as vantagens de investir na automação no e-commerce?

Ainda não está convencido sobre a importância de investir na automação do seu comércio eletrônico? Então, conheça as vantagens abaixo.

Mais competitividade

Ao promover o atendimento omnichannel — integração de todos os canais de contato (chat online, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagem etc.) com o consumidor como se fossem um só —, você melhora a experiência de compra do seu público e, por consequência, garante um diferencial para o seu negócio.

Dessa forma, os internautas podem pesquisar o produto e o preço na internet, conhecer o site de compras nas mídias sociais, acessar o e-commerce e fechar negócio. Portanto, investir nesse tipo de automação dá dinamismo ao processo e eleva a competitividade perante o mercado.

Controle imediato e estratégico de processos

A partir do cadastro do cliente até os atendimentos feitos via SAC, passando pelos departamentos acessados na loja virtual — ao automatizar essa jornada, é possível detectar quais etapas vêm apresentando problemas. Com isso, você consegue analisar justamente aquilo que precisa ser solucionado, propondo melhorias pontuais.

Por esses motivos que podemos afirmar que a automação no e-commerce é crucial para garantir a sobrevivência e o sucesso desse tipo de negócio. Assim, é possível trazer diversas melhorias, como crescimento do tráfego, aumento das vendas, fidelização de clientes e expansão da marca por meio de indicações.

E então, o que achou deste artigo? Ficou com dúvidas a respeito do tema ou deseja complementar algo? Comente abaixo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo