Banner intermediador
Startup e tecnologia: 10 tecnologias essenciais para seu negócio

Startup e tecnologia: 10 tecnologias essenciais para seu negócio

De escolher a comida a ser entregue na sexta-feira à noite a fazer contato com um familiar que está em outro canto do país, passando por buscar respostas para dúvidas no Google, a inteligência artificial está em todos os lugares. No segmento corporativo, então, ela já é primordial. Por isso, startup e tecnologia devem caminhar juntas.

O investimento em software pode contribuir para a diminuição de custos, a automação de processos burocráticos, o aumento da eficiência das atividades, a atenuação de falhas, o incremento da produtividade e, ainda, dar abertura para que inovações sejam implementadas.

Quer ver dicas sobre quais tecnologias são essenciais? Continue a leitura e saiba como fazer a diferença!

Startup e tecnologia: dicas de softwares

As responsabilidades com as quais o empreendedor precisa lidar para administrar uma startup são muitas: fazer planejamentos, lembrar-se de prazos, concentrar-se em metas, manter-se criativo, analisar resultados, entregar soluções e assim por diante. Contar com a ajuda da inteligência artificial pode facilitar todos esses desafios. Veja como a seguir!

1. Sistema de gestão empresarial

Conhecido, ainda, como Enterprise Resource Planning (ERP), esse sistema facilita o fluxo de informações obtidas de diferentes processos. Para isso, ele coleta e organiza dados, que podem ser mostrados em tempo real, para otimizar as tomadas de decisão.

Dessa forma, quando uma venda é registrada, por exemplo, o estoque é ajustado, e as contas a receber e a pagar são programadas. Isso permite a comunicação entre todos os setores e a análise rápida de recursos, de forma a reduzir custos e economizar tempo.

2. Software de gestão de pessoas

Esse sistema une todas as informações relativas à área de recursos humanos (RH). Entre elas estão os resultados de avaliações de desempenho, o plano de carreira, as capacidades de cada funcionário, as responsabilidades dos profissionais, a gestão de metas, os salários, a progressão de desempenho e outros.

Ter esses dados reunidos facilita sua análise. Assim, é possível perceber, por exemplo, os tipos de competências necessários nas atividades da companhia ou, ainda, entender o motivo da falta de motivação dos colaboradores.

3. Software de gestão de projetos

Para dar certo, uma startup precisa ter um projeto bem delineado. Com a inteligência artificial, fica mais fácil estruturar, automatizar os aspectos burocráticos e compreender a subdivisão dos componentes do escopo. Além disso, o projeto deve ter controle de custos e do cronograma para garantir mais eficiência na entrega de resultados.

4. Organizador de compromissos

Com tantas atribuições e responsabilidades, a saída é ter o auxílio de recursos digitais, que marquem tarefas, horários e compromissos. Além de evitar falhas humanas, como a marcação de mais de uma atividade no mesmo horário, permite lembrar, com antecedência, de todos os afazeres. É como uma secretária digital, com várias funções.

5. Aplicativo de interações e conversas

Esses softwares permitem ter conversas e fazer reuniões sem que todos os participantes estejam fisicamente no mesmo lugar. Cidades com problemas de trânsito ou o fato de o colaborador ter mais de um emprego deixam de ser obstáculos. Com eles, é possível fazer videoconferências para decidir sobre os rumos que o empreendimento deve tomar.

6. Software de definição de planos

Um dos mais populares dessa área e muito usado por startups e empreendedores de diversos ramos é o Canvas. Ele é montado em nove blocos: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias, fonte de receita e estrutura de custos.

Utilizado de forma digital, o Canvas permite simplificar o planejamento do negócio e ainda possibilita que se tenham mais insights durante sua estruturação. Além disso, pode ser usado antes do lançamento de um produto para ajudar a explorar todas as possibilidades e, assim, poder se certificar da viabilidade do negócio.

7. Aplicativo de gerenciamento de arquivos

Hoje em dia, com a preocupação com a sustentabilidade, os recursos precisam ser preservados. Sem contar que um computador pode ter problemas, com o passar do tempo, por guardar um grande número de arquivos.

Aplicativos como o Dropbox permitem que as informações sejam mantidas na nuvem. Isso evita perdas e possibilita o compartilhamento entre várias pessoas ao mesmo tempo. E o espaço de armazenamento ainda pode ser aumentado, caso seja necessário.

8. Organizador de e-mails

Para evitar que uma mensagem importante seja ignorada, perca-se em meio a outras sem relevância ou vá parar na caixa de spam, é preciso usar um software que ajude a ordenar e classificar e-mails. Ele ajuda a encontrar contatos, anexos, informações, dados sobre clientes e até a decidir o instante de mandar uma mensagem.

9. Gateways de pagamento

Esse tipo de software permite que o cliente faça pagamentos. Pode ser utilizado a distância em e-commerces, por exemplo. Ele conecta a empresa à rede bancária e criptografa os dados quando o cliente os insere. O gateway tem checkout transparente, possibilita que a startup aceite diferentes bandeiras de cartão e oferece opções de parcelamento.

A depender do software utilizado, é possível, ainda, usar o switch de adquirência. Trata-se de um dispositivo que encaminha o pedido para outra operadora cadastrada quando a transação do consumidor é negada. Assim, a startup evita perder boas vendas.

10. Intermediadores de pagamento

É outra opção de facilitação de pagamento. Quando o cliente faz a compra, ele é direcionado a um site ou a uma plataforma, que será responsável por todo o processo até sua efetivação.

Além de fazer o direcionamento, um bom intermediador já vem com opções de análise de risco das transações, prevenção de fraudes, proteção contra chargeback e tarifas flexíveis. Em outras palavras, é adequado a todos os modelos de negócios.

Ter sucesso exige dedicação e sacrifício, mas o apoio de softwares de gestão ajuda a descomplicar grande parte da caminhada da companhia ao evitar falhas, diminuir custos, otimizar processos, facilitar as tomadas de decisão e prevenir fraudes. Unir startup e tecnologia é, dessa forma, essencial para impulsionar os resultados do empreendimento.

Quer manter-se sempre por dentro de informações importantes que podem ajudar na estruturação de um negócio? Então, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão diretamente no seu e-mail!

Receba os melhores conteúdos sobre formas de pagamento online!
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Designer Gráfico e Web, sua passagem por agências de publicidade, como Diretor de Arte e Criação, trouxeram experiência em Fotografia, Cinegrafia e Motion Graphics. Acredita que através do Design, pode ajudar a melhor o dia a dias das pessoas. Estuda estratégias de SEO e Growth Hacking, especialista em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo para Web 2.0.