Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Como e por que oferecer uma boa experiência personalizada no e-commerce?

Em uma sociedade de consumo mais exigente que nunca, saiba como atrair os clientes com experiências personalizadas em sua loja virtual.

Como e por que oferecer uma boa experiência personalizada no e-commerce?

Se você está acompanhando as tendências do mercado virtual, já notou que proporcionar uma experiência personalizada para os consumidores faz parte do futuro do e-commerce. No entanto, nem todos sabem exatamente como colocar esse tipo de estratégia em prática.

Neste texto, queremos compartilhar com você algumas dicas de como personalizar a jornada do cliente em sua loja online. Além disso, vamos mostrar qual é a importância de apostar nesse segmento. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da experiência personalizada?

Décadas atrás, as relações de consumo eram regidas apenas pela troca de um produto desejado pelo valor cobrado. No entanto, o cenário atual é completamente diferente. Existem mais marcas competindo no mercado e, para fazer a escolha do que comprar, os consumidores consideraram o que de diferencial é oferecido pela empresa.

Junto a isso, indivíduos da geração Millennial e geração Z são muito mais exigentes, com um desejo de relações mais afetivas, próximas e especiais com as marcas. Tudo gira em torno de experiências personalizadas, tornando-se fundamental uma adaptação dos negócios que querem se destacar.

Como personalizar a experiência do cliente?

O ambiente do e-commerce pode potencializar a estratégia de experiência do consumidor. Veja algumas ações e ferramentas que podem ajudar você a garantir uma performance diferenciada.

Facilite o acesso aos melhores produtos e preços

Já pensou de quais formas você pode facilitar a jornada do visitante em seu site de vendas? Muitas vezes, o consumidor passa horas buscando pelos melhores produtos, no entanto, esse tempo de navegação e escolha pode ser reduzido quando a marca cria formas de encurtar o caminho.

Criar um ranking de produtos mais vendidos, por exemplo, garante que o cliente veja quais itens têm boas avaliações do público e os melhores preços. Da mesma forma, recomendar promoções e produtos com melhor custo-benefício são estratégias que podem cativar os visitantes.

Ofereça diferentes possibilidades para escolha

Uma das coisas mais valorizadas na relação entre marcas e consumidores é a liberdade de escolha. Com indivíduos que querem se sentir empoderados durante o consumo, saem na frente as empresas que garantem maior flexibilidade para o público.

Você pode oferecer opções diversificadas de:

Apresente vantagens exclusivas

A personalização do acesso ao site é uma das formas mais diretas de encantar os clientes. Em muitas lojas virtuais, ao fazer o login, o visitante pode aproveitar benefícios exclusivos que vão desde a criação de lista de compras até o uso de descontos especiais e bônus com programas de fidelidade.

Além disso, seu negócio pode aproveitar a inteligência artificial e o uso de dados para customizar a jornada de consumo conforme comportamentos anteriores do usuário. As recomendações são um grande exemplo de personalização, assim como a indicação de produtos para uma venda casada.

A experiência personalizada é o caminho para atrair mais leads e fazer a sua marca ter destaque em meio a um mercado tão competitivo. Aposte nessas e em outras estratégias para proporcionar uma jornada diferenciada para seus consumidores e aumentar sua conversão e fidelização de clientes.

Para conferir mais dicas para seu e-commerce, siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo