Mapear processos é uma atividade recorrente de acompanhamento de atividades encadeadas que ocorrem de modo constante na sua empresa. Já o mapeamento de processos financeiros é esse mesmo acompanhamento, porém especificamente focado nas atividades que envolvem pagamentos.
Se você acha que essa é uma necessidade trivial, este texto vai mostrar a importância dessa função no seu empreendimento.
O que é o mapeamento de processos financeiros?
O que o SAC de uma empresa de telefonia, a contratação de um negócio de limpeza terceirizada e a publicação de relatórios contábeis para investidores têm em comum? Todos envolvem processos financeiros. Logo, precisam de uma mapeamento de suas etapas para serem entregues com tranquilidade.
Basicamente, o mapeamento de processos financeiros é o ato de destrinchar essas entregas em atividades, estruturar essa cadeia, vigiar o seu cumprimento e propor melhorias no processo.
É uma ação que se retroalimenta buscando aperfeiçoar o dia a dia financeiro da sua empresa para evitar falhas.
Qual é a importância para a startup?
Startups são empresas que precisam estruturar processos em uma velocidade extraordinariamente rápida, crescendo muito em pouco tempo. Também se caracterizam pela necessidade de investimento inicial alto, justamente para viabilizar esse crescimento.
O mapeamento de processos financeiros é a ferramenta que possibilita otimizar as atividades do negócio, de modo a garantir fluxo de caixa e demonstrar viabilidade a longo prazo.
Como fazer o acompanhamento de processos financeiros?
Se você já entendeu a importância desse monitoramento financeiro, mas não faz ideia de como aplicar no seu negócio, não se preocupe. Siga este passo a passo e comece o quanto antes.
Identifique os processos da sua empresa
Uma empresa pode ter vários processos financeiros envolvendo setores e atividades diferentes. Cada mapeamento deve focar em uma estrutura de entrega financeira específica. Não é produtivo fazer um mapeamento único para a empresa toda.
Analise todas as demandas que envolvam o setor financeiro e segmente cada uma, dividindo as etapas envolvidas nelas.
Defina o foco do mapeamento
Como foi dito na etapa anterior, tentar acompanhar todo o setor financeiro de uma vez só é fracasso certo, especialmente para empresas iniciantes. É vital definir um foco específico, escolhendo uma das demandas que foram elencadas anteriormente.
Faça uma análise de qual o processo financeiro é mais indispensável para o seu negócio e comece por ele. Conforme você e a sua equipe fizeram um trabalho satisfatório, você pode iniciar outros mapeamentos simultaneamente.
Construa os fluxos
Agora que você definiu um foco para o mapeamento, pegue esse processo e divida-o em etapas. Construir uma estrutura de fluxo ajuda a visualizar toda a cadeia, definir responsabilidades e identificar pontos sensíveis. Com essa construção gráfica, seus colaboradores estarão alinhados e podem consultar com facilidade as etapas.
Indique os responsáveis
Um bom gestor consegue delegar as tarefas para os responsáveis indicados para cumpri-las. Com um fluxo de processos bem delimitado, você e toda a equipe saberão distribuir essas funções melhor e poderão organizar a passagem de bastão.
Escolha com cuidado cada um de acordo com as habilidades. Cada colaborador pode ser valioso na função certa, ou terrível na errada.
Conte com um bom software
O uso da tecnologia facilita o acompanhamento das atividades simplesmente por evitar o desperdício do talento de um colaborador nessa tarefa. Automatizando essa função, você impede que ocorra falha humana por distração e pode investir seu dinheiro e tempo em outra área.
Além disso, os softwares atuais permitem que essa informação seja compartilhada na palma da mão de toda a equipe, instantaneamente.
O que fazer com os resultados?
Pronto, você já estruturou todo o mapeamento de processos financeiros na sua empresa e colocou em prática. E agora? É hora de mensurar os dados gerados pelo seu acompanhamento e analisar o que pode ser feito para aprimorar essas atividades.
Compare os resultados com o que era planejado originalmente e não tenha medo de fazer alterações. Mapeamento de processos financeiros é sobre evoluir.
Se você ficou entusiasmado com essa ideia, que tal publicar este texto nas suas redes e compartilhar o sucesso dessa ferramenta.