Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Internet das Coisas: 5 exemplos de como essa tecnologia tem sido usada no e-commerce

Com a popularidade dos e-commerces em constante aumento, soluções inovadoras como a Internet das Coisas têm se tornado um diferencial de destaque perante a concorrência.

Internet das Coisas: 5 exemplos de como essa tecnologia tem sido usada no e-commerce

Existem muitos exemplos de Internet das Coisas que podem ser aplicados no e-commerce. Afinal, grande parte dessas funcionalidades disponíveis tornam os processos mais otimizados.

No entanto, antes de buscar por essas soluções, é preciso entender como elas funcionam e quais são as melhores aplicações dessas tecnologias para as lojas online.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é a Internet das Coisas e como ela pode ser aplicada para beneficiar o seu e-commerce. Continue a leitura e confira!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things — IOT), é um conceito com base na revolução tecnológica, que permite às ferramentas digitais — tanto as utilizadas no cotidiano profissional, como no pessoal — estarem conectadas à rede mundial de computadores.

A ideia principal é proporcionar inteligência artificial a objetos tecnológicos simples, que proporcionam comodidades às atividades rotineiras.

Com o crescimento das negociações e transações financeiras por meio de plataformas digitais, como o e-commerce, é cada vez mais necessário que a Internet das Coisas faça parte dos processos que envolvem as lojas virtuais.

Quais são os principais exemplos de Internet das Coisas para o e-commerce?

As empresas de comércio digital estão sempre à procura de maneiras de criar um diferencial competitivo e melhorar o desempenho de seus empreendimentos. Por isso, devem buscar soluções tecnológicas que permitam que as atividades manuais sejam substituídas por processos tecnológicos inteligentes.

Logo, preparamos uma lista com algumas das principais aplicações da Internet das Coisas para e-commerce. Confira!

1. Análise de mercado

Com uma ferramenta de coleta, armazenamento e interpretação de dados eficiente, as empresas online podem entender muito mais sobre os seus consumidores para entregar produtos e soluções que conversem diretamente com as suas necessidades e os seus desejos.

A capacidade de interpretar dados e informações sobre o mercado consumidor, fornecedor e de concorrentes é um fator determinante para empresas que desejam se tornar autoridade em sua área e conquistar, de maneira eficiente, a fidelidade dos clientes.

2. Gestão de estoque

A Internet das Coisas permite que todos os produtos do varejo online de uma loja sejam monitorados, levantando dados essenciais para a saúde financeira do negócio.

Com uma etiqueta eletrônica equipada com um chip, por exemplo, uma loja pode rastrear os seus produtos, analisar os itens mais consumidos, entender a velocidade de giro e saber quais itens recebem menos atenção dos clientes. Com essas informações, as tomadas de decisão são muito mais precisas.

3. Entrega de pedidos

Essa funcionalidade permite que os clientes monitorem, em tempo real, o andamento das entregas. Mensagens automatizadas informam sobre o andamento dos pacotes e fazem com que a experiência de compra seja otimizada.

4. Controle da condição do ambiente

Por meio de alertas, é possível monitorar e controlar a temperatura ambiente dos depósitos. Para as lojas online que comercializam produtos perecíveis, contar com esse controle eficiente é fundamental.

5. Wearables

Os produtos eletrônicos que podem ser vestidos — como smartwatches — permitem que a experiência de compras seja mais tecnológica e facilitada. Assim, os usuários evitam sair de casa com cartão ou dinheiro, podendo realizar seus pagamentos através do relógio inteligente.

Quais são os principais benefícios da Internet das Coisas?

As empresas de comércio eletrônico que utilizam a Internet das Coisas para melhorar os processos do negócio, e a vida de consumidores, tendem a obter resultados mais satisfatórios.

Muitos dos exemplos de Internet das Cosias citados neste artigo tendem a diminuir custos, otimizar a experiência de compras, melhorar o tempo de entrega e aumentar as vendas.

Como vimos, a Internet das Coisas é uma forte aliada das lojas online. Isso porque ela permite um correto gerenciamento do estoque, ajuda a realizar uma análise mercadológica mais eficiente, facilita e monitora a entrega de produtos, realiza um controle de temperatura adequado e proporciona uma experiência de compras condizente com as tecnologias disponíveis no mercado.

Se você quer saber mais sobre como aplicar esses exemplos de Internet das Coisas na sua loja virtual, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo