Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

O que é um Integrador de Marketplace?

Integrador de marketplace é um sistema que une em uma só plataforma toda operação do lojista que vende em diferentes canais.

O que é um Integrador de Marketplace?

Também chamado de “hub de integração”, a função dessa ferramenta é conectar diferentes contas de uma empresa nos marketplaces, e-commerce próprio, ERP (software que centraliza as informações de praticamente todos os setores de uma empresa), sistemas de frete como o GSP, sistemas de pagamento e conciliadores financeiros. 

Através dessa integração multicanal, o seller consegue gerenciar e executar todas as operações de suas vendas online em um único lugar. Dessa forma, é possível obter mais produtividade e aumentar a eficiência dos processos. 

O que é um integrador de marketplace na prática?

Imagine um seller que tem uma loja de camisetas. Além de vender no seu e-commerce próprio, ele também anunciou seus produtos em marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Magalu, Dafiti e Zattini para aumentar as vendas.

Sem um integrador de marketplace, é quase impossível gerenciar as vendas separadamente em cada canal sem falhas e com a agilidade que as vendas online precisam.

Para fazer a gestão e operação de todos os canais de marketplace e seu e-commerce, o seller precisaria ter um estoque separado para cada um dos sites, usar várias telas para gerenciar os pedidos que chegam (o que aumentaria as chances de erros nos envios e os gastos da empresa), criar e atualizar anúncios de produtos um de cada vez, entre outras tarefas que demandam tempo, mão de obra e muita atenção para serem executadas – mas que podem ser automatizadas.

Ao contratar um integrador de marketplace, esse seller poderia ter estoque unificado, gerenciar toda a operação em uma única tela, agilizar a separação e envio de produtos, facilitar o controle de repasses dos marketplaces, cadastrar produtos de maneira muito mais rápida e fácil, replicar anúncios, entre outras tarefas.

Quais as funções de integrador de marketplace?

O integrador de marketplace tem como principal função unificar canais de venda. A partir disso, as plataformas apresentam outras funcionalidades que facilitam e otimizam a operação dos vendedores. 

As funções de um integrador variam de acordo com a empresa que oferece o serviço, mas, em geral, as funções que um hub precisa ter são:

  • Fazer a gestão de pedidos e unificar a operação;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Status de rastreio do pedido (tracking);
  • Centralizar e oferecer maior controle de estoque;
  • Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces;
  • Importar e replicar cadastro de produtos; 
  • Facilitar e automatizar atualização nas informações de produtos em diversos canais;
  • Relatórios para uma visão geral de venda;
  • Ampliar as possibilidades de venda.

Dicas para escolher um integrador de marketplace

O hub de integração é um aliado da equipe de vendas e deve proporcionar eficiência e agilidade na operação multicanal. Portanto, é importante escolher uma ferramenta confiável com múltiplas funções e suporte ao vendedor.

Ao escolher um integrador de mercado, você precisa considerar se o hub tem características como:

Integração com os principais marketplaces do mercado

Um bom hub deve integrar com os principais marketplaces do mercado. Mesmo que o vendedor não venda em todos ainda, é importante contar com um integrador mais completo, que permita que o seller expanda seus canais de maneira fácil, rápida e automatizada no futuro quando quiser.

Cadastro simplificado de produtos

O cadastro simplificado e automatizado para diferentes canais é uma das principais funções de um hub de integração. Portanto, a ferramenta escolhida deve realizar essa atividade de maneira prática e eficiente. 

Capacidade para altos volumes de pedidos

Os marketplaces recebem milhões de acessos por dia e, consequentemente, o volume de vendas também é muito alto. Portanto, o integrador de marketplace precisa disponibilizar uma estrutura para uma grande demanda de pedidos, de forma que a operação seja com rapidez e facilidade em diferentes canais.

Plataforma que acompanha o mercado

Um integrador de marketplace precisa acompanhar as mudanças e novidades do segmento de e-commerce e marketplaces para oferecer atualizações e informações úteis ao vendedor, que o ajudem a acelerar e ampliar as vendas. Por isso, confira os conteúdos disponibilizados pela empresa do integrador, o quanto a marca participa de eventos e promove parcerias, por exemplo.

Suporte 

Confira se a empresa do hub de integração oferece suporte, qual o horário de atendimento e como funciona. Afinal, uma ferramenta que facilita vendas deve estar disposta a ajudar o seller em qualquer problema que houver.

Avalie a forma de pagamento

Um fator importante na hora de escolher um hub de integração é o pacote e a forma de pagamento que as empresas oferecem.

Há integradores que cobram uma porcentagem a cada venda e outros que cobram apenas uma mensalidade. Cabe ao lojista decidir qual a melhor proposta que se encaixa no orçamento e oferece mais benefícios.

O integrador ideal pode variar conforme o seu ticket médio, por isso, sempre faça a conta na ponta do lápis para entender o que vale mais a pena para você.

Integrador de marketplace que oferece teste gratuito

Fazer o teste de uma ferramenta é sempre interessante para entender melhor como funciona e se aplica ao seu modelo de negócio. Empresas que permitem que o vendedor teste gratuitamente a plataforma por alguns dias são uma boa pedida para ajudar na hora da escolha!

Escrito por Keila Boganika do Ideris

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo