Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

O que é a gestão horizontal e como utilizá-la em startups?

Empresas inovadoras de todo o mundo têm apostado na gestão horizontal, um modelo marcado por dar mais autonomia aos colaboradores.

O que é a gestão horizontal e como utilizá-la em startups?

O cenário comercial atual é extremamente dinâmico, marcado por constantes transformações tecnológicas e muitas instabilidades. Para conseguir se sobressair, empresas precisam estar aptas a fazer movimentos de gestão ágeis e precisos em busca de acompanhar ondas e tendências.

Por isso, um modelo administrativo que ganha cada vez mais força é a gestão horizontal. Adotada por algumas das empresas mais inovadoras do mundo, a gestão horizontal garante mais rapidez e flexibilidade nas tomadas de decisões.

Isso a coloca como uma excelente alternativa para ser implementada em startups. Para saber suas principais características e acompanhar algumas dicas sobre como aplicá-la em sua empresa, siga acompanhando este post!

Como funciona a gestão horizontal?

O tradicional modelo de gestão se baseia na construção de diversos níveis gerenciais com várias hierarquias. Os diversos líderes são responsáveis pelas tomadas de decisões estratégicas e pelo fluxo de informações entre os diversos departamentos. Já a gestão horizontal apresenta uma abordagem que aposta em um modelo organizacional menos rígido. Nela, os colaboradores têm mais autonomia em suas funções, e também mais responsabilidades.

Os líderes continuam existindo, mas em um modelo menos segmentado, mais amplo e menos autoritário. Eles deixam de ser responsáveis por dar ordens e tomar decisões e passam a funcionar como pivôs que organizam ideias e coordenam decisões conjuntas. Além disso, eles também promovem uma comunicação mais flexível e direta com outros departamentos.

Quais são os maiores benefícios de uma gestão horizontal?

Após conhecer os conceitos básicos desse modelo de gestão, agora é o momento de analisar os principais benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

Ambiente empresarial colaborativo

A estrutura organizacional de uma gestão horizontal quebra a tradicional lógica da competitividade em busca de cargos de liderança mais altos. Os objetivos dentro da empresa deixam de ser individuais e passam a ser conjuntos, favorecendo a construção de um ambiente mais colaborativo.

Assim, as equipes de colaboradores — mais autônomas e igualitárias — trabalham melhor em sinergia, em busca do melhor resultado para todos. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais descontraído e saudável, com equipes mais motivadas e capazes de promover um melhor desenvolvimento.

Mais agilidade na comunicação

Em uma estrutura horizontal, as informações circulam mais facilmente pela empresa, uma vez que as pessoas podem conversar entre si. Não há necessidade de se reportar a gerentes ou intermediários em busca de sistematizar ou seguir processos estabelecidos de comunicação.

Dessa forma, há um enorme ganho de agilidade e eficiência, com menos esforço por parte da empresa. Fica mais fácil garantir que todos os envolvidos em determinadas ações tenham acesso e conhecimento às diretrizes adotadas.

Quais exemplos de uso bem-sucedido da gestão horizontal existem?

A gestão horizontal vem sendo amplamente utilizada por startups após modelos bem-sucedidos estabelecidos por grandes empresas, como Netflix, Google e Tesla. Para exemplificar um pouco do funcionamento do modelo, vamos apresentar o exemplo da Netflix, por ser a empresa que o adotou há mais tempo e que é prova de sua sustentabilidade em longo prazo.

Netflix

A empresa usa esse modelo desde 2009, e na sua declaração de cultura organizacional coloca que sua prioridade são as pessoas, não os processos. A decisão causou polêmica na época, devido à quebra de paradigmas. Entre as principais características implementadas, a empresa ressaltou:

  • o encorajamento das tomadas de decisões independentes por seus colaboradores;
  • manter na equipe somente pessoas altamente eficientes;
  • compartilhar informações de forma aberta e deliberada;
  • praticar ao extremo a gentileza entre a equipe;
  • evitar regras.

Observando o crescimento da Netflix, desde a adoção do modelo de gestão até o momento atual, é difícil acreditar que não foi uma decisão correta.

Como implementar a gestão horizontal em uma startup?

Aplicar esse tipo de estrutura em uma startup pode tornar a empresa mais ágil e com melhor custo-benefício de operação. O modelo mais enxuto tende a permitir maior fôlego para investimentos e maior sustentabilidade no longo prazo. Sua aplicação está baseada em uma decisão estratégica e envolve a atitude de remodelar a estrutura de cargos. Para te ajudar, listamos aqui algumas dicas de como colocar a gestão horizontal em prática na sua empresa.

Leve a nova estrutura em consideração nos processos de recrutamento

Já que seu foco será em uma gestão que tem o colaborador como protagonista nos processos e decisões, você precisa escolher pessoas alinhadas a essa filosofia. Colaboradores com posturas reativas, individualistas ou apenas focados em suas funções, sem se envolver nos processos da empresa, não são os mais indicados para esse modelo. Prefira perfis mais autônomos e com senso crítico apurado, com boa capacidade de lidar com o trabalho em equipe.

Promova a interação entre diferentes áreas e cargos

Trabalhe para que exista maior intercâmbio de informações entre as diversas áreas da sua startup. Quanto mais seus colaboradores entenderem sobre os processos e desafios de áreas diferentes das que eles atuam, melhor. Assim, eles terão mais amplitude em suas visões na hora de compartilhar novas ideias e tomar decisões. Além disso, ao agir dessa forma, você promoverá uma cultura voltada à livre circulação de ideias e à criatividade.

Estimule a autonomia dos seus colaboradores

Talvez, essa seja a parte mais difícil para a maioria dos empresários — entretanto, ela é também a maior chave de mudança do paradigma. O foco aqui é expandir a confiança de apenas poucos funcionários para toda a equipe. Distribua funções e responsabilidades e dê liberdade para tomadas de decisões dentro de alguns parâmetros previamente combinados. Esse é o caminho para os talentos individuais se destacarem e beneficiarem a toda a equipe.

Percebeu como o modelo de gestão horizontal pode ser extremamente vantajoso e decisivo para o sucesso da sua startup? Agora, cabe a você analisar o perfil da sua equipe e cultura organizacional instalada no seu negócio para aproveitar essa ideia, da melhor maneira.

Para decidir quais serão os seus próximos passos de gestão, continue acompanhando os conteúdos da Yapay. Para te ajudar nesse processo, indicamos alguns fatores que diversas startups de sucesso têm em comum. Tenha uma boa leitura e faça bons negócios!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo