E-book intermediador

Como conseguir um investidor anjo para o seu negócio?

Procurando por um investidor anjo para ajudar a decolar o seu negócio? Veja as melhores formas para encontrar e conquistar esse apoio!

Como conseguir um investidor anjo para o seu negócio?
ebook startup

Além de uma boa ideia, o sucesso de uma startup depende, principalmente, de conhecimento de mercado e investimento — algo que muitos empreendedores não possuem. Por esse motivo, a melhor solução para prosperar e superar desafios é buscar por um investidor anjo.

A prática resulta não apenas no acesso de capital, mas também na possibilidade de otimizar seu plano de negócio, encontrar melhores stakeholders e atuar de forma mais eficiente no mercado.

Neste post, responderemos às principais dúvidas sobre como encontrar um investidor anjo e mostraremos quais são as melhores práticas para conquistar esse apoio para o seu negócio. Confira!

O que é um investidor anjo?

Basicamente, um investidor anjo é um empresário ou organização que apoia novas empresas, que apresentam ideias inovadoras com potencial para rápido crescimento. Neste sentido, sua ajuda não é apenas monetária, mas de suporte de gestão e desenvolvimento de negócio.

Normalmente, investidores anjo são empresários com experiência, conhecimento de mercado e que apresentam uma rede de conexões estratégica. Assim, esse conjunto de elementos podem ser usados para potencializar novas ideias, aumentando suas chances de sucesso.

Em troca, eles podem exigir diferentes benefícios e garantias da empresa. Entre os acordos mais comuns, estão um pequeno percentual do negócio, uma posição de mentor e o pagamento de valores investidos com juros.

O que ele procura?

Investidores anjo normalmente buscam por oportunidades de negócio, ou seja, ideias em que eles acreditam ter muito potencial e diferencial de mercado. Nesse sentido, são startups ou projetos de inovação, que oferecem uma nova solução para problemas existentes na sociedade.

No Brasil, o processo de investimento anjo ainda segue linhas mais tradicionais. Por esse motivo, quanto menor o risco enxergado no negócio, maiores são as chances de receber apoio e suporte. Isso inclui alguns fatores, como:

  • ideia inovadora e com potencial;
  • bom tamanho de mercado;
  • baixa concorrência;
  • bom plano de negócios;
  • formação societária com profissionais sérios;
  • crescimento viável.

Basicamente, o investidor busca algo que ele acredita ter potencial de retorno para o seu investimento. Além disso, é comum que essas pessoas busquem por negócios de sua área de atuação, uma vez que, dessa forma, é mais fácil usar sua rede de contatos e experiência de mercado.

Como encontrar esse suporte?

Dificilmente um investidor anjo vai bater na porta de uma startup. Por esse motivo, para conseguir esse suporte, é preciso conhecer onde procurar por ele. Os melhores canais para isso, são:

  • internet: existem blogs e sites focados na produção de conteúdo e oferecimento de serviços para startups, que incluem listas de potenciais investidores anjo;
  • eventos: feiras, convenções, meetups, palestras e outros eventos são oportunidades para encontrar um investidor anjo para o negócio;
  • empresas e organizações: nos canais de atendimento e divulgação, ficam disponíveis informações sobre a possibilidade de receber investimento, critérios para participação e seleção.

O ideal é acompanhar o universo de empreendedorismo, participando de eventos, recebendo notícias por newsletters e consultando fontes de informações periodicamente para identificar boas oportunidades.

A principal organização para acompanhar é a Anjos do Brasil, que compõe uma rede de investidores anjo do país. Em seu website, é possível identificar processos para investimento, eventos e novidades do mercado.

Como chamar a atenção desse tipo de investidor?

Antes de mais nada, é preciso entender que não é todo dia que se tem a oportunidade de apresentar uma ideia para investidores anjo. Além disso, existem diversas outras pessoas buscando por esse tipo de apoio.

Por esses motivos, é preciso se preparar para chamar a atenção, destacar-se dos demais e ser visto como a melhor escolha possível! Para isso, é necessário seguir algumas dicas, como:

  • direcione sua busca: encontre potenciais investidores que fazem sentido para o negócio, ou seja, aqueles que conhecem o seu mercado de atuação ou são experientes, em investir em novos negócios;
  • esteja preparado: tenha um pitch do seu negócio decorado, com uma apresentação prática e convincente sobre os atrativos da ideia;
  • use dados: todo investidor busca números para minimizar riscos e avaliar viabilidade. Por isso, ter dados do mercado, projeções e estimativas passam confiança e chamam a atenção.

Com essas informações, fica mais fácil identificar oportunidades de investimento para o negócio, bem como se preparar para lidar com elas e conquistar um investidor anjo para potencializar os seus resultados.

Gostou de saber como conseguir um investidor anjo para o seu negócio? Então, siga-nos nas redes sociais e receba mais dicas como esta. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Youtube e Spotify!

Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo