Querer saber como aparecer na primeira página do Google é algo que está nos pensamentos da maioria das pessoas que têm um negócio na internet. Para isso, é necessário seguir as diretrizes do buscador e fazer alguns ajustes nas suas próprias páginas.
O Google é o principal site de buscas do mundo. Ele também pode se tornar o principal direcionador de clientes para a sua empresa na internet, bastando que você consiga boas posições nos resultados de pesquisas.
Conquistar o topo do ranking de buscas não é uma questão de sorte nem de chegar lá primeiro. Em vez disso, é o resultado de um trabalho dedicado a otimizar o seu conteúdo e atender à motivação de tudo: satisfazer o seu público.
A seguir, você aprenderá como aparecer na primeira página do Google seguindo os passos mais eficazes, além de entender a importância desse processo. Confira!
O que determina quem aparece na primeira página do Google?
O grande diferencial que foi decisivo para o Google despontar como o principal buscador da internet é o seu algoritmo. Trata-se de um sistema cujo papel é rastrear todo o conteúdo da web e categorizá-lo de acordo com os seus assuntos.
Assim, quando alguém faz uma busca no Google, o sistema busca em seu banco de dados pelas referências que tenham a ver com os termos usados na pesquisa. No entanto, existem formas de “ajudar” esse algoritmo a entender a relevância do seu site e subir de posição entre os resultados.
Isso acontece por meio de uma estratégia de otimização para motores de busca, ou SEO (Search Engine Optimization em inglês). Essas são vários ajustes que você pode fazer nas suas páginas para adaptá-las ao que o algoritmo do buscador considera como qualidade.
No entanto, você não deve se prender apenas a produzir conteúdo para um robô. Aliás, cada vez mais o Google faz modificações e aprimora seu algoritmo para levar em conta o que é útil para pessoas reais.
7 dicas para aparecer na primeira página do Google
Tendo em vista o funcionamento do algoritmo do Google, fica nítido como vale a pena fazer alguns ajustes no seu site para aumentar sua posição no ranking. Ao implementar iniciativas de SEO, você poderá tornar o seu conteúdo mais relevante para as pessoas que estão pesquisando pelo seu tema.
Conheça a seguir as 7 principais dicas para aparecer na primeira página do Google.
1. Otimize para palavras-chave relevantes
Um ponto crucial e constante para aparecer na primeira página do Google é se dedicar a uma estratégia de SEO. Muito disso envolve a otimização das suas páginas, o que significa garantir que elas estejam prontas para serem devidamente “compreendidas” pelo algoritmo do buscador.
Esse trabalho envolve estabelecer palavras-chave relevantes para cada página. Ao buscar uma abordagem mais específica, você torna o seu conteúdo mais atrativo para o seu público. No entanto, tome cuidado para não exagerar, já que o Google pode penalizar seu site.
2. Configure suas meta tags
Meta tags são partes do código-fonte das suas páginas em que ficam especificados o título e a descrição delas. Essas informações são vitais para o Google exibir o seu conteúdo na página de resultados e você tem pleno controle sobre elas.
Então, certifique-se de que as meta tags de todas as suas páginas estejam devidamente configuradas. Lembre-se de que incluir as palavras-chave consideradas mais importantes e ter objetividade nos textos.
3. Melhore a velocidade de carregamento
Otimizar o seu site para aparecer na primeira página do Google também envolve melhorar a performance dele. Afinal, isso tem um impacto significativo na experiência dos seus visitantes. Um exemplo disso é a velocidade de carregamento.
Se o seu site é lento, ele está entregando uma experiência frustrante para os usuários. E isso tende a fazê-lo cair no ranking do Google. Então, tome cuidado para usar imagens leves, otimizar seu código-fonte e seguir as recomendações do PageSpeed Insights.
4. Crie conteúdo de qualidade
Diferentemente do que você possa pensar, qualidade não é um conceito subjetivo quando o assunto é aparecer na primeira página do Google. Para o algoritmo, isso significa ser relevante para as pesquisas feitas pelas pessoas.
Ou seja, se o seu conteúdo atende às intenções de quem busca no Google e entrega o máximo de valor, ele tem qualidade aos olhos do sistema. No caso de um e-commerce, vale a pena investir em um blog para a criação regular desse tipo de material.
5. Troque guest posts com sites relevantes
Conquistar links de outros sites deve ser outra das suas prioridades ao focar em como aparecer na primeira página do Google. Essa é uma forma de “pegar emprestada” a autoridade de outras páginas, sem contar um novo portal de entrada para visitantes.
A maneira mais fácil de conseguir isso é por meio da troca de guest posts. Funciona desta forma: você oferece um conteúdo para um blog do seu segmento e permite que o autor dele também publique no seu. Assim, você tem a permissão para criar links para o seu blog por lá.
Importante: considere fazer essa troca com sites que tenham relevância em SEO.
6. Organize as suas URLs
As páginas do seu site têm endereços cheios de números e códigos difíceis de decifrar? Considere os exemplos abaixo:
- https://www.suaempresa.com.br/?p=6781 [errado]
- https://www.suaempresa.com.br/cooktops-em-promocao [correto]
Se as suas páginas se parecem mais com o primeiro caso, você precisa tornar as URLs delas mais amigáveis. Isso significa deixá-las como no segundo exemplo, em que o visitante já sabe do que ela se trata antes mesmo de abri-la. E o Google considera esse como um dos seus critérios para o ranking.
7. Responda a perguntas
Você já deve ter percebido que, para algumas buscas, o Google exibe respostas diretamente na página de resultados. E nesses casos, os sites em questão sempre estão no topo do ranking, certo?
Para que isso possa acontecer com o seu conteúdo, você precisa se condicionar a responder perguntas. Coloque-se no lugar do seu público-alvo e imagine quais questões o seu site pode responder, depois otimizando as suas páginas para esses termos específicos.
Saber como aparecer na primeira página do Google é uma questão de entender como o algoritmo do buscador funciona e atender o seu público-alvo. Ao contar com o foco nesses dois aspectos e as otimizações certas, você poderá começar a subir no ranking e alcançar muito mais visibilidade com o seu negócio na internet.
Que tal se especializar ainda mais quando o assunto é a otimização do seu negócio na internet? Confira aqui no blog como melhorar o SEO de produtos no e-commerce.
Além disso, você pode utilizar nossa ferramenta de análise para verificar a qualidade do SEO no seu site.