E-book intermediador
O que é MVP?

O que é MVP?

O que é MVP?

0:00

0:00

Você já deve ter pensado em criar uma startup, mas desistiu porque não tinha muito tempo para investir na sua ideia ou já deve ter ouvido o termo MVP, mas não sabe direito o que significa esse tal de MVP.

Pois bem! Vou tentar definir o que é MVP de uma forma bem simples.

O que significa MVP?

MVP ou Minimum Viable Product, ou seja, o produto mínimo viável é uma versão menor do seu produto final, que possui apenas as características principais do seu produto.

O MVP é uma estratégia para adiantar o lançamento de um produto no mercado e testar sua viabilidade e aceitação.

Muitos pensam no MVP como uma versão menos acabada do produto final, mas esse é um grande erro. O MVP, na verdade, possui as características essenciais do seu produto. Com isso já é possível identificar quais os problemas e situações que os clientes terão com seu produto e qual a aceitação.

Como criar um MVP?

Antes de começar a construir seu MVP, faça uma lista de todas as características que seu produto precisa ter, e depois ordene conforme a sua importância, assim você terá um roadmap de quais funcionalidades desenvolver.

Com sua lista de características em mãos, selecione quais deverão estar presentes na primeira versão, lembrando que o MVP é um produto final totalmente funcional.

Quando seu MVP estiver pronto, procure envia-lo para potenciais clientes reais. É importante lembrar que o MVP não deve ser enviado para amigos e familiares testarem, pois, normalmente os feedbacks não são 100% confiáveis.

Como o MVP me ajuda

O primeiro ponto, o MVP  pode antecipar o lançamento do seu produto no mercado. Com isso, você terá um grande número de feedbacks já no início.

Com os primeiros feedbacks em mãos, você poderá analisar quais as mudanças serão necessárias no seu produto.

Essa é principal função do MVP! Após essa análise, você vai ter em mãos quais alterações fazer no seu produto e também, como seu MVP é uma versão simplificada; fica mais fácil realizar as mudanças necessárias, pois, exige menor esforço para implementar.

O eterno MVP

Em alguns casos, o produto pode ser eternamente um MVP. Isso acontece, porque o fluxo de colher feedbacks e ajustar o seu produto, pode ser continuo ao longo da vida do produto.

Isso é muito comum acontecer em softwares e plataformas online. Mas também, pode ser aplicado em processos industriais, por exemplo.

Ficou claro? Espero que tenha conseguido cumprir a promessa de explicar de forma completa e simplificada, esse termo tão importante.

Compartilhe com os amigos, e assine nossa newsletter, para receber as novidades do blog semanalmente.

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Evandro Zanatta
Evandro Zanatta Especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos. Acredita no uso de data-driven para elaborar as melhores estratégias, alcançar os melhores resultados e sempre seguir no caminho correto. Tendo atuado em grandes plataformas de e-commerce e atendimento, atualmente lidera o time de marketing da Yapay, plataforma de pagamento do grupo Locaweb.