Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

O que é a geração Z e quais são os seus hábitos de consumo?

A geração Z influencia os hábitos de consumo das demais gerações. Para saber lidar com ela, é preciso conhecer as suas principais características!

O que é a geração Z e quais são os seus hábitos de consumo?

A geração Z é formada por pessoas que nasceram após a década de 1990, em um momento de grande transformação, caracterizado pela digitalização de processos.

Essa condição moldou os hábitos de consumo e o comportamento dos integrantes desse grupo, que se comunicam prioritariamente por seus smartphones, têm alto poder de compra e se adaptam às mudanças da sociedade como ninguém.

Veja, neste artigo, algumas das principais características da geração Z, que tem influenciado os hábitos de consumo das demais gerações e motivado as empresas a investirem em modelos de negócio específicos os para seus integrantes. Acompanhe!

Quais são as características da geração Z?

A geração Z nasceu em meio aos adventos tecnológicos, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI) e learning machine. Desde pequenos, esses indivíduos sabem manusear smartphones, ficam encantados com as luzes de jogos e vídeos em plataformas de streaming.

Aprenderam a escolher a partir das sugestões amparadas pelo Big Data, que, mesmo de forma direcionada, aponta tantas opções quanto a facilidade com que os integrantes têm de mudar de opinião. Em contrapartida, eles têm opinião como ninguém: gostam de personalização, primam pelo convívio social, mas tendem a se afastar de momentos e experiências reais para enveredarem pelo âmbito digital.

Importam-se com a opinião alheia e buscam maior visibilidade. São eles que ditam as tendências de e-commerces e empresas antenadas nesse nicho, parcela de mercado bem lucrativa quando se conhece bem seus anseios de consumo.

Quais são os seus hábitos de consumo?

A geração Z prefere o consumo mobile. Segundo uma pesquisa da Mobile Marketing Association, aproximadamente 38% dos jovens brasileiros enquadrados nesse nicho preferem acessar a Internet por meio de seus smartphones.

Muito crítico, o cliente desse grupo valoriza a sua experiência de consumo e, por isso, percebe com facilidade a diferença entre sites com design responsivo e cores agradáveis. Também fazem muita pesquisa antes de adquirir um item online, olham preços e promoções, mas priorizam também a imagem da marca, a conveniência e a rapidez nas entregas.

Ainda de acordo com a pesquisa, são facilmente convencidos pelas opiniões dos amigos, assim como a visibilidade do produto a partir de campanhas publicitárias, e priorizam a compra quando há a possibilidade de customização.

Como a geração Z impactará o consumo online nos próximos anos?

Para acompanhar as mudanças dos anseios de consumo dos clientes da geração Z, as empresas precisarão se adaptar. Estratégias de marketing digital, baseadas na disposição de conteúdo terão valor significativo para a jornada do cliente, principalmente quando atreladas ao desenvolvimento de produtos customizados, criados a partir de processos produtivos e matérias-primas sustentáveis.

A presença online será mais que imprescindível: deverá integrar um movimento denominado unified commerce, em que vários canais estarão disponíveis simultaneamente para atender o cliente onde ele estiver.

A experiência, no fim das contas, ficará sobreposta ao desejo do próprio bem, e, para que a empresa aumente o desempenho de seu setor de vendas, será preciso promover a digitalização dos processos, por meio da automação de todas as etapas — inclusive dos seus meios de pagamento e da logística de distribuição.

Como vimos, a geração Z modificou não apenas os hábitos de consumo, como também a forma como as marcas se posicionam no mercado. Portanto, para ter destaque nesse setor, é fundamental considerar estratégias que conversem com esse público.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e contribua para que outras empresas se adaptem e consigam atender esse mercado tão promissor!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo