O modelo de recorrência é uma forma de pagamento que ficou bastante popular nos últimos anos e que tem mudado a maneira com que diversos empreendimentos (de diversos segmentos) negociam seus produtos/serviços e se relacionam com seus consumidores.
Sabe aquelas marcas que vendem seus serviços por meio de assinaturas, mensalidades e planos recorrentes?
Elas atuam dentro dessa modalidade de negócio. Funciona assim: em vez de fecharem uma única venda, elas vendem o acesso, sendo que a aquisição se dá de forma continuada. Em suma, é um tipo de venda periódica automática que, em geral, é feita de mês a mês.
Continue lendo este post para conhecer as vantagens que podem ser adquiridas com o modelo de recorrência.
1. Facilidade para captar e fidelizar clientes
Um dos fatores mais interessantes desse tipo de pagamento é o valor acessível. Os assinantes pagam somente enquanto usam o serviço. Com isso, é possível definir um preço mais baixo em curto e médio prazo.
Sem contar a flexibilidade, já que pode ser feito mensal, semestral ou anualmente, conforme o objetivo da empresa.
Essa comodidade também gera uma maior fidelização da clientela, pois, é comum oferecer vantagens de acordo com o plano assinado. Por exemplo, se o consumidor escolher o plano de 12 meses, ele terá desconto de 20% ou ainda ganhará uma bonificação extra.
2. Risco mínimo de inadimplência
Como o valor faturado é descontado de forma automática, existe uma maior probabilidade de os pagamentos serem efetuados em dia, diminuindo o risco de inadimplência.
Isso porque, em geral, o limite do cartão não é reduzido com o modelo de recorrência, o que dá mais segurança e tranquilidade para empresas que disponibilizam esse tipo de pagamento.
3. Maior confiabilidade no negócio
A chance de ocorrer erros como cobranças em duplicidade ou de valores incorretos é mais baixa, pois, todos os registros de recebimento ficam com a operadora do cartão e serão apenas repetidos enquanto o contrato durar.
Com a eliminação de transtornos causados pelo processo de pagamento, o grau de satisfação do público tende a crescer de forma significativa.
4. Previsibilidade financeira
Essa modalidade de negócio permite que você saiba, com exatidão, o quanto receberá em determinado período. Com isso, fica mais fácil criar planos econômicos e definir o momento ideal para agir.
O controle financeiro torna-se ainda mais preciso quando se sabe o dia exato das entradas. Isso permite que você planeje melhor a tomada de decisões, conforme a realidade monetária da empresa.
Se você está cogitando montar uma start up com o modelo de recorrência, é necessário fazer um mapeamento. Para isso, levante as características e particularidades do seu empreendimento e analise quais são as demandas do mercado consumidor em que a sua solução se encaixa.
Você precisa estar preparado para oferecer um serviço atrativo e de qualidade aos clientes. Como é muito simples contratar e cancelar, o público deve ser o centro da sua estratégia.
Graças às diversas vantagens do modelo de recorrência, ele veio para ficar. Isso nada mais é do que o reflexo das mudanças de consumo da sociedade — que se tornou imediatista e preza por comodidade. Tanto os novos negócios quanto aqueles que já estão consolidados precisam abraçar essa nova realidade para se manterem competitivos.
E então, o que achou deste conteúdo? Que tal aproveitar o gancho desta leitura para aprimorar seus conhecimentos? Descubra como aplicar a matriz BCG no seu negócio!