Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Como e por que oferecer uma boa experiência personalizada no e-commerce?

Em uma sociedade de consumo mais exigente que nunca, saiba como atrair os clientes com experiências personalizadas em sua loja virtual.

Como e por que oferecer uma boa experiência personalizada no e-commerce?

Diante de um mercado consumidor mais exigente que nunca, a experiência de compra personalizada se tornou requisito obrigatório para atrair e fidelizar clientes.

Quem acompanha as tendências do comércio virtual, já notou que o futuro do e-commerce está nos detalhes, na construção das jornadas ideais para os diferentes perfis de consumidores. No entanto, nem todos os gestores sabem exatamente como colocar esse tipo de estratégia em prática.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas de como customizar a dinâmica de compra em sua loja online. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da experiência personalizada?

Décadas atrás, as relações de consumo eram regidas apenas pela troca de dinheiro por um produto ou serviço. No entanto, o cenário atual é completamente diferente: existem muitas ofertas dos mesmos produtos e, para fazer a escolha da sua marca de preferência, os consumidores consideraram os diferenciais que ela oferece.

Somado a isso, indivíduos da geração Millennial e geração Z são muito mais exigentes, com um desejo de relações mais afetivas, próximas e especiais. Acima de tudo, eles buscam por empresas que compartilham dos mesmos ideais e cultura.

Portanto, construir um e-commerce personalizado tornou-se uma peça fundamental para negócios que querem ganhar a atenção do seu público-alvo.

Como personalizar a experiência do cliente?

O ambiente do e-commerce é um dos elementos que pode potencializar a estratégia de experiência do consumidor. Por isso, nada melhor do que conhecer as ações e ferramentas capazes de ajudar você a garantir uma performance diferenciada. Veja a seguir algumas delas.

Facilite o acesso aos melhores produtos e preços

Já pensou nas alternativas mais eficientes para facilitar a jornada do visitante na sua loja virtual? Muitas vezes, o consumidor passa horas buscando pelos melhores produtos, e esse tempo de navegação pode levar ao adiamento ou desistência da compra.

Assim sendo, é necessário criar formas para encurtar esse caminho. Criar um ranking de produtos mais vendidos, por exemplo, garante que o cliente veja quais itens têm boas avaliações do público e os melhores preços.

Da mesma forma, recomendar promoções e produtos com melhor custo-benefício são estratégias que podem cativar os visitantes e aumentar a conversão das vendas.

Ofereça diferentes possibilidades para escolha

Uma das coisas mais valorizadas na relação entre consumidores e marcas é a liberdade de escolha. A verdade é que os indivíduos desejam se sentir no controle durante o consumo. Por isso, proporcionar flexibilidade na experiência em e-commerce também agrega muito valor para o público.

A dica, neste caso, é oferecer opções diversificadas nos seguintes pontos:

Apresente vantagens exclusivas

A personalização do acesso ao site é uma das formas mais diretas de encantar os clientes. Em muitas lojas virtuais, ao fazer o login, o visitante pode aproveitar benefícios exclusivos que vão desde a criação de lista de compras até o uso de descontos especiais e bônus com programas de fidelidade.

Além disso, seu negócio pode aproveitar a inteligência artificial e o uso de dados para customizar a jornada de consumo conforme comportamentos anteriores do usuário. As recomendações são um grande exemplo de personalização, assim como a indicação de produtos para uma venda casada.

Por que investir em uma plataforma open source?

Apostar na implementação de uma plataforma de e-commerce open source ou de código-aberto, como é traduzida para o português, é uma decisão de grande importância para a competitividade do seu negócio.

Sabe por quê? Além da disponibilização de funcionalidades de comando do carrinho de compras e controle administrativo das operações da loja virtual, esses sistemas permitem a criação de um site personalizado — você consegue instalar plugins que se encaixam ao modelo empresarial, e também às características dos seus clientes.

Ao fazer a integração com uma plataforma de código-aberto, é possível oferecer diferentes opções de pagamento, customizar o layout da sua página na web, entre outros módulos específicos capazes de gerar a melhor experiência aos consumidores.

Nas plataformas de código-aberto, você é proprietário do código-fonte e pode ter uma solução própria. E mais! Os desenvolvedores trabalham de forma contínua no processo de atualização do sistema. Portanto, sua empresa tem acesso às tecnologias mais avançadas do mercado.

Quais as vantagens de utilizá-la?

As plataformas de código-aberto trazem alguns benefícios que podem influenciar de forma direta no sucesso do seu e-commerce. Confira, a seguir, quais são essas vantagens.

Permite a fidelização

Como mencionado, uma das principais características de uma plataforma open source é a possibilidade de criar um e-commerce personalizado — a estrutura e o funcionamento da loja virtual é alinhada de acordo com as necessidades da empresa, bem como as expectativas do consumidor.

Dessa forma, o cliente vai se sentir confortável e seguro em navegar pelo site. Sendo a primeira experiência positiva, as chances dessa pessoa retornar e fazer novas compras se elevam, aumentando, portanto, os índices de fidelização.

Proporciona flexibilidade

Embora as plataformas de código-aberto tenham um sistema originalmente padrão, sua tecnologia é flexível o suficiente para permitir a integração de diferentes módulos, funções e aplicativos. Fica totalmente a critério da empresa desenvolver a solução ideal para sua demanda.

Portanto, é um ponto alto no desenvolvimento dos processos operacionais da loja virtual que deve ser considerado.

Oferece custo baixo

Para quem pretende escalar com o tempo e possui mais familiaridade com desenvolvimento, o custo reduzido no desenvolvimento é uma das grandes vantagens de uma plataforma open source. No geral, a obtenção do código-fonte ocorre de forma gratuita, e nenhuma taxa adicional é cobrada sobre as vendas do seu e-commerce, tal como as plataformas de código fechado.

Ademais, as plataformas de código-aberto também não limitam o volume de usuários que acessam o site simultaneamente, nem tampouco forçam a contratação de nenhum serviço pago.

Segurança

Outro grande benefício de investir em uma plataforma de código-aberto é a segurança da continuidade do serviço. Isso significa que, se a empresa fornecedora da tecnologia encerrar sua atividade, por exemplo, você consegue migrar o sistema para uma outra ferramenta, sem perder as configurações da sua loja. Não há risco de perder investimento.

A experiência de compra personalizada é o caminho para atrair mais leads e fazer a sua marca ter destaque em meio a um mercado tão competitivo. No caso dos e-commerces, oferecer várias formas de pagamento é uma peça-chave para a conquista de excelentes resultados.

Aposte nessas e em outras estratégias para proporcionar uma jornada diferenciada para seus consumidores e aumentar sua conversão e fidelização de clientes.

Gostou das dicas? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro de outros insights valiosos!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo