Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Quais são os erros a serem evitados com as operadoras de cartão de crédito?

É comum cometermos erros com as operadoras de cartão de crédito que nos trazem problemas, principalmente se tivermos algum negócio. Aqui, mostraremos quais são eles e como evitá-los.

Quais são os erros a serem evitados com as operadoras de cartão de crédito?

O cartão de crédito é um grande vilão das finanças, caso ele não seja utilizado corretamente. Principalmente para os donos de comércio eletrônico, o mau uso e conhecimento do cartão podem gerar problemas graves para a loja virtual.

Quando o comércio eletrônico apareceu, muitos consideravam que a sua implementação seria muito difícil e, principalmente, cara — o que era verdade. No entanto, atualmente, o e-commerce se tornou comum entre os usuários, apresentando um processo mais simplificado.

Apesar disso, antes de decidir entre quais operadoras de cartão de crédito escolher, o empreendedor deve pesquisar bastante e conhecer a fundo cada uma delas e seus benefícios e desvantagens. Por isso, neste artigo, mostraremos os principais erros cometidos nesse momento. Confira!

Não ler os termos de contrato

Ao pesquisar por operadoras de cartão de crédito, é comum encontrarmos com muitas pessoas e receber diferentes propostas. No entanto, existe todo um processo para que o empreendedor seja aprovado para fazer uso do serviço.

Parte dos documentos de inscrição envolvem as condições e os termos do contrato comercial — são os Termos e Condições que definirão a utilização do serviço e a relação entre o seu negócio e a operadora.

O contrato é um documento da máxima importância, por isso, não se deve assiná-lo sem antes lê-lo cuidadosamente. Ainda que a linguagem seja confusa e o texto, seja grande, é fundamental tomar conhecimento sobre cada item. Se preferir, você também pode contar com o auxílio de um profissional, como um advogado.

Além disso, se durante a leitura do contrato, ainda restar dúvida sobre algum ponto, não deixe de consultar a operadora para esclarecê-las. Caso contrário, você poderá sofrer grandes dores de cabeça no futuro.

Deixar de ficar atento a downgrades de intercâmbio e flutuações de taxas

A maioria dos empreendedores fica preocupada — e com razão —, quando o assunto é definir preços para processar pagamentos. Ou seja, os custos estão entre os critérios mais importantes na hora da decisão.

É importante compreender que a taxa paga varia conforme o tipo de cartão usado, e isso acontece devido ao custo do intercâmbio (custo do Visa ou Master), que muda conforme o tipo de cartão. Logo, aqueles que oferecem mais benefícios para o titular (como um cartão de milhas aéreas) costumam ser mais caros.

Algumas operadoras de cartão de crédito podem oferecer preços fixos, onde o tipo de cartão não interfere na taxa cobrada. No entanto, os custos flutuantes são bem mais comuns.

Portanto, é importante duvidar de taxas muito baixas, pois, quando a taxa de intercâmbio flutua, a operadora deve repassar o aumento de custo para o empreendedor.

Não ficar ciente do prazo de contrato e das multas

O contrato firma um acordo entre o empreendedor e a operadora, e tem um período de duração que é determinado como termo do contrato. Assim, é natural que exista uma penalidade pelo cancelamento antecipado — boa parte das operadoras cobram uma multa baseada na taxa mensal.

Por exemplo, se o comerciante tem um contrato-padrão de 3 anos (36 meses) e cancela em 1 ano, significa que existem 24 meses restantes. Se a taxa mensal for de R$ N, é preciso multiplicar a taxa mensal pela quantidade de meses que restam no prazo do contrato, ou seja, R$ N x 24 meses = 24N.

A taxa de cancelamento é muito importante para o e-commerce, já que pode ocorrer de o negócio fechar em um prazo menor que o contratado.

Esses são alguns erros aos quais as lojas virtuais precisam ficar atentas e evitar para que não percam competitividade ou tenham transtornos desagradáveis com as operadoras de cartão de crédito.

O que achou do artigo? Já cometeu algum desses erros? Gostaria de contar com uma plataforma on-line para pagamentos e recebimentos? Entre em contato com a Yapay, que oferece soluções voltadas para o comércio eletrônico, os marketplaces, os autônomos, as startups e os desenvolvedores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo