E-book intermediador

O que é CRM e porque usar na minha startup?

O que é CRM e porque usar na minha startup?
ebook startup

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é prioritário entre os valores da sua startup? Esperamos que sua resposta inclua um relacionamento com o cliente de excelência porque, de fato, esse fator é um dos mais importantes para o sucesso.

Por isso neste texto apresentaremos o que é CRM e como ele será estratégico para os bons resultados. Sabemos que vender e atender pessoas é sempre desafiador. Felizmente, você conta com ferramentas altamente estratégicas para o seu negócio.

O CRM é uma delas. Pronto para conhecê-lo melhor?

O que é CRM?

Essa pequena sigla que você provavelmente já ouviu ou leu por aí significa Customer Relationship Management. Em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, e é por isso que todos falam tanto desse sistema.

O CRM é um software que centraliza todos os processos de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Isso certamente otimiza todas essas rotinas. Por isso, pequenas e grandes empresas precisam entender o que é CRM e como fazer bom uso dele.

Ele é usado por todos os colaboradores da organização para receber dados dos clientes e registrar os processos que envolvem às duas partes, como vendas, solução de problemas, pedidos, sugestões e muito mais.

Essa centralização dos dados tem um fim: a fidelização de clientes.

Por que usar um CRM?

Agora que você já sabe o que é CRM, pode ainda estar em dúvida se ele é realmente necessário. A resposta é sim!

Sabemos que dados por si só são apenas dados. E aí está a grande diferença desse sistema: ele organiza todos os dados de forma a serem facilmente interpretados, os transformando em informações concretas. Isso é valioso!

A grande vantagem de usar um CRM é que o gestor da empresa ganha uma visão ampla do próprio negócio. Essa visão é fundamental para nortear decisões que levam ao crescimento.

Quais são as vantagens de usar um CRM em uma startup?

Se o seu negócio é uma startup, é fundamental entender bem o que é CRM logo no início dos trabalhos. Isso te dará uma grande vantagem, já que terá, desde o início, todos os processos organizados e otimizados para fidelizar os clientes.

Se você quer conhecer quais são os benefícios específicos que uma startup pode ter ao usar o CRM, separamos alguns para você. Explicaremos detalhadamente cada um deles.

Visão panorâmica e em tempo real

Uma das grandes vantagens de usar um Customer Relationship Management certamente é a visão ampla que o gestor pode ter em relação ao seu negócio.

Imagine precisar perguntar diretamente a cada setor como andam os processos e se tudo está correndo bem. Isso até pode dar certo no início, mas logo você perceberá que está perdendo um tempo valioso. Quando sua empresa crescer, será simplesmente inviável não centralizar informações.

Por isso, já comece fazendo o certo e saia na frente de empreendedores que não se preocupam com uma gestão eficiente!

Com um CRM você certamente conseguirá acompanhar em tempo real tudo que acontece na sua empresa e isso te ajudará a tomar decisões rápidas e com segurança.

Atendimento ao cliente

Você quer atender com excelência? Esperamos que sim. Por isso você precisa saber muito bem o que é CRM e como usá-lo para alcançar esse objetivo.

A primeira coisa que você precisa saber é o que CRM otimiza seu atendimento, seja para venda, seja para suporte e resolução de problemas.

Por exemplo, você já entrou em contato com uma empresa por várias vezes e, a cada vez, precisou explicar todo o seu problema? Isso acontece muito e, provavelmente, essas companhias não tem um bom sistema de atendimento.

Isso enfraquece a imagem da empresa e para uma startup, é extremamente prejudicial. Usar um software de qualidade permitirá que cada cliente seja atendido da melhor forma possível, com soluções rápidas e eficazes e com um acompanhamento que só agrega valor.

Follow-up

É claro que o objetivo principal de um negócio é vender, sejam produtos ou serviços. Mas para uma startup nem sempre é fácil já começar com as vendas em alta por isso, estratégias são necessárias!

Você deve saber que o marketing é uma das chaves para o sucesso de um negócio. Mas sabe que o CRM também te ajuda nisso? Por meio dele você entra em contato com seus clientes e os atende de forma eficiente, promovendo sua marca e criando relacionamento.

Usar um CRM possibilita que você acompanhe de perto cada um dos seus leads até eles se tornarem clientes fiéis. Depois disso, você ainda usa o CRM para elaborar estratégias que gerarão o aumento do ticket médio e das vendas em sua empresa.

Afinal, entender as necessidades do público é o que faz o sucesso de uma empresa, e um sistema de relacionamento com o cliente é seu aliado nisso.

Indicadores e métricas

Já falamos muito aqui sobre a importância de ter acesso às informações. Os dados são, atualmente, elementos que regem todo o processo de tomada de decisões em uma empresa.

Para isso, você precisa de um software que organize de forma eficaz os dados. Nem todos os sistemas fazem isso e o gestor acaba ficando perdido em meio a números que não fazem sentido.

Nisso, a capacidade de recolher, centralizar e organizar os dados do CRM é fundamental. Por meio dele o empreendedor consegue relatórios com métricas completas e indicadores bem definidos.

Acompanhamento da equipe

Por fim, o CRM ainda auxilia no acompanhamento de perto do seu time de vendas. Lembra da visão panorâmica que citamos acima? Pois é! Além de conhecer os desejos dos seus clientes, o sistema vai permitir que você observe o desempenho da sua equipe.

Ver como o atendimento está sendo realizado permite que você elabore estratégias para otimizar ainda mais os processos, oferecer melhor infraestrutura para os colaboradores e pensar treinamentos para aprimorar as vendas.

Agora que você já sabe o que é CRM, deve ter notado que ele é uma das tecnologias essenciais para sua startup. Certamente você quer agregar ainda mais valor ao seu negócio, por isso, conheça mais 10 tecnologias essenciais para ajuda-lo nessa missão!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo