E-book intermediador

Formas de pagamento: conheça as principais tendências para o futuro

O futuro trará uma variedade maior de formas de pagamento, com uso de tecnologias novas. É fundamental ficar atento para fidelizar os clientes.

Formas de pagamento: conheça as principais tendências para o futuro

O futuro tecnológico promete trazer ainda mais mobilidade e praticidade para o ser humano. A tendência é que as operações se tornem mais rápidas e que haja mais agilidade em todas as áreas. Nesse sentido, haverá uma diversidade ainda maior de formas de pagamento a fim de permitir que as pessoas comprem de onde estiverem e solucionem seus problemas em tempo real.

Aprender mais sobre o assunto é fundamental para qualquer e-commerce que deseja se manter antenado e competitivo, com um bom número de vendas e de faturamento. Por isso, apresentamos as principais tendências para compensação financeira neste artigo. Acompanhe conosco!

A importância de estar atento às novas formas de pagamento

Se você é dono de uma loja virtual, precisa saber todos os detalhes acerca das novas estratégias de pagamento. Afinal, isso afetará diretamente o seu dia a dia e é uma parte importante da relação com consumidores. Quem busca aumentar o faturamento no negócio virtual precisa considerar que esse assunto está intimamente relacionado com a experiência do usuário.

Gerar comodidade e praticidade é investir nessa experiência, o que é crucial para alcançar uma audiência maior hoje e será no futuro. As pessoas estão focando cada vez mais as suas sensações e buscando opções que proporcionem bons momentos.

Vantagem competitiva

Por essa razão, ficar atento à evolução desses métodos é uma ótima maneira de manter a vantagem competitiva diante da concorrência. O cliente preferirá quem oferece mais opções para ele e quem realmente considera as suas necessidades.

Para satisfazer os compradores, as empresas terão que se adaptar a essas tendências e implementar o que for necessário a fim de dar suporte a essa mudança.

Inovação

Focar isso é abraçar a inovação, portanto, entrar no mercado tecnológico também. As lojas virtuais já são uma possibilidade disruptiva de comércio que só existe por conta do avanço da internet, logo, é crucial estar antenado ao que surgirá de novo. Esse acompanhamento é importante também a fim de otimizar os processos internos e priorizar a agilidade e a flexibilidade nos fluxos operacionais.

Nativos digitais

Considerando que os nativos digitais, pessoas que já nasceram no contexto da internet, constituem uma boa parte dos compradores de hoje e serão uma maior parte no futuro, é importante que as empresas falem a língua deles. Ou seja, é fundamental investir em tecnologia e em formas modernas de compensação financeira a fim de conquistar essa clientela.

Redução de abandono de carrinho

Vale lembrar também que se adaptar a isso é reduzir um dos principais problemas do e-commerce: interrupção no checkout. Boa parte das pessoas escolhe produtos, chega a passar pelos passos até a compra, mas desiste por conta de problemas com o pagamento. Atenuar esse risco é otimizar ainda mais as possibilidades de lucro.

As principais tendências para o futuro

Vamos conhecer, então, as principais tendências para o futuro dos meios de compensação.

Pagamento por aproximação

O uso de aproximação já é uma tendência atual, sendo reforçada por algumas tecnologias, como radiofrequência e Wi-Fi. Assim, o cliente não precisa passar o cartão de crédito em uma máquina como antes e nem mesmo entregar uma quantia em dinheiro. É só aproximar o smartphone ou outro dispositivo, e o pagamento será automaticamente compensado.

Antigamente, o dinheiro era o padrão absoluto das transações. Depois, o cartão de crédito passou a ser tendência. No futuro, o cartão será obsoleto, e outras formas se tornarão mais populares. Um exemplo disso é o pagamento com uso do QR Code em um smartphone.

Compensação de boletos de forma mais rápida

A tendência é que os boletos sejam criados e compensados de uma maneira mais rápida também, com o uso de ferramentas online, como o Internet Banking, e dados pessoais, como nome e CPF/CNPJ do comprador. Os boletos registrados representam um avanço com relação aos tradicionais, uma vez que já existem para os bancos a partir de sua criação.

Desbancarização dos consumidores

As criptomoedas estão se tornando mais famosas a cada dia, e uma das suas principais vantagens é o fato de que as negociações são descentralizadas e não envolvem um banco gerenciador.

Por conta disso, Bitcoins e outras moedas já são usadas como meios de pagamento e serão ainda mais no futuro. Com a popularização dessa tecnologia, será comum encontrar pessoas conversando acerca dos seus Bitcoins e das carteiras, o que gerará a necessidade de adaptação para as lojas também.

A finalização de uma transação com Bitcoins é possível por conta de uma tecnologia chamada Blockchain, que apresenta algumas características importantes: é extremamente segura e oferece criptografia e transparência. Desse modo, dá para eliminar riscos e fraudes, otimizando a transação para todas as partes envolvidas.

Pagamentos omnichannel

No futuro, será comum comprar em um local e pagar em outro, não necessariamente físico. Será possível comprar em uma loja ou mercado e pagar com um sistema interno instalado em algum objeto inteligente em casa. Com o auxílio das ferramentas inovadoras, o pagamento poderá ser feito em qualquer canal, em qualquer momento e de maneira integrada.

Essa possibilidade significa maiores mobilidade, comodidade e praticidade para os clientes, que podem escolher a forma e a estratégia para honrar suas dívidas. Desse modo, é possível garantir menos problemas com falta de crédito ou de dinheiro também.

Biometria

Um tipo de pagamento especial que dispensará os cartões é o que utiliza biometria. Nos próximos anos, a tendência é que as pessoas utilizem informações de suas íris, análise do batimento cardíaco e, até mesmo, mapeamento de veias a fim de confirmar negociações.

Essas abordagens eliminarão o risco de fraudes e crimes envolvendo falsa identidade, garantindo um melhor relacionamento entre empresa e cliente e benefícios para ambos.

Pagamentos com vestíveis

Vale ressaltar também a tendência de finalização de compras com vestíveis, roupas inteligentes conectáveis. Esses acessórios serão integrados à internet e se comunicarão com outros dispositivos da pessoa para confirmar transações e efetuar transferências de dinheiro. Desse modo, haverá ainda mais praticidade e menos problemas com a finalização de compras.

Os impactos dessas tendências no e-commerce

Para atender a isso de que falamos, é preciso garantir maior flexibilidade e segurança nos processos. Ou seja, o surgimento dessas formas de compensação cria uma necessidade de reorganização das companhias.

Afinal, esses meios de pagamento são inovadores e requerem uma estrutura mais robusta dos sistemas internos para oferecer o devido suporte. As empresas deverão investir em tecnologias ágeis e modernas e em softwares de controle a fim de intermediarem as transações e permitirem que haja diversidade e precisão.

Essas tendências chamam a atenção para a digitalização dos processos das lojas e para o avanço da tecnologia. O e-commerce terá que se reajustar a fim de priorizar a experiência de seus clientes, visando a eliminar a lentidão, os gargalos operacionais e as falhas de comunicação.

Essa adaptação será crucial para a competitividade, vale lembrar, como mencionamos no primeiro tópico. Quem se importar com isso e decidir investir em abordagens a fim de solucionar os principais problemas ganhará a oportunidade de lucrar mais.

As formas de pagamento estão mudando e mudarão ainda mais, de acordo com o surgimento de tecnologias inovadoras no mercado. O objetivo é gerar mais flexibilidade e permitir maior praticidade e mobilidade para os usuários, otimizando a experiência deles. Quem focar essas mudanças conseguirá aumentar seu lucro e a audiência, ao passo que quem preferir resistir às tendências se tornará obsoleto.

Gostou do assunto? Entre em contato conosco e conheça uma solução efetiva para administrar os pagamentos no seu e-commerce.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo