E-book intermediador

Por que seus visitantes não estão comprando no seu site mobile?

Essa é uma pergunta que muita gente se faz, quer a resposta? Leia esse artigo e descubra.

Por que seus visitantes não estão comprando no seu site mobile?

O acesso à internet por dispositivos móveis já é tendência mundial e com o Brasil não seria diferente. Por isso, muitas empresas passaram a investir na criação de sites responsivos, adaptados ao mobile.

Porém, se você criou um site mobile e seus visitantes não estão finalizando a compra no seu e-commerce, algo está errado.
Quer descobrir o que é e como solucionar? Continue lendo.

Site sem responsividade

Em primeiro lugar, um problema comum das empresas é criar sites mobile sem responsividade, ou seja, que não se adaptam corretamente às necessidades de um usuário de smartphone.

Mesmo que o site mobile, em teoria, seja desenvolvido para ser responsivo, não basta apenas adaptar o tamanho da tela.

Se os botões se encontram na parte superior esquerda do smartphone, por exemplo, isso pode dificultar o manuseio do celular, já que a maioria das pessoas usa o aparelho apenas com a mão direita.

É fundamental investir na construção de um site responsivo completamente adaptado, principalmente no contraste de cores e tamanho de letra, uma vez que as telas dos dispositivos são menores e podem afetar a leitura.

Falta de CTAs

É um erro acreditar que seu usuário saberá exatamente o que fazer dentro do site. Elabore uma estratégia de design pensando que os visitantes da página não sabem absolutamente nada dos seus serviços e produtos.

Por isso, invista em CTAs certeiros, em pontos estratégicos do conteúdo e com uma cor contrastante em um layout limpo.

É importante também não forçar a barra colocando diversos CTAs em toda dobra da página. Crie respiros para o usuário se sentir mais confortável no site.

Formulários complexos

Quando se trata principalmente do acesso no mobile, nenhum usuário quer coisas complexas.

E se o processo de compra do seu site consiste em inserir diversas informações, além do próprio método de pagamento, se o formulário tem campos pequenos… Achamos o erro.

Uma pesquisa identificou que cerca de 70% dos usuários abandonam um processo de compra se ele for muito complexo.

O smartphone não possui um teclado enorme como o computador para dar conforto ao usuário, é fundamental pedir apenas as informações realmente necessárias.

Uma solução para isso é criar integração do seu site com as redes sociais ou o e-mail, que já puxam automaticamente a maior parte dos dados do seu cliente.

Site sem credibilidade e segurança

Para os nativos digitais dessa geração, a internet é algo comum. Mas para muitas pessoas de gerações anteriores, ainda é difícil acreditar em qualquer site para fazer uma compra, principalmente pelo celular, que está desprotegido de antivírus.

Por isso, se seu site mobile não possui certificações de segurança dos dados bancários e pessoais, é hora de mudar isso já!

Outra dica é usar processadores de pagamento confiáveis e ativar o HTTPS://, assim o Google irá notificar o usuário que seu site é seguro.

Pop-ups excessivos

Usar pop-ups para mostrar promoções exclusivas ou para solicitar a inscrição do usuário na newsletter é tentador, mas nos sites mobile isso pode ser fatal para o seu negócio.

Os pop-ups excessivos irritam o usuário e interrompe a sua jornada natural de compra dentro do site.

Dependendo do número de pop-ups e a forma como eles foram implantados isso pode causar até problemas de indexação e você receber uma penalização do Google.

Por isso, cuidado com pop-ups de chat de atendimento ou de solicitação de feedback. Evite que eles fiquem posicionados na parte direita inferior da página.

Sempre teste se um pop-up não está cobrindo a tela inteira e se ele aparece com um botão para ser fechado.

Substituir por notificações na parte superior da tela pode gerar uma experiência melhor para o usuário e criar mais familiaridade.

Ainda tem alguma dúvida sobre porque os visitantes do seu site mobile não gera conversões? Deixe seu comentário!

Sobre o autor
Caio Nogueira
Caio Nogueira Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites Wordpress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas, amigáveis e otimizadas para o Google.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo