Se você já se fez estas perguntas a resposta é: sim. É possível vender pelo whatsapp, e mais, elas estão crescendo dia a dia. Então vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto e conferir algumas dicas para isso.
Segundo a Folha de São Paulo, somente em 2016, o número de usuário do aplicativo chegou a marca dos 100 milhões no Brasil, cerca de 10% do volume mundial, que está na casa do 1 bilhão.
Em questão comparativa, poderíamos dizer que 48,15% dos brasileiros utilizam o aplicativo para conversas pessoais, fins corporativos, entre outras finalidades, como realizar vendas. E claro, uma ferramenta poderosa para alavancar suas vendas.
O fato de ser gratuito torna o WhatsApp um aplicativo de fácil acesso, e exige do usuário apenas uma conexão com internet. Sua multifuncionalidade, você não precisa estar conectado com o aplicativo para realizar outras funções nos aplicativos onde estão instalados.
Resumindo, um aplicativo que traz comodidade no uso, acessibilidade, praticidade e facilita qualquer comunicação, desde texto, chamadas de vídeo, voz, e outras funcionalidades. Mas nos negócios, como isso funciona?
Você gosta de atender telefone a todo momento, ou sempre que precisa falar com alguém utiliza ligações? Ou acha mais fácil mandar um recadinho? Ou um vídeo, imagem? Além do mais a maioria das pessoas com as quais você convive, possuem-no.
Só aí temos uma ferramenta de comunicação em massa, de maneira simples atinjo clientes, falo com eles individualmente ou em transmissão, grupos, por segmentação. E também os atendo. Sem precisar ficar horas no telefone, ou deixar recados em caixa postal.
Dicas para utilizar o Whatsapp como ferramenta de vendas e relacionamento
- Crie uma conta específica para seu negócio, utilize um número próprio para essa finalidade. Uma conta voltada para negócios geralmente exige um alto volume de atendimento.
- Vincule suas redes sociais ao Whatsapp, quanto mais seu número e seu contato estiver vinculado a elas, maior será a capacidade dos seus clientes localizá-lo.
- Substitua o tradicional telefone de contato pelo Whatsapp, não esqueça de divulgá-lo.
- Cadastre seus clientes em seus contatos com o máximo de informações possíveis
- Utilize o WhatsApp Web, uma funcionalidade que permite utilizar o aplicativo no desktop, não precisando ficar horas olhando para o celular.
- Segmente seus clientes por listas de transmissão, não grupos. Mas lembre-se de consultá-los. Muitos usuários, não gostam de receber mensagens em grupo ou fazer parte deles.
- Envie promoções em forma de Imagens.
- Cuidado com as informações tratadas, dados pessoais geralmente exigem uma ligação.
- Ofereça conteúdo aos seus contatos. Nada de correntes ou vídeos virais.
- Crie campanhas criativas que chame a atenção dos usuários.
- Use e abuse dos gatilhos mentais e da criatividade para chamar a atenção dos seus clientes.
- Por favor, nunca deixe um cliente sem resposta.
- Faça campanhas exclusivas para quem realizar compras pelo aplicativo
- Faça uma campanha de e-mail marketing divulgando seu contato
- Faça anúncios patrocinados
- Mantenha uma periodicidade nos conteúdos enviados
- Treine sua equipe de vendas para atendimento via WhatsApp
- Não utilize mensagens prontas, faça com que seu cliente sinta-se falando especialmente com ele.
- Realize um Backup de suas conversar frequentemente, uma venda pelo Aplicativo pode demorar semanas, meses ou dias.
- Retorne ao cliente o mais breve possível e sempre o deixe amparado, prometa o feedback e cumpra-o
- Fique de olho no horário de atendimento, utilize-o em horário comercial, caso seja um cliente específico que demande atendimento personalizado, vale pensar em outro número especial para um segmento de clientes específicos.
- Sua foto é sua logo, nada de foto sua ou da família. Abuse da identidade visual
- Fechada a venda, nada de sumir, mantenha o cliente segmentado como pós venda e sempre tenha contato com ele.
- Capriche nas fotos de produtos
- Destine parte do seu tempo para não deixar escapar nada no aplicativo.
Pode parecer difícil, uma série de detalhes fazem a diferença na hora de atender e vender pelo Whatsapp, mas os resultados são incríveis, e a proximidade com o cliente influencia diretamente nas suas vendas.
Clientes bem atendidos, indicam e compartilham seu contato com rapidez, mas clientes insatisfeitos reclamam com uma velocidade ainda maior.
É importante lembrar que em 2018 o WhatsApp lançou o WhatssApp Business, clique aqui para ler nosso artigo falando a respeito do assunto.
Compartilhe nosso post, o que você acha de vender pelo WhatsApp?