E-book intermediador

Google Gtag: entenda o que é e como usá-lo no seu e-commerce

Quer aprender a simplificar aquele processo oneroso de adicionar scripts em sua página do e-commerce? Veja agora como usar o Google Gtag!

Google Gtag: entenda o que é e como usá-lo no seu e-commerce

Para melhorarem seus resultados em âmbito digital, as empresas utilizam ferramentas que permitem criar e avaliar dados e indicadores acerca do comportamento de seus clientes. Na coleta dessas informações, são necessários códigos ou scripts, denominados tags. Eles são adicionados às páginas do e-commerce, e o Google Gtag é a ferramenta que simplifica esse processo.

O Google Gtag simplifica a adição de pixels e scripts no e-commerce, além de ser capaz de refinar ou customizar as métricas de outra solução do Google: o Analytics, funcionalidade largamente utilizada por profissionais de marketing digital. Confira, neste artigo, por que é importante utilizar o Google Gtag no seu e-commerce e como fazer uso desse recurso de forma eficiente!

Veja como utilizar o Google Gtag no e-commerce

Para utilizar o Google Gtag em seu site, basta seguir os passos descritos abaixo:

  • visite a página do Google, faça o login na sua conta (de preferência, a mesma usada para o Analytics) e crie uma conta no Google Tag Manager — a ferramenta é gratuita;
  • após o login, insira o nome do seu e-commerce e clique em “continuar”;
  • em seguida, escolha um “contêiner” — uma tag universal que guarda todas as demais tags que serão criadas. É preciso criar um contêiner para cada página, logo, se você tem vários e-commerces, será preciso associar um contêiner para cada página;
  • os contêineres também serão diferentes se o modo de utilização for por meio de desktop ou por dispositivos móveis. Escolha a opção e clique em “criar”;
  • leia os Termos de Serviço do Google Tag Manager e, logo depois, clique em “sim” para prosseguir;
  • a página recarrega e exibe um código base do GTM, então, copie e cole o código logo após a tag de abertura <body> do seu site;
  • se o seu site for WordPress, é possível utilizar o plugin DuracellTomi’s Google Tag Manager, que adiciona o código automaticamente, sem demandar modificações nos templates.

Conheça outras funcionalidades do Google Gtag

O Google Gtag pode ser utilizado, principalmente, para análise e estruturação das páginas de produto da loja. Porém, a ferramenta é muito versátil e pode disponibilizar dados de comportamento dos clientes e dos usuários do site, por meio do Kissmetrics e do Crazyegg, por exemplo.

Além disso, a solução é flexível e suporta integração com outros programas através de HTML personalizado, para adicionar códigos de remarketing do Google AdWords e códigos de retargeting no Facebook Ads, por exemplo.

Ele também é usado em testes A/B (como no Optimizely ou Google Analytics), sendo, com essas funcionalidades, essencial para qualquer estratégia de marketing digital eficiente, com resultados efetivos.

No Google Adwords, o Google Gtag substitui a tag de acompanhamento de conversões do website e a tag de remarketing. Antes dessa solução para o AdWords, a estratégia mais usada consistia em inserir três tags diferentes:

  • remarketing;
  • remarketing dinâmico;
  • acompanhamento de conversões.

No entanto, as funcionalidades de acompanhamento de conversões e remarketing, nessa nova forma de analisar dados, são combinadas em uma única tag. Assim, a probabilidade de falhas de carregamento de pixel é reduzida e a precisão dos dados é elevada.

Agora que você sabe como usar o Google Gtag para melhorar os resultados do seu e-commerce, siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn, no YouTube e no Spotify e acompanhe nossas dicas sobre outras soluções!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo