Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Quais as vantagens do outsourcing para uma startup? Entenda

O outsourcing para startup é capaz de potencializar as operações e otimizar o empenho de recursos. Entenda o conceito e as vantagens da sua aplicação.

Quais as vantagens do outsourcing para uma startup? Entenda

O outsourcing para startup é uma maneira de obter serviços especializados com redução de custos e otimização de tempo. Quando a sua empresa precisa executar um projeto e não tem mão de obra especializada, a alternativa surge para oferecer soluções mais rápidas e sem comprometimento do seu negócio principal.

Desse modo, é importante conhecer o que significa o outsourcing e os modelos dessa prática que existem no mercado. Além do mais, é fundamental compreender as principais vantagens que as startups usufruem ao adotar essa modalidade de contratação de serviços. Confira!

Saiba o que é outsourcing para startup

A expressão em inglês outsourcing é usada para denominar a prática de terceirização de serviços com a finalidade de impulsionar a produtividade de uma empresa. Com isso, é possível diminuir o volume de tarefas dos funcionários dessa organização e alcançar novas tecnologias. Essa é uma alternativa adotada por várias empresas, inclusive por startups.

Categorias de outsourcing

Existem vários tipos de outsourcing, que podem atender a objetivos específicos das organizações. Uma das modalidades é a tática, que consiste na terceirização de uma tarefa que não é fundamental para a sua empresa, a fim de diminuir os custos. Outro tipo é a estratégica, quando há intenção de um contrato estável com a empresa subcontratada.

Já o co-sourcing é quando a contratante e a terceirizada compartilham riscos e deveres na execução do serviço. A modalidade in house é quando o outsourcing é realizado dentro da empresa que contrata os terceiros e a offsite, dentro da terceirizada e diretamente para o consumidor. Por fim, o tipo offshoring se trata da contratação de uma instituição estrangeira.

Outsourcing de TI

Entre os serviços que podem ser terceirizados nas empresas, estão os de TI. Desse modo, de acordo com o Glossário de TI da Gartner, o outsourcing de TI é a terceirização de serviços de Tecnologia da Informação, a exemplo das soluções de infraestrutura, dos serviços de aplicativos e o desenvolvimento de software.

A adoção dessa medida pode acarretar redução de custos e no aproveitamento da expertise externa. Desse modo, as startups que investem em outsourcing de TI passam a ter acesso a profissionais especializados e potencializam as operações. Provavelmente, as empresas não conseguiriam o mesmo resultado se contratassem diretamente o serviço.

Conheça 6 vantagens do outsourcing para startups

Ao terceirizar os serviços de TI, as startups podem ser beneficiadas com a diminuição de custos operacionais e a obtenção de maior foco no core business. Além disso, as empresas ainda podem alcançar a melhoria na qualidade da entrega, o acesso à tecnologia e a profissionais especializados. Saiba mais a seguir.

Diferencial no mercado

A terceirização de serviços de TI pode ajudar no desenvolvimento dos processos das empresas e no posicionamento em um melhor patamar competitivo. Dessa maneira, uma companhia que acabou de entrar no mercado pode, por meio do investimento em outsourcing, ampliar o alcance e ganhar um diferencial diante das concorrentes.

Melhoria na qualidade de entrega

Contar com um time especializado nos momentos que a sua empresa precisa é um ponto fundamental para o andamento dos processos corporativos. Em lugar de se dedicar para contratação dos profissionais de forma direta, a terceirização reduz o tempo para recrutamento e os recursos que seriam gastos com essa finalidade.

Optar pelo outsourcing facilita a administração das demandas das organizações. Muitas vezes, as startups precisam contratar serviços de tecnologia para projetos pontuais. Portanto, a terceirização surge como uma escolha que consegue otimizar o período de entrega e a qualidade do resultado.

Redução de custos

O investimento em salários de uma equipe de TI própria e em máquinas para auxiliar os profissionais nas tarefas costuma ser alto. Além disso, fica mais difícil fazer o controle dos gastos quando essa contratação não é terceirizada. Afinal, as empresas podem encarar mais impasses diante da falta de experiência na execução desse tipo de serviço.

Por outro lado, o outsourcing consegue minimizar a chance desses problemas, ao ampliar a garantia de qualidade na entrega dos serviços. As empresas terceirizadas de TI têm potencial para oferecer trabalhos atualizados com as tendências do mercado e ajustados às normatizações do setor.

Acesso à tecnologia

O investimento em outsourcing de TI também dá acesso à tecnologia sem a necessidade de treinar os seus funcionários ou de contratar profissionais especializados. Esse é um benefício muito importante, visto que há um déficit de mão de obra em Tecnologia da Informação.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2019, 46 mil pessoas se formavam por ano para atender a essas vagas. No entanto, a demanda anual por novos talentos é projetada em 70 mil profissionais até 2024.

Segurança

A segurança das informações é um ponto que ganha cada vez mais atenção nas organizações. O outsourcing de TI pode garantir as soluções de segurança de dados que a sua empresa precisa, já que contam com profissionais e apresentam conhecimento no uso de tecnologias que garantem mais proteção das informações.

Core business

Outro motivo que leva empresas a terceirizarem os serviços de Tecnologia da Informação é a otimização das horas de trabalho dos seus funcionários. O modelo outsourcing permite a contratação de pessoas qualificadas que podem executar as tarefas que a sua companhia precisa em menos tempo.

Desse modo, a sua equipe pode se dedicar às atividades-fim (core business), em que a sua startup tem expertise. Essa é uma estratégia que é capaz de aperfeiçoar os serviços de tecnologia que a sua empresa necessita, sem a preocupação em ocupar os seus empregados de forma indevida.

Com base no que foi apresentado, você compreendeu que o outsourcing para startup é uma estratégia que pode oferecer serviços especializados, com otimização de despesas e de tempo. A terceirização permite contar com profissionais qualificados em outras áreas sem comprometer o seu negócio principal.

Gostou do nosso artigo? Entre em contato com Yapay e conheça mais sobre nossos serviços!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo