Uma capacidade essencial para todo empreendedor é saber fazer a avaliação dos resultados financeiros de sua empresa. Para isso, é muito importante entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.
Do contrário, podem surgir problemas quando alguns empresários tratam os dois termos como sinônimos, algo muito comum de acontecer. Na realidade, porém, os termos são usados para indicar conceitos diferentes.
Entender o significado dos dois é essencial para poder acompanhar a saúde financeira de sua empresa. Isso porque, se você confundi-los, fará a interpretação dos índices de maneira errada e chegará assim a conclusões que não condizem com a realidade. O resultado será a incapacidade de medir corretamente o desempenho financeiro da empresa.
Para que você entenda de uma vez por todas a diferença entre lucratividade e rentabilidade, continue a leitura deste post. Ao longo dele, ensinaremos como dominar e usar esses conceitos em benefício do crescimento de seus empreendimentos!
Primeiro passo: você sabe o que é o lucro líquido?
Antes de mais nada, a fonte de confusão entre lucratividade e rentabilidade é o fato de que ambos são relacionados ao lucro líquido da empresa. Para compreender os conceitos, portanto, é preciso definir esse elemento comum entre eles.
É um conceito simples: partindo do montante de entrada na empresa, o lucro líquido nada mais é que o total de valores que resta após serem deduzidas as despesas com mão de obra, estrutura, impostos e demais custos necessários para a manutenção do negócio. É o lucro líquido que será distribuído entre acionistas e sócios, por exemplo.
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
A lucratividade nada mais é que a margem percentual de lucro líquido da empresa, ou seja, o quanto que ela foi capaz de efetivamente gerar durante um dado período. É uma medida de eficiência e ajuda a determinar se o negócio justifica o investimento feito para que ele se mantenha em operação.
Rentabilidade, por outro lado, serve para medir o retorno de um dado investimento feito no negócio. Em vez de medir o quanto de lucro a empresa deve obter, ela serve para avaliar a viabilidade e o potencial benefício de estratégias de investimento.
Apesar de suas diferenças, vale lembrar que ambos os conceitos precisam ser utilizados em conjunto para avaliar a saúde financeira da empresa. Isso porque é possível que uma empresa tenha lucratividade satisfatória sem ter bons retornos sobre investimentos, o que indicaria que o valor que precisa ser investido é tão alto quanto ou maior que os lucros obtidos.
Por outro lado, é também possível que um determinado negócio tenha investimentos de boa rentabilidade, mas apresente baixa lucratividade geralmente. Um cenário como esse indicaria altas despesas, o que exigiria rever a viabilidade das operações. Somente com o uso cuidadoso de ambos os índices é possível ver se um resultado positivo não mascara outro índice negativo.
Como calcular lucratividade e rentabilidade?
Antes de mais nada, é preciso ter em mãos os dados que compõem a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). A DRE consiste no conjunto de informações financeiras de sua empresa que reúne, entre outros dados, o volume e os valores das vendas, as deduções de impostos e ainda o lucro obtido no período analisado.
Para calcular a lucratividade, antes é preciso descobrir o lucro líquido. Ele pode ser calculado subtraindo as despesas e os impostos incidentes sobre lucro do valor do lucro total. De posse do lucro líquido, basta dividi-lo pelo valor da receita bruta para obter a lucratividade de seu empreendimento.
Em forma numérica, temos que lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) X 100. Assim, entende-se por que a expressão numérica da lucratividade será dada em valores percentuais. De posse dessa porcentagem, será possível verificar se os resultados financeiros desejados foram obtidos.
A rentabilidade também é dada em valores percentuais, como vimos. Podemos calculá-la dividindo o valor do lucro líquido pelo do investimento, o que nos dá a fórmula: rentabilidade = (lucro líquid/investimento) X 100. Com o valor obtido, veremos se o retorno sobre o investimento projetado será positivo ou negativo, e por que margem.
Por que preciso acompanhar os índices?
Monitorar a lucratividade é essencial para a estratégia da empresa. Verificar alta lucratividade é sempre desejável, mas um fator ainda mais importante é entender como ela se distribui ao longo do tempo.
Um comércio de bens sazonais, por exemplo, precisa se programar para períodos de maior e menor lucratividade durante o ano. Já uma empresa capaz de vender seus bens durante o ano inteiro pode adotar estratégias de lucratividade menor, porém, que sejam mais sustentáveis. O maior volume de vendas poderá compensar no longo prazo.
Já a rentabilidade indica o custo de oportunidade da abertura e continuidade da empresa. Ele deve ser sempre contrastado com outras oportunidades de investimento, e frequentemente monitorado diante das flutuações do mercado. Somente assim os retornos poderão ser maximizados.
Como acompanhar a lucratividade e a rentabilidade?
Uma boa estratégia para monitorar a lucratividade e rentabilidade de seu negócio é desenvolver a prática de manter registros fiscais cuidadosos ao longo do tempo. Não basta somente observar os resultados mais atuais: com os dados de períodos anteriores, é possível fazer uma série histórica que permite observar a performance do negócio no longo prazo e a partir disso orientar a ação presente e futura.
Outra boa prática nesse sentido é comparar os resultados obtidos com os de outras empresas do mesmo segmento. Fazer isso permite situar o seu negócio diante da média do mercado, que é sempre uma referência importante. A partir dela, fica mais fácil avaliar se os resultados e investimentos têm sido satisfatórios ou se precisam ser revistos.
Para fazer esse acompanhamento, use a tecnologia a seu favor. Planilhas automatizadas e softwares de contabilidade, por exemplo, são ferramentas importantes para que o panorama financeiro do empreendimento fique o mais claro e organizado possível. Softwares de gestão também auxiliam, já que podem indicar, por exemplo, produtos que ficam parados no estoque e podem afetar os índices negativamente, e vice-versa.
Como você acabou de ver, entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade é fundamental para avaliar a performance da sua empresa e elaborar estratégias ao longo do ano. Por isso, comece a diferenciar os conceitos e veja como as coisas podem melhorar!
Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este? Assine agora mesmo a nossa newsletter e se mantenha informado sobre como administrar sua empresa!