E-book intermediador
Dia dos pais no E-commerce: Dicas valiosas para vender mais nesta data

Dia dos pais no E-commerce: Dicas valiosas para vender mais nesta data

As datas sazonais são uma grande oportunidade para os lojistas de E-commerce de ganhar e fidelizar seus clientes, desde o Dia das Mães, a Black Friday, natal, e claro o Dia dos Pais, que este ano acontece no dia 12 de agosto.

 Às vésperas destas datas cresce significativamente o número de usuários que pesquisam por produtos que agradem os presenteados. No Dia dos Pais não é diferente, considerada uma das principais datas sazonais do e-commerce, no último ano (2017), o e-commerce movimentou quase R$ 2,0 bilhões de reais, 10% a mais que no ano anterior. Especialistas da área preveem que para 2018 o crescimento seja ainda maior, e fique na casa dos 12%.

Mas, quem realiza compra no dia dos pais no e-commerce?

Se antes os eletrônicos como notebooks, câmeras digitais e celulares ainda são os preferidos dos consumidores, atualmente os compradores buscam smartphones, TV´s, relógios, vinhos. O que reflete a mudança no comportamento e estilo de vida dos homens.

Como preparar sua loja virtual para esta data?

Diversidade na forma de pagamentos

Em primeiro lugar, para você garantir o sucesso da sua venda, você precisa oferecer uma maior diversidade nas formas de pagamento utilizadas pela sua loja virtual. Hoje, os consumidores preferem a praticidade de pagamento via cartão, transferência, entre outras.

Se for emitir boleto, é importante que eles estejam em conformidade com as novas regras da Febraban, e sejam registrados.

Campanhas que levem benefícios ao comprador

Vamos lembrar que nesta data não são os presenteados, em sua grande maioria, que realizam as compras. Mas sim, seus filhos ou esposas. Então, o poder de compra está não está nas mãos do consumidor final do produto.

Sendo assim, você está lidando com diferentes públicos, então criar promoções que beneficiem também esses públicos além de garantir suas vendas, ainda podem levá-lo a uma fidelização, o que é muito difícil atualmente.

E claro, preste muita atenção na linguagem utilizada nas campanhas, e os canais de marketing que serão utilizados, eles devem oferecer segurança ao seu consumidor.

Seleção de itens

Observar as mudanças de comportamento do consumidor final é muito importante, assim como as tendências do mercado. Então, nada melhor do que realizar uma pesquisa préviamente de quais itens estão em alto consumo, o que têm de novidade no mercado.

Acompanhar a mudança de hábitos também é importante. De modo geral, manter-se atualizado sobre o assunto já lhe coloca na frente.

Envio de catálogos

Se você possui uma base de clientes, crie um catálogo com os produtos que estão em tendência, os atributos que ele possui, uma descrição completa. O que também vale para sua loja virtual.

Crie uma página específica, filtros, e mantenha sempre completa a descrição dos produtos. Lembre-se que o comprador não pode tocar no produto, por isso, quanto mais informações, maior a chance de conversão.

Frete

Para garantir que o produto chega a tempo para o grande dia, mantenha seus processos de logística alinhados, fornecedores, transportadoras, observe o comportamento dos correios, e evite atrasos, extravios e reclamações dos compradores.

Sem medo de planejar

Planeje com muita antecedência todas as ações que serão feitas, todos os processos envolvidos, tenha sempre um plano B, para que em caso de algum problema você tenha uma carta na manga. Ex.: um segundo.

Equipes preparadas

Marketing, Comercial, Logística…. Todas as áreas de sua empresa devem estar alinhadas como um time de futebol, principalmente as que possuem contato com o cliente.

Nestas épocas a demanda por atendimento, suporte e comercial costumam aumentar, seja para tirar uma simples dúvida a realizar uma reclamação. Então, todos alinhados significa rapidez na comunicação e atendimento garantido, e não gerem arrependimento de compra ao consumidor.

Não esqueça de realizar uma pesquisa de satisfação com seu consumidor, esses feedbacks são os mais importantes para saber onde errou e onde acertou, e sempre melhorar.

Essas são algumas das muitas ações que podem ser realizadas pelo seu e-commerce para aumentar suas vendas no dia dos pais. Agora é com você. Se você gostou do artigo, se tem alguma sugestão, comente, compartilhe em suas redes sociais.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Marco Galvão
Marco Galvão Apaixonado por Marketing, formado em Administração, Pós-Graduando em Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Hoje também pesquisador e amante de assuntos relacionados a pagamentos online. Como Hobbies gosto de fotografar, ouvir música, viajar e cantar (mesmo sem saber) ! Bom tê-lo aqui comigo :)