O segmento de startups se alimenta de ideias inovadoras para revolucionar mercados. Aquelas que conseguem atender alguma necessidade do público de forma inteligente são as que mais se destacam. Quem deseja atuar nesse meio precisa ter disposição para procurar pela melhor ideia e um olhar apurado para identificar oportunidades. A inspiração pode vir de diversos contextos, mas é sempre necessário considerar quem é o seu público-alvo e o segmento em que ele está inserido.
É por isso que você precisa manter o radar ligado em busca de oportunidades geradas pelos mercados. Essas movimentações podem ter inúmeras origens, podendo ser alguma mudança de comportamento do público motivada por uma pandemia ou o progresso tecnológico acelerado.
A seguir, estão destacadas 7 ideias de startups que se baseiam em tendências atuais para você ter sucesso nesse segmento em 2021. Confira!
1. Plataforma que ligue produtores rurais e consumidores finais
Uma das formas de pensar em ideias de startups é buscar eliminar intermediários que burocratizem ou simplesmente focar em dar mais poder de decisão ao consumidor. É por isso que pode ser vantajoso inventar uma plataforma que conecte produtores rurais e pessoas comuns interessadas em seus produtos.
Tal solução pode ser vantajosa para ambos os lados. Os produtores terão acesso a clientes interessados em seus produtos, podendo aumentar a sua geração de renda. Ao mesmo tempo, os consumidores podem escolher entre os produtores mais bem avaliados e até economizar nas compras.
Essa possibilidade pode causar uma verdadeira revolução no segmento, já que pode contribuir para que o público prefira fazer as suas compras pela plataforma em vez de supermercados tradicionais.
2. Marketplace de serviços prestados via vídeo
Com tanta gente acostumada a praticar exercícios físicos, fazer reuniões e até assistir apresentações musicais usando videoconferência em 2020, trabalhar com essa premissa é tendência. Uma das ideias de startups mais promissoras é a de um negócio que organize tudo isso.
Um modelo de marketplace pode funcionar ao disponibilizar uma lista de profissionais disponíveis para prestar serviços diversos de forma remota. Isso será vantajoso tanto para quem deseja contratar como para os prestadores de serviços.
Dessa forma, por exemplo, alguém pode encontrar um professor de ginástica para fazer aulas via videoconferência ou contratar uma professora de inglês para oferecer reforço escolar aos filhos. Resta ter a estrutura adequada para moderar esse marketplace e escalar a operação conforme ele crescer.
3. Plano de assinaturas de roupas ou cosméticos
O mercado de Moda e Beleza pode se beneficiar bastante da tendência cada vez mais popular de startups focadas em planos de assinaturas. A ideia deve girar em torno de oferecer valor ao seu público na forma de uma seleção de produtos que ele queira experimentar.
Isso pode se aplicar tanto à oferta de roupas como de cosméticos, por exemplo. Ofereça planos de assinatura que façam envios de caixas personalizadas com itens de vestuário, maquiagens, perfumes e demais cosméticos.
É importante que exista algum grau de personalização nesses envios, já que se tratam de produtos bastante pessoais. Permita que os seus assinantes construam um perfil em seu site onde especificam o estilo que preferem, quais tendências seguem e inspirações.
4. Solução para criação de podcasts
Os podcasts se popularizaram bastante nos últimos anos, mas ainda dependem de uma boa estrutura de captação de áudio e edição para gerarem resultados de qualidade que atraem ouvintes. Quem tem uma boa ideia de podcast pode se sentir limitado sem ter o resto.
Uma das ideias de startups que pode gerar bons retornos é uma solução voltada para resolver essa necessidade. A partir do pagamento de um plano de assinatura, o consumidor teria acesso ao aluguel de um microfone de qualidade profissional e os serviços de um editor que seguirá o seu roteiro.
Cada plano pode oferecer diferentes níveis de entrega, talvez separados por número de episódios ou minutos produzidos. As possibilidades mais avançadas podem até facilitar o cadastro do podcast em redes de distribuição como Spotify e Apple.
5. Financiamento para pesquisas científicas
Muitas boas ideias de startups são capazes de satisfazer necessidades pelas quais diversos segmentos passam. Por exemplo, é comum que pesquisadores nem sempre tenham acesso aos recursos que precisam para completar seus estudos. Felizmente, isso pode ser solucionado com a ajuda da tecnologia.
Pense em uma plataforma em que cada pesquisador pode detalhar as características de seus estudos para atrair a atenção de investidores de diversas áreas. Essa solução poderá viabilizar uma série de pesquisas que normalmente não teriam o mesmo apoio.
Essa solução pode ser filiada a universidades para se tornar uma opção viável para estudantes de múltiplos cursos e especialidades, além de ser uma alternativa atrativa para quem normalmente não teria interesse em pesquisa.
6. Contratação instantânea de serviços burocráticos
Há momentos da vida em que precisamos da ajuda de um contador, um advogado e outros profissionais que consigam ajudar com questões burocráticas. Infelizmente, nem sempre é possível contar com esse auxílio de forma rápida e prática.
É nesse contexto que surge uma das ideias de startups que você pode aproveitar para criar um negócio: uma plataforma voltada para conectar esses tipos de profissionais a clientes que necessitam de determinada burocracia desembaraçada.
A distribuição dos serviços pode ser dividida por tipo de entrega, indo desde a realização de processos burocráticos até aconselhamentos via consultoria.
7. Clube de serviços e benefícios para público 60+
A faixa de público dos idosos representa oportunidades bastante valiosas para diversos mercados, apesar de muitos deles não aproveitarem essa possibilidade muito bem. É por isso que uma das ideias de startups que você pode aproveitar tem tudo a ver com oferecer serviços e benefícios ao público 60+.
Pense em um aplicativo que seja fácil de entender e usar pelas pessoas da melhor idade que ofereça serviços diversos, descontos em compras e demais benefícios em troca de uma mensalidade.
Ao construir um perfil, o usuário poderá filtrar as opções a partir de suas preferências. A ideia pode dar origem a múltiplos núcleos de serviços em várias regiões, podendo oferecer aos idosos as melhores opções nas imediações de onde moram.
Desenvolver ideias de startups é um processo de identificar demandas do mercado e atendê-las de formas inovadoras. Também é fundamental planejar muito bem o processo de abertura e desenvolvimento da sua startup para aumentar as suas chances de sucesso. Fique sempre de olho nas movimentações do seu segmento e acompanhe o comportamento do seu público.
O que acha de continuar por dentro de todas essas novidades? Basta cadastrar o seu e-mail no blog para começar a receber a nossa newsletter!