Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Quais são as 4 tendências de consumo para o ano de 2020? Confira!

Os avanços tecnológicos alteraram a forma como as pessoas compram. Saiba quais são as principais tendências de consumo para 2020!

Quais são as 4 tendências de consumo para o ano de 2020? Confira!

Com todas as mudanças da atualidade — surgimento de tecnologias disruptivas, maior volume de empresas em âmbito digital, evolução e aumento da confiabilidade dos clientes pelo modelo do e-commerce, etc. — , o modo como as pessoas passaram a comprar também mudou.

São tendências de consumo que surgem para alterar de vez aquele modelo baseado apenas no preço, prezando agora pela qualidade do produto oferecido, pelo valor agregado na experiência da compra e pelo benefício desse consumo a longo prazo, tanto para o próprio cliente quanto para o meio em que ele vive.

Com isso, paralelamente ao crescimento do modelo de consumo digital, que torna a experiência mais rápida e cômoda, surge a priorização de produtos que não agridem o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida do cliente. Confira, neste artigo, algumas dessas tendências de consumo para 2020.

1. Produtos artesanais e personalizados

Os produtos artesanais satisfazem uma necessidade que cresce a cada ano: o da personalização, que não pode ser suprida pela produção em massa. Com isso, as empresas que tenham uma capacidade de fornecer itens customizados ou de qualidade superior se sobressaem no mercado. É o caso de setores que produzem artigos como cosméticos, queijos, cervejas e móveis.

O cliente também participa de algumas etapas do processo, por meio da sugestão de mudanças que satisfaçam as suas necessidades de consumo e os seus anseios pelo resultado personalizado.

2. Mercado saudável, evolução do eco-consumo e veganismo

A sustentabilidade é uma das grandes pegadas dentre as tendências de consumo em 2020. O cliente também está mais consciente por isso, prioriza empresas que se preocupam com processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente e com menor volume de desperdício.

Isso pode ser claramente perceptível com o aumento de lojas, restaurantes e outros segmentos do comércio que direcionam as suas estratégias para o mercado vegano. Conforme uma pesquisa da Euromonitor International, a produção saudável movimentou R$ 92,5 bilhões no país, com expectativa de crescimento de 3% a cada ano, até 2022.

3. Aumento do consumo mobile

Essa tendência veio para ficar e está em constante crescimento. As pessoas já realizam muitas atividades por meio de seus smartphones, e essa comodidade de encontrar aquilo que deseja na palma da mão é a maior vantagem da digitalização.

Além da tendência mobile, a interconexão de aparelhos usados no cotidiano tende a aumentar para garantir ainda mais conforto. São smart TVs, tecnologias vestíveis, eletrodomésticos e carros inteligentes que, por meio da Internet das Coisas (IoT), favorecem o acesso à web e a essa alta conectividade.

4. Escolha por marcas que ofereçam uma melhor experiência

A experiência deve ser prioridade em 2020. O usuário também anseia por agregar valor a sua vida com o produto que adquire. Por isso, as empresas devem repensar a forma como lidam com o processo de consumo, desde o início do funil de vendas, no primeiro contato do cliente com a marca.

Além disso, a experiência não acaba com a efetivação da venda. Após essa fase, é importante manter o relacionamento e identificar novas oportunidades a partir do comportamento do consumidor.

Por esse motivo, a análise de dados também será imprescindível para criar estratégias eficientes, que gerem melhores resultados para a empresa e satisfaçam a busca do cliente por novas oportunidades de negócio.

As maiores tendências de consumo em 2020 serão aquelas que, a partir do valor, possam agregar uma experiência completa de compra e oferecer um produto de qualidade, adequado para o anseio específico de compra do cliente naquele momento.

Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos com tendências de consumo e modelos de venda que podem mudar a forma como você lida com essa nova forma de comprar.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo