Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Conteúdo interativo: qual a importância e como usar para aumentar as vendas

Entenda a importância de criar conteúdo interativo para gerar informações úteis para a sua estratégia de venda e conquistar engajamento.

Conteúdo interativo: qual a importância e como usar para aumentar as vendas

O conteúdo interativo pode ser o mais querido de muita gente que se encanta com a possibilidade de executar ações e estimular a própria criatividade. Esse material costuma promover o compartilhamento das informações, o que aumenta a possibilidade de que cheguem a mais gente.

Algumas ferramentas podem auxiliar você a elaborar várias categorias de conteúdos com interação para ganhar um retorno dos clientes e fechar vendas com mais facilidade.

Por isso, a seguir, entenda o que é um conteúdo interativo e de que maneira você poderá implantar essa estratégia na sua empresa. Boa leitura!

O que é um conteúdo interativo?

O conteúdo com interação incentiva a participação de usuários e é diferente do conteúdo estático, que não necessita de ações.

Para entender de maneira prática, um bom exemplo de conteúdo interativo são os testes virtuais, que podem questionar com qual personagem de uma série você mais se parece. Esse material é distinto de um artigo que apenas descreva o personagem, sem estimular nenhuma atividade de quem lê.

Por isso, os conteúdos interativos têm como característica principal o dinamismo ao comunicar uma informação. Eles fazem as pessoas se sentirem como se tivessem integradas a uma narrativa — e não apenas passivas.

Essa modalidade ganha força na internet, porém, existe também fora dela. Um exemplo de conteúdo interativo offline são os livros interativos, que permitem que os leitores participem da criação de uma trama e elaborem diferentes histórias.

Quais são as principais vantagens desse tipo de conteúdo?

A capacidade de interação apresenta benefícios que se destacam em uma estratégia de criação de conteúdo, porque permitem a possibilidade de produzir índices interessantes em relação ao público, como o engajamento. Também é possível receber retorno de usuários e aperfeiçoar a geração de leads para uma empresa.

A seguir, veja quais são as principais vantagens desse tipo de conteúdo.

Expandir o engajamento

A quantidade de conteúdo que circula atualmente é bem grande. Por isso, as organizações precisam elaborar métodos a fim de cativar a audiência de maneira eficiente. Afinal, nenhuma empresa quer colocar só mais uma postagem nos Stories do Instagram, por exemplo, sem que provoque uma reação positiva dos seguidores.

Os materiais estáticos tendem a não chamar a atenção da mesma forma que os interativos, porque não marcam os usuários de maneira semelhante. Isso acontece porque, ao ver apenas um texto ou uma imagem fixa compartilhada, as pessoas podem enxergar como mais um conteúdo sem destaque em meio aos demais.

Já o material que estimula a ação se sobressai e desperta um envolvimento da pessoa com o assunto que é abordado e com a marca que divulga o conteúdo. Desse modo, as empresas precisam investir mais nessa estratégia a fim de aumentar o engajamento dos usuários.

Esse envolvimento da audiência com a marca pode ser mensurado por meio de métricas como o número de compartilhamentos de uma postagem nas redes sociais e o período que os leitores permaneceram em um blog.

Ganhar retorno dos clientes

Também é uma vantagem do conteúdo interativo a possibilidade de receber feedbacks da audiência, já que demonstra de que forma o material foi consumido. Ficam disponíveis informações sobre o número de interações e cliques conquistados, além das taxas sobre as saídas.

Esse é outro diferencial em relação ao conteúdo passivo, em que não são fornecidos índices que comprovem o consumo do conteúdo. Nesse caso, você terá apenas informações sobre visualizações, mas não terá a confirmação de que as pessoas efetivamente absorveram o tópico.

Posteriormente, esses dados sobre o público podem ser utilizados para estratégias direcionadas para as vendas das empresas.

Aprimorar a geração de conversões

Além do engajamento e do retorno dos clientes, ainda é importante pontuar que o material interativo oferece resultados sobre o desenvolvimento de leads, o faturamento e a venda de produtos pelas organizações. Por meio das ferramentas de interação, as marcas podem se destacar frente aos clientes e conquistar mais decisões de compra.

Como usar o conteúdo interativo para aumentar as vendas?

Para turbinar o número de vendas de um e-commerce, é possível lançar mão de alguns tipos de conteúdos interativos. O planejamento pode passar por quiz e jogos que podem despertar o interesse dos consumidores e levá-los até as soluções que a sua empresa oferece.

No caso de uma loja on-line de produtos para cabelos femininos, por exemplo, você pode usar um quiz que identifica o cabelo que a consumidora tem e quais são as dores dela que envolvam o assunto. Com isso, poderá, depois, sugerir os produtos mais adequados às suas necessidades.

Quais são as ferramentas para criar conteúdos com interação?

Para começar a produzir conteúdos com interação, algumas ferramentas de fácil manuseio estão disponíveis na internet. Depois de traçar o seu objetivo e escolher qual o tipo de conteúdo deverá elaborar, selecione o meio mais adequado para lhe auxiliar no seu propósito.

Você pode utilizar a plataforma Ion Interactive, da Rock Content, que é capaz de criar interação por meio de infográficos, livros eletrônicos, testes e calculadoras. As soluções pretendem impulsionar o engajamento, melhorar a qualidade do lead e proporcionar resultados mensuráveis ​​aos negócios.

Outra opção é o software Hubspot, que reúne serviços de inbound marketing. Essa plataforma de geração de conteúdo promete guardar leads, qualificá-los e convertê-los em vendas. Para questionários, uma alternativa é a SurveyMonkey, capaz de realizar pesquisas quantitativas e qualitativas baseadas na coleta de dados de consumidores.

Quem busca produzir vídeos e mídias em 360 graus pode experimentar o Thinglink. A plataforma é uma das mais conhecidas devido à facilidade para criar várias categorias de conteúdos. A ferramenta ainda possibilita recursos como adicionar links da web, anexos, áudios e outros dados complementares.

Com base no que foi apresentado, foi possível compreender de que maneira os conteúdos interativos podem encantar, envolver e capturar a atenção do seu público. Alguns exemplos desse material são os testes, mapas, infográficos interativos, questionários, pesquisas, entre outros recursos.

Ao adotar essa estratégia na sua organização, a sua empresa poderá aumentar o engajamento, ganhar feedback de clientes, assim como crescer o número de vendas. Para isso, você pode adotar ferramentas disponíveis na internet que facilitam a criação desse tipo de conteúdo.

Se você gostou de entender a importância de conteúdos interativos, veja também como usar o Tik Tok a favor do seu e-commerce.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo