E-book intermediador

Conversão Mobile: 4 problemas que afetam a taxa de conversão e como corrigi-los

Garanta que seus clientes não vão ter problemas ao acessar seu e-commerce pelo celular e converta mais vendas.

Conversão Mobile: 4 problemas que afetam a taxa de conversão  e como corrigi-los

Comprar pela internet já é um hábito natural no Brasil. Mas agora um novo comportamento começa a se destacar no mercado: a compra pelos celulares. Isso faz com que gestores de e-commerce precisem de um olhar atento à taxa de conversão mobile.

Segundo pesquisas, a compra por dispositivos móveis teve uma alta de 41% no primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período no ano anterior. Os brasileiros querem comprar, mas sua loja online está preparada?

Neste artigo, mostraremos quais são os 4 problemas que podem afetar negativamente a taxa de conversão mobile do seu e-commerce. Continue a leitura e descubra!

1. Falta de usabilidade no site

Ter um site responsivo para acesso pelo smartphone ou tablet é fundamental na era móvel. Do contrário, a jornada de compra do consumidor é prejudicada e dificilmente será concluída.

Ao acessar o e-commerce por um celular, o cliente não pode sentir necessidade de procurar um computador para navegar melhor ou, pior, desanimar e abandonar o site.

Por isso, adotar um layout que se adapte ao dispositivo não é apenas questão estética. Essa estratégia também torna o site mais intuitivo e leve para ser carregado, o que faz a navegação ser mais rápida.

2. Formulários muito grandes

Pedir dados para o cadastro de clientes já é um assunto delicado no site tradicional, afinal, essa é uma parte que pode cansar o visitante se não for equilibrada. Quando o cenário é móvel, a necessidade de otimizar esse momento é ainda maior.

Deixe de lado formulários extensos e opte por solicitar apenas informações realmente necessárias para que a compra seja efetuada. Assim, as chances da conversão mobile acontecer são maiores.

3. Ferramenta de pagamentos não é otimizada

Ter uma ferramenta de pagamento otimizada é um dos pilares de um e-commerce de sucesso. É preciso assegurar a segurança ao cliente que vai inserir dados financeiros.

Para isso, busque intermediadores ou gateways de pagamento que ofereçam agilidade e transparência no processo. Evitar o redirecionamento para outro site, ter uma ferramenta de leitura de cartão de crédito ou possibilitar a cópia do número de código de barras são algumas funções interessantes.

4. Sistema de checkout ineficiente

Escolher os produtos, colocar no carrinho e ter problemas para concluir a compra faz a maioria dos consumidores desistirem de uma loja virtual.

Essa ineficiência pode ser uma das grandes vilãs da taxa de conversão mobile, já que a frustração faz com que o cliente busque concorrentes a poucos toques de distância.

Para evitar isso, aposte em um sistema de checkout sólido e transparente, com todas as etapas funcionando de forma intuitiva e rápida. Faça testes constantemente, aposte em formulários menores, use botões para dar prosseguimento a compra e evite o surgimento de abas ou a necessidade de redirecionamento.

Investir em mobilidade é fundamental para o sucesso das vendas online. Trabalhar para melhorar esses aspectos do seu e-commerce vai potencializar suas vendas e garantir que as taxas de conversão mobile da sua loja virtual estejam sempre altas.

Que tal entender ainda mais sobre conversão no e-commerce? Baixe agora nosso e-book completo e descubra as formas de otimização e a função do intermediador de pagamentos no processo de compra.

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo