Uma boa estratégia de vendas requer saber como usar os recursos que você tem à sua disposição. Um grande exemplo disso é o call to action, que é responsável por direcionar potenciais clientes para comprarem de você.
O call to action é um elemento constante em qualquer conteúdo ou peça de marketing com foco em resultados. É aquele texto ou botão que sugere uma ação do leitor gerando tráfego, vendas, assinaturas e o que mais você deseja conquistar com as suas estratégias.
Além disso, um bom call to action é aquele que o público nem identifica como call to action. Em vez disso, é um passo natural daquilo que estavam fazendo que atende às expectativas dele. Essa deve ser a sua missão ao trabalhar com suas mensagens de marketing.
Quer saber mais? A seguir, você entenderá qual é o valor do call to action para a sua estratégia de vendas e como utilizá-lo da melhor forma.
O que é call to action?
Call to action (CTA), ou chamada para ação, é um convite ou sugestão para o seu público realizar um próximo passo. Geralmente, refere-se a algo que contribui para a geração dos resultados que você pretende alcançar.
Por exemplo, ao promover um produto de seu e-commerce, você pode usar um call to action para convidá-lo a fazer uma compra. Ele pode ser desde um “compre agora” até mesmo um botão chamativo posicionado estrategicamente.
Existem outros possíveis fins para um CTA no e-commerce. É possível incentivar seus visitantes a assinarem uma newsletter promocional, conhecerem determinada seção ou até mesmo ler o conteúdo informativo do seu blog.
O que ditará o melhor uso de um call to action no e-commerce é a sua estratégia de marketing. Baseada no perfil do seu público e nos seus objetivos, ela deverá fazer uso das ferramentas certas para isso.
7 dicas de como utilizar call to action no e-commerce
Como você pôde ver até aqui, o call to action é um elemento fundamental para o sucesso em suas estratégias de vendas. No entanto, isso requer o uso adequado desse recurso para gerar identificação no público e inspirar a ação desejada da parte dele — é nisso que ajudaremos você a partir de agora.
Tudo pronto para começar a acertar em seus CTAs? Veja a seguir 7 dicas de como utilizar call to action no e-commerce.
1. Use formas e cores distintas
O call to action não se refere apenas ao texto utilizado. Na verdade, trata-se de toda uma experiência criada para convencer o seu público a respeito de uma próxima ação. Isso inclui pensar no formato e nas cores utilizadas.
Para começar, ele deve se encaixar no seu layout. Porém, é preciso ir além disso e usar um visual que se destaque do restante. O olhar do seu público precisa ser direcionado de forma natural ao seu CTA.
2. Aponte para uma ação concreta
Quanto mais específica for a ação do seu CTA, melhores as chances de sucesso dele. Isso porque as pessoas precisam de sugestões diretas para que possam realizar o próximo passo. Se o call to action fica muito vago, o público tende a não avançar.
Pense nos seus objetivos com cada mensagem de marketing. Se você quer que o seu público faça uma compra, isso precisa ficar especificado. Não se limite apenas a CTAs que falam sobre conhecer determinado produto ou saber mais.
3. Faça testes
Dificilmente você poderá acertar de primeira ao utilizar call to action no e-commerce. Afinal, existem muitas variáveis a considerar em relação ao perfil do seu público e a sua estratégia de marketing. Então, o jeito é fazer vários testes até chegar na combinação perfeita.
Tais testes envolvem veicular diferentes versões dos seus CTAs e depois avaliar os resultados dela. Chamados de testes A/B, eles permitem enxergar qual abordagem é a melhor para o público que você pretende atingir.
4. Utilize gatilho o mental de escassez
As pessoas tendem a tomar decisões mais apressadas quando são induzidas a acreditar que podem perder uma oportunidade. Você pode se aproveitar dessa reação para aumentar a taxa de sucesso dos seus CTAs no e-commerce.
Uma abordagem possível é deixar claro que determinada oferta é por tempo limitado. Isso fará com que seus potenciais clientes tenham medo de perdê-la. Trata-se de um investimento em FOMO (fear of missing out, ou medo de ficar por fora).
5. Crie surpresa
Um público intrigado por um call to action tem mais chances de converter. Aposte no elemento surpresa para causar esse efeito e, assim, direcionar mais pessoas para o destino que deseja.
Uma ótima forma de fazer isso é usando elementos animados. Um call to action que surge do lado da tela quando o usuário rola a página é bastante eficaz ao chamar a atenção. Se for estratégico, poderá gerar resultados efetivos.
6. Justifique o próximo passo
Você precisa entregar argumentos indiscutíveis para o seu público interagir com o seu call to action. Somente assim uma mera sugestão poderá virar um comando.
Então, é importante deixar claro qual é o motivo para a conversão. Pode ser um preço promocional por tempo limitado, uma novidade que chegou no mercado ou até mesmo uma recomendação que venha de um influenciador relevante.
7. Use em tudo
Onde quer que as suas mensagens de marketing sejam veiculadas, há espaço para o uso de um bom call to action. Você precisa garantir que todas as suas comunicações tenham esse recurso para aumentar as suas chances de sucesso.
Posts em redes sociais podem trazer CTAs eficazes para atrair o público dessas plataformas. O e-mail marketing é outra abordagem que permite o uso de um ou mais links. Até mesmo as páginas do seu site podem abrigar CTAs alinhados à sua estratégia.
O call to action é um elemento fundamental para o sucesso dos resultados do seu e-commerce. Ao criar as melhores mensagens e as apresentar corretamente, você poderá direcionar cada vez mais clientes para o destino certo. E isso tem um impacto significativo nas suas metas, exigindo uma estratégia cada vez mais inteligente.
Quer continuar por dentro de mais dicas estratégicas como essas? Experimente acompanhar nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!