Mapa de calor: como usá-lo para identificar padrões de comportamento?

Entender bem o comportamento do cliente é uma das missões mais importantes de qualquer pessoa responsável por um e-commerce. Para isso, é possível utilizar diversas ferramentas e uma das mais poderosas é o mapa de calor.

Mapa de calor: como usá-lo para identificar padrões de comportamento?

O mapa de calor é um modo de dispor informações bastante difundido. Quanto mais quente for a cor, fica simbolizado um dado maior. No ambiente digital, esse recurso é usado para apontar as áreas de sites mais e menos navegadas e clicadas pelos usuários.

Dessa forma, é possível compreender as diversas formas como seus visitantes chegam até as seções que desejam. Nem sempre é possível planejar cada aspecto do seu site ao prever as ações dos seus visitantes. O mapa de calor se mostra como uma ferramenta poderosa para acertar nas suas estratégias.

Quer saber como isso acontece? Confira a seguir de quais formas o mapa de calor pode ser usado para identificar padrões de comportamento.

Fácil compreensão de resultados

Um dos principais benefícios do mapa de calor para entender padrões de comportamento do público é que se trata de um formato bastante intuitivo de entregar informações. Pela força das cores, é possível compreender com rapidez do que o conteúdo se trata.

Isso é bastante valioso ao elaborar relatórios de performance e desempenho para pessoas de outras áreas, como a diretoria do e-commerce. É sempre importante contar com ferramentas capazes de resumir diagnósticos importantes de maneira intuitiva.

Entendimento sobre preferências

Ao entender o caminho percorrido pelo seu cliente em potencial no e-commerce, é possível preparar uma estratégia voltada para convertê-lo. O mapa de calor oferece informações bastante valiosas nesse sentido, especialmente ao apontar as preferências dessas pessoas.

Ao perceber que seu público prefere determinadas seções ou áreas do seu e-commerce, isso se torna um diagnóstico nítido sobre as suas preferências. A partir disso, é possível entender melhor o perfil dessas pessoas e desenvolver ações focadas nelas.

Identificação de zonas mortas

Assim como o mapa de calor serve para apontar os espaços mais frequentados pelos seus usuários, também pode ser usado para mostrar aquelas regiões que não recebem atenção dos seus visitantes. Elas são chamadas de zonas mortas.

Esses espaços também requerem a sua atenção, dependendo dos elementos que se situam nelas. Por exemplo, se contém chamadas promocionais, então essas peças provavelmente não estão gerando o retorno esperado.

Testes a partir de mudanças

A maioria dos e-commerces está sempre em constante transformação, com novas seções e recursos podendo ser introduzidos todos os dias. No entanto, nem sempre é possível ter certeza sobre a receptividade dessas mudanças.

O mapa de calor oferece uma solução bastante eficaz para isso. Analisar o comportamento do seu público é muito importante nessas situações e esse recurso permitirá entender se as pessoas estão adotando novos caminhos em seu e-commerce a partir dessas novidades.

Agora que você já sabe como o mapa de calor pode ajudar a estratégia comercial do seu e-commerce a evoluir, o próximo passo é implementar esse recurso e analisá-lo periodicamente. Busque sempre aprender com as informações fornecidas por ele, além de contar com um olhar estratégico para extrair os diagnósticos certos desses dados.

Quer continuar por dentro de mais ideias para alavancar as vendas do seu e-commerce? Basta cadastrar o seu e-mail para começar a receber a nossa newsletter!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo