Pixel de conversão: entenda o que é e como usá-lo nos anúncios

O pixel de conversão pode ser um grande diferencial ao montar a estratégia marketing da sua empresa. Saiba mais!

Pixel de conversão: entenda o que é e como usá-lo nos anúncios

A tecnologia é uma das principais aliadas do marketing. Um dos maiores exemplos disso é o pixel de conversão, um recurso que possibilita impactar o seu público com uma publicidade altamente direcionada em diferentes plataformas.

Com cada vez mais concorrência pela atenção dos clientes, as empresas precisam inovar constantemente para se diferenciar. Se alguém vê um anúncio totalmente direcionado para os seus hábitos e interesses, as chances de sucesso daquela empresa aumentam consideravelmente.

Quer saber como o pixel de conversão pode ajudar na estratégia da sua empresa? Continue a leitura e confira!

O que é o pixel de conversão?

O pixel de conversão é um pequeno código que, se inserido no seu site, é capaz de rastrear as ações dos seus visitantes — até mesmo quando estiverem fora dele. É um jeito de identificar uma mesma pessoa em duas plataformas diferentes e, assim, ser capaz de qualificar essa audiência com uma publicidade muito mais direcionada que a convencional.

Ou seja, quando aliado a uma estratégia de marketing que considera a jornada do cliente, é possível veicular anúncios muito mais relevantes, com chances superiores de gerar resultados de qualidade.

Como ele funciona?

Imagine que alguém visita um e-commerce de eletrônicos, acaba se interessando por um modelo de smartphone, visualiza suas informações, mas deixa o site sem fechar negócio. Na próxima vez que essa pessoa abrir o Facebook, começará a ver anúncios para aquele mesmo modelo de celular, direcionando-a de volta para a loja onde esteve.

Isso não é um passe de mágica nem uma grande coincidência. Trata-se do uso de um pixel de conversão que é capaz de considerar a ação (acessar a página do produto smartphone) e identificá-la em outra plataforma (acessar o Facebook). Nesse caso específico, como o pixel é do Facebook, é possível cruzar os dados do e-commerce com essa rede social.

Existem diversas ações que podem ser rastreadas com o uso de um pixel de conversão, que se dividem em dois grupos:

  • eventos padrão: são ações pré-definidas, que geralmente correspondem a atos mais comuns, como é o caso de pesquisar determinado termo, visualizar ou comprar um produto, entre outros;
  • eventos personalizados: são ações definidas por você, caso não se enquadrem às que já foram criadas como padrão.

Como usá-lo corretamente?

Antes de tudo, é importante considerar quais plataformas suportam o pixel de conversão que você deseja utilizar. Por exemplo, se pretende utilizar as redes sociais nesse fluxo, vale a pena levar em conta o valor que o Facebook Pixel pode trazer para a sua estratégia. Para isso, é preciso acessar o gerenciador de anúncios dessa plataforma.

O próximo passo envolve a instalação do pixel de conversão nas páginas do site em que você deseja monitorar as ações dos seus usuários. Se não souber como fazer isso, peça ajuda a equipe responsável pela manutenção. Depois, basta testar a integração com o seu próprio tráfego.

Vale ressaltar que esses passos correspondem à parte técnica do trabalho com o pixel de conversão. Para utilizá-lo de maneira eficaz, é preciso ter uma estratégia competente planejada para usar esse recurso a seu favor. Ou seja, procure entender como funciona a jornada de compra do seu cliente e como inserir os gatilhos certos para impactá-lo.

O pixel de conversão é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a veicular uma publicidade muito mais relevante para o seu público e alavancar as suas chances de sucesso. O seu cliente em potencial verá anúncios que têm tudo a ver com suas ações e interesses, algo essencial para captar a atenção dele em um cenário altamente competitivo.

Quer continuar por dentro de mais ideias inovadoras para as suas estratégias? Cadastre o seu e-mail no blog e comece a receber a nossa newsletter.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo