Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Produção de conteúdo personalizado: quais são as vantagens?

Leia nosso post e conheça quais são as principais vantagens de investir em conteúdo personalizado!

Produção de conteúdo personalizado: quais são as vantagens?

O marketing digital é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas de uma empresa. Um dos principais diferenciais desse modelo é a possibilidade de gerar conteúdo personalizado para a audiência. Por meio de alguns recursos, você tem acesso à diferentes informações sobre o potencial cliente e consegue produzir materiais específicos para o perfil.

A produção de conteúdo personalizado tem várias vantagens para e-commerce. Assim, se você quer aumentar a competitividade de sua loja virtual, investir nessa estratégia é uma boa alternativa.

Pensando nisso, separamos algumas informações que mostram os benefícios de produzir conteúdo personalizado. Continue a leitura!

O que é a personalização de conteúdo?

Um conteúdo personalizado é adaptado ao perfil do usuário e visa oferecer a melhor experiência possível. Assim, é considerado o individual, características de cada cliente para, então, produzir materiais que sejam relevantes.

Com os recursos tecnológicos presentes hoje em dia, é possível ter informações cada vez mais precisas a respeito do público. Podemos citar alternativas, como machine learning, inteligência artificial e ferramentas de automação.

Logo, o e-commerce utiliza a estratégia de diferentes maneiras, sendo que as mais comuns são recomendações de produtos e e-mails personalizados.

Quais são os principais benefícios?

A personalização de conteúdo reúne diversas vantagens tanto ao usuário quanto para a loja virtual. Por isso, colocar em prática essa estratégia gera excelentes resultados no número de vendas.

Personalizar o conteúdo contribui para que você conheça a fundo seus clientes e, assim, tenha um planejamento mais eficiente e organizado para o site. Saber quais são suas preferências e necessidades ajuda a investir em ações certeiras e que contem com um retorno significativo.

Então, com uma estratégia eficiente de personalização de conteúdo você tem mais chances de otimizar as conversões, ter clientes fidelizados e segmentar os usuários.

Como a personalização pode ser feita?

Agora que você sabe o que é a personalização de conteúdo e os benefícios que a estratégia gera para o e-commerce, separamos algumas maneiras de fazer isso e colocar em prática na sua loja virtual. Confira!

Recomendação de produtos

A recomendação de produtos é uma técnica bastante utilizada por e-commerce e ajuda diretamente na conversão de vendas. Existem algumas formas de usar a estratégia, como sugerindo itens já comprados por outros usuário e produtos que sejam complementares ao que o cliente está comprando.

Esse é um tipo de conteúdo personalizado que aumenta as chances de compra, pois as recomendações são pensadas no perfil do usuário, levando em conta as informações que a loja virtual já conhece sobre ele e, também, seus hábitos de consumo.

Newsletters segmentadas

Newsletters personalizadas têm um grande impacto no usuário e, quando são criadas pensando no perfil do leitor as chances de abertura aumentam significativamente. Dessa maneira, invista em conteúdo segmentado para potencializar sua estratégia.

Entenda quais são as preferências do usuário, o que ele tem interesse em ler e os produtos que deseja comprar. Reunir informações e criar conteúdos personalizados a partir disso melhoram as taxas de conversão. Esses e-mails têm 29% a mais de taxas de aberturas, isto é, alcançam um maior número de pessoas.

Análise de dados

Analisar dados relevantes sobre o público revela aspectos importantes do público, como localização, idade e hábitos de compra. Com as ferramentas disponíveis você tem acesso ás principais informação sobre os usuários e, com isso, toma decisões mais acertadas.

Conhecendo os clientes, os conteúdos são customizados e planejados de acordo com os seus interesses, aumentando as conversões.

Como visto, o conteúdo personalizado é essencial para que as lojas virtuais consigam manter uma comunicação eficiente com os clientes e produzir materiais relevantes. Portanto, considerar as dicas e informações que foram abordadas ao longo do post tem grande importância para a estratégia de seu e-commerce.

O que achou da leitura? Confira também nosso post sobre remarketing dinâmico e saiba mais sobre o tema!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo