E-book intermediador

O que preciso saber para receber pagamento online?

O que preciso saber para receber pagamento online?
ebook startup

Seja um e-commerce já estruturado, ou outro tipo de negócio que ainda está começando, uma coisa eles têm em comum: é preciso dar bastante importância ao modo de receber pagamento online, pois, isso fará grande diferença na conversão final da compra.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, 77% dos brasileiros utiliza cartão de crédito para realizar suas compras. Com isso, podemos deduzir que receber por esse meio é uma ótima ideia, já que abrange grande percentual dos usuários.

Mas um gestor deve se lembrar de que outras formas também precisam estar disponíveis. Isso porque, apesar de o cartão ser a preferência da maioria, há aquelas pessoas que preferem outros modos.

Assim, se o empresário quiser contentar sua clientela, será necessário investir em boletos, cartão de débito e, até mesmo, transferência bancária. No entanto, independentemente do método, é preciso buscar soluções que simplifiquem o processo de compra do consumidor. E como fazer isso?

Neste artigo, separamos algumas vantagens que um empreendedor tem ao fazer suas vendas online, além de orientações sobre como receber pagamento pela internet, disponibilizando comodidades e ganhos aos dois lados. Acompanhe!

Vantagens de vender online

Estamos na Era do Cliente. Isso significa que mais do que nunca faz toda a diferença entregar algo que facilite a vida do consumidor e o faça sentir que a experiência de compra foi agradável.

Além disso, a concorrência do mercado é cada vez maior. Assim, quem não estiver atento a todas essas exigências correrá o risco de não permanecer por muito tempo com a empresa ativa.

Vender pela internet é uma forma de buscar essa satisfação da experiência. Assim, podemos citar as seguintes vantagens.

Redução de custos

A configuração de disponibilizar a venda online exige centralização das informações. Isso ajuda a identificar os processos de necessitam melhorias, em que ponto estão ocorrendo as falhas, quais os perfis de clientes que estão mais engajados com o serviço.

Além dos custos de atividades serem menores, não haverá gastos com, por exemplo, impressão e envio de boletos. Além disso, a automatização permite identificar, mais facilmente, os inadimplentes, tornando mais hábil a vantagem a seguir.

Cobrança ágil

A cobrança fica mais agilizada, já que é possível automatizá-la. Desse modo, o empreendedor não perde tempo tendo que solicitar recebimentos nem precisa ir atrás dos clientes que atrasaram os pagamentos. Uma solução informatizada pode fazer toda a tarefa.

Maior alcance

O gestor que permite que seus serviços ou produtos sejam adquiridos pela internet consegue maior alcance dos consumidores, não se restringindo apenas à sua localização geográfica. As vendas são maiores, logo o poder de crescimento é também mais alto.

Formas de receber pagamento online

Ainda que existam grandes benefícios, o gestor deve procurar a melhor opção para o negócio e para o consumidor. Ao mesmo tempo, precisa:

  • pensar na experiência de compra;
  • oferecer segurança dos dados dos clientes, para que não sejam roubados;
  • ter a própria proteção, para evitar fraudes e chargeback;
  • fazer a checagem dos dados em cada transação;
  • disponibilizar muitos meios para quem compra, como cartão de crédito, de débito e boleto bancário, transferência.

Assim, temos as seguintes opções.

Gateways

Um gateway é uma aplicação que faz a ligação entre a empresa, os usuários e as instituições bancárias facilitando as transações pela internet, para pagamento com cartões e boletos.

O seu papel é pegar as informações disponibilizadas pelos compradores e conectá-las às adquirentes. Essas, por sua vez, se comunicam com as bandeiras do cartão, para verificar se o saldo é suficiente.

Na prática, quando o cliente solicita o pagamento, ele vai para a página de checkout, digita suas informações pessoais e bancárias, e espera o processamento da transação. Em alguns segundos, o gateway faz a verificação da veracidade dos dados e da disponibilidade de saldo e pode aceitar ou negar a compra.

Podemos citar como vantagens o fato do checkout ser rápido e transparente, o que colabora para a experiência do cliente. Além disso, o gateway pode usar servidores protegidos, o que dá segurança aos dados do usuário.

Intermediadores de pagamento

Um intermediador de pagamento é uma empresa especializada em receber pagamento online. Por meio das diversas opções fornecidas, cartões, boletos, transferências, o intermediador toma conta das transações, protegendo gestores e clientes.

Na prática, o consumidor é direcionado a uma plataforma, na qual escolherá, qual modo de pagamento é mais viável para ele. Além das possibilidades serem muitas, a quantidade de bandeiras dos cartões acaba sendo mais ampla que a dos gateways.

Uma grande vantagem nele é que, além de ser um modo de proteção ao cliente, já que seus sistemas são avançados, ele é antifraude para a empresa, pois, assume os riscos das compras, o que permite que o gestor não se preocupe com chargebacks.

Com gateways ou intermediadores, é possível evitar os erros mais comuns ao tentar vender online, como: não ter variação nos meios de pagamento, não transmitir segurança aos dados dos clientes, não ter um checkout transparente e não automatizar processos.

Recebimento de forma recorrente

Para startups que entregam soluções inovadoras, como softwares e aplicativos, uma escolha eficiente é optar por receber de forma recorrente e automatizada. Com isso, nem cliente, nem empresa precisarão renovar todo mês o pagamento.

Isso costuma dar certo para serviços contínuos, como assinaturas. É como se fosse um esquema parecido com a Netflix, no qual o cliente tem todo mês, de forma automática, a parcela descontada do seu cartão de crédito.

Para a maioria dos produtos, esse prazo é mensal. No entanto, não é uma regra, já que existem empresas que fornecem vencimentos variados, como bimestral, trimestral, semestral.

Entre as vantagens podemos citar a diminuição da inadimplência, já que há maior possibilidade de o pagamento estar em dia. Além disso, sua forma garante mais facilidade ao gestor e ao cliente. É importante mencionar, também, a maior fidelização, o que torna a taxa de conversão mais alta.

Existem várias formas de receber pagamento online, sendo assim a empresa deve investir naquela que atenda bem suas necessidades, sem deixar as do consumidor de lado.

Para ter mais informações sobre o pagamento recorrente, baixe nosso e-book sobre o assunto!

E-boock
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo