Como vender pelo Whatsapp? É possível?

Como vender pelo Whatsapp? É possível?

Se você já se fez estas perguntas a resposta é: sim. É possível vender pelo whatsapp, e mais, elas estão crescendo dia a dia. Então vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto e conferir algumas dicas para isso.

Segundo a Folha de São Paulo, somente em 2016, o número de usuário do aplicativo chegou a marca dos 100 milhões no Brasil, cerca de 10% do volume mundial, que está na casa do 1 bilhão.

Em questão comparativa, poderíamos dizer que 48,15% dos brasileiros utilizam o aplicativo para conversas pessoais, fins corporativos, entre outras finalidades, como realizar vendas. E claro, uma ferramenta poderosa para alavancar suas vendas.

O fato de ser gratuito torna o WhatsApp um aplicativo de fácil acesso, e exige do usuário apenas uma conexão com internet. Sua multifuncionalidade, você não precisa estar conectado com o aplicativo para realizar outras funções nos aplicativos onde estão instalados.

Resumindo, um aplicativo que traz comodidade no uso, acessibilidade, praticidade e facilita qualquer comunicação, desde texto, chamadas de vídeo, voz, e outras funcionalidades. Mas nos negócios, como isso funciona?

Você gosta de atender telefone a todo momento, ou sempre que precisa falar com alguém utiliza ligações? Ou acha mais fácil mandar um recadinho? Ou um vídeo, imagem? Além do mais a maioria das pessoas com as quais você convive, possuem-no.

Só aí temos uma ferramenta de comunicação em massa, de maneira simples atinjo clientes, falo com eles individualmente ou em transmissão, grupos, por segmentação. E também os atendo. Sem precisar ficar horas no telefone, ou deixar recados em caixa postal.

Dicas para utilizar o Whatsapp como ferramenta de vendas e relacionamento

  1. Crie uma conta específica para seu negócio, utilize um número próprio para essa finalidade. Uma conta voltada para negócios geralmente exige um alto volume de atendimento.
  2. Vincule suas redes sociais ao Whatsapp, quanto mais seu número e seu contato estiver vinculado a elas, maior será a capacidade dos seus clientes localizá-lo.
  3. Substitua o tradicional telefone de contato pelo Whatsapp, não esqueça de divulgá-lo.
  4. Cadastre seus clientes em seus contatos com o máximo de informações possíveis
  5. Utilize o WhatsApp Web, uma funcionalidade que permite utilizar o aplicativo no desktop, não precisando ficar horas olhando para o celular.
  6. Segmente seus clientes por listas de transmissão, não grupos. Mas lembre-se de consultá-los. Muitos usuários, não gostam de receber mensagens em grupo ou fazer parte deles.
  7. Envie promoções em forma de Imagens.
  8. Cuidado com as informações tratadas, dados pessoais geralmente exigem uma ligação.
  9. Ofereça conteúdo aos seus contatos. Nada de correntes ou vídeos virais.
  10. Crie campanhas criativas que chame a atenção dos usuários.
  11. Use e abuse dos gatilhos mentais e da criatividade para chamar a atenção dos seus clientes.
  12. Por favor, nunca deixe um cliente sem resposta.
  13. Faça campanhas exclusivas para quem realizar compras pelo aplicativo
  14. Faça uma campanha de e-mail marketing divulgando seu contato
  15. Faça anúncios patrocinados
  16. Mantenha uma periodicidade nos conteúdos enviados
  17. Treine sua equipe de vendas para atendimento via WhatsApp
  18. Não utilize mensagens prontas, faça com que seu cliente sinta-se falando especialmente com ele.
  19. Realize um Backup de suas conversar frequentemente, uma venda pelo Aplicativo pode demorar semanas, meses ou dias.
  20. Retorne ao cliente o mais breve possível e sempre o deixe amparado, prometa o feedback e cumpra-o
  21. Fique de olho no horário de atendimento, utilize-o em horário comercial, caso seja um cliente específico que demande atendimento personalizado, vale pensar em outro número especial para um segmento de clientes específicos.
  22. Sua foto é sua logo, nada de foto sua ou da família. Abuse da identidade visual
  23. Fechada a venda, nada de sumir, mantenha o cliente segmentado como pós venda e sempre tenha contato com ele.
  24. Capriche nas fotos de produtos
  25. Destine parte do seu tempo para não deixar escapar nada no aplicativo.

Pode parecer difícil, uma série de detalhes fazem a diferença na hora de atender e vender pelo Whatsapp, mas os resultados são incríveis, e a proximidade com o cliente influencia diretamente nas suas vendas.

Clientes bem atendidos, indicam e compartilham seu contato com rapidez, mas clientes insatisfeitos reclamam com uma velocidade ainda maior.

É importante lembrar que em 2018 o WhatsApp lançou o WhatssApp Business, clique aqui para ler nosso artigo falando a respeito do assunto.

Compartilhe nosso post, o que você acha de vender pelo WhatsApp?

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo