Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Como escolher uma hospedagem para e-commerce? Veja aqui!

A hospedagem para e-commerce é o servidor de uma loja virtual, garantindo o tempo de disponibilidade de um site web e sua estabilidade.

Como escolher uma hospedagem para e-commerce? Veja aqui!

Contar com uma boa hospedagem para e-commerce é essencial para quem está começando no mercado online e pretende criar uma loja virtual. Afinal, disponibilidade e estabilidade é algo que todos desejam hoje na web.

Escolher de forma errada uma hospedagem pode criar uma série de problemas, como site fora do ar, instabilidades que prejudiquem as vendas, demora de carregamento e, como consequência, perda direta de visitantes.

Neste post simples e direto, vamos mostrar para você como escolher uma boa hospedagem para e-commerce, quais são as características principais que você deve buscar e quais os cuidados que deve tomar. Fique ligado!

O que é hospedagem para e-commerce

Para criar uma loja virtual, realizar vendas e receber pagamentos, é preciso hospedá-la em algum lugar. Para isso, é preciso de um conjunto de hardware e software com acesso à internet.

No início da internet, as empresas mantinham servidores próprios, e isso ainda é possível. Contudo, com o advento da computação em nuvem, é muito mais simples, prático e seguro, contratar um servidor online.

Ou seja, por um determinado valor, você aluga essa infraestrutura em nuvem, contando com o apoio de profissionais especializados, segurança, backups e outras vantagens inclusas para a sua loja virtual.

Como escolher uma boa hospedagem

Claro que, quando falamos em hospedagem para e-commerce, temos diversas possibilidades e opções no mercado hoje. A computação em nuvem se tornou um grande negócio e várias empresas surgiram. Como estão escolhendo algo que atenda sua loja? Vamos listar algumas dicas.

Contas de e-mail

Para aumentar a credibilidade e trabalhar com disparo de e-mails marketing, você precisará de contas de e-mail com a sua marca, e ligadas ao seu domínio, o endereço de sua loja. Nem todas as hospedagens oferecem esse serviço de forma nativa, fique atento.

Armazenamento

Caso o seu e-commerce escale, você precisará de espaço em disco, para armazenar os mais diversos tipos de dados. Por conta disso, é fundamental se ater a quanto é oferecido de armazenamento na hospedagem que você está avaliando.

Estabilidade

Uma loja fora do ar é uma loja que não está vendendo. Os clientes podem se frustrar ao tentar acessar o seu e-commerce e ele estar instável. Uma das principais vantagens da computação em nuvem é a disponibilidade. Verifique junto ao suporte qual a garantia que eles dão sobre isso.

Atendimento

Seus clientes não podem ficar esperando quando algum problema surgir. Por isso, o atendimento e suporte da hospedagem tem de ser rápidos para resolver qualquer questão. Isso pode ser verificado nos termos de serviço.

Segurança

Por fim, e muito importante, temos a demanda de segurança. Ter um certificado SSL prova a identidade e revela transparência para os usuários do seu site. Além disso, as recentes regulamentações como a LGPD, aumentaram a preocupação com a proteção de dados e isso deve ser tratado com a máxima atenção pela hospedagem.

Quais os principais tipos de hospedagem

Existem algumas diferenças nas hospedagens, sendo que podemos dividi-las em três tipos básicos:

  • servidor físico — aqui temos uma máquina separada, dentro da empresa de hospedagem, que serve apenas para a sua loja;
  • VPS — são servidores virtualizados, dentro de várias máquinas e que servem de forma exclusiva a sua loja;
  • servidor compartilhado — parte de um servidor que é compartilhado com outros sites ou lojas.

A escolha entre os tipos também tem um impacto no negócio. O servidor compartilhado tem menos recursos e apresenta algumas limitações, porém, tem um preço muito mais em conta comparado com os demais.

Já um servidor físico, apresenta maior possibilidade de customização, porém demora a ser atualizado com novos equipamentos e tem um custo mais alto que as outras opções. O VPS permite um certo nível de customização e escala, mas é mais caro que o compartilhado.

Esperamos que ao final deste post rápido, você esteja habilitado a entender quais são os pontos a serem analisados na hora de escolher a hospedagem para e-commerce da sua loja virtual e os impactos que isso pode ter no seu negócio.

Não deixe de assinar nossa newsletter e receba dicas incríveis direto em seu e-mail!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo