Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

10 razões para você montar um negócio com assinatura recorrente no e-commerce

Uma ótima forma de reter seus clientes e fidelizá-los é montando um negócio com assinatura recorrente. Entenda os motivos, a seguir!

10 razões para você montar um negócio com assinatura recorrente no e-commerce

Os modelos de negócio com assinatura recorrente são baseados na ideia de vender um produto ou serviço para receber receita de assinatura mensal ou anual de forma periódica.

Eles se concentram na retenção e não na aquisição de clientes.

Em essência, esses modelos concentram-se na maneira como a receita é gerada, para que um único cliente realize vários pagamentos pelo acesso prolongado a um bem ou serviço.

Como os hábitos de compra do consumidor estão tendendo a experiências de compra mais simples e sem complicações, cada vez mais empresas estão entrando no espaço das assinaturas e vendo um crescimento incrível.

Neste artigo, nós trazemos 10 das principais razões pelas quais você deve considerar utilizar esse modelo no seu e-commerce. Confira!

1. Fluxo de receita consistente

Um dos benefícios mais óbvios e ainda mais importantes de se ter um negócio baseado em assinaturas é o fluxo de caixa consistente. Afinal, isso é algo que todas as empresas — online ou offline — desejam ter, e estão sempre à procura de maneiras de encontrá-lo.

Para negócios online, a abordagem de assinatura pode ser uma ferramenta essencial para criar uma base fiel de clientes e gerar receita consistente.

Essa abordagem aumenta a estabilidade geral do seu empreendimento e você pode ter um melhor gerenciamento do fluxo de caixa ao conhecer a receita fixa.

2. Melhor gerenciamento de inventário

Se você está acostumado com o ambiente do comércio eletrônico, sabe como às vezes o gerenciamento de estoque pode ser estressante.

Se não for planejado ou implementado adequadamente, ele poderá prejudicar seus negócios no curto e no longo prazo.

Com a assinatura recorrente, como você tem a ideia dos pedidos dos clientes que se inscreveram, isso pode aliviá-lo bastante de todos os desafios que surgem no seu caminho.

3. Maior retenção de clientes e gestão de relacionamento

Toda empresa quer construir uma base de clientes fiéis, pois é muito mais fácil retê-los do que encontrar novos.

Na forma de modelo de assinatura, os negócios online têm uma oportunidade de ouro para isso, além de facilitar o caminho do gerenciamento de relacionamento com o cliente, pois você conhece o status atual de todos os que se inscreveram.

4. Melhores previsões de receita

Outro benefício de um negócio baseado em assinatura é que ele permite prever com precisão e confiabilidade o fluxo de receita.

Quando uma empresa tradicional procura fazer previsões de receita, elas vêm com uma variedade de suposições e geralmente exigem uma quantidade considerável de análises para obter informações úteis.

Um modelo de assinatura, por outro lado, fornece uma maneira muito mais simples de avaliar tais fluxos: basta pegar o total de assinantes, subtrair cancelamentos e multiplicar pelo custo da assinatura.

5. Melhor tomada de decisão

Somos o resultado das escolhas que tomamos, e o mesmo acontece com os nossos negócios. Seja analisando o orçamento anual e contratando pessoas, seja revendo gastos e expansões dos negócios, toda empresa precisa tomar essas decisões com bastante frequência.

Muitas vezes, não escolhemos certo, pois não temos os dados corretos em nossas mãos.

Com a abordagem baseada em assinatura, é possível contar com diversas informações, como fluxo de caixa, categorias de clientes, popularidade do produto etc, o que ajuda a prever as coisas e tomar melhores decisões.

6. Maior valor da empresa

A avaliação da empresa é a primeira coisa que muitos investidores perguntam quando recebem uma oportunidade de investimento.

Quando você tem um fluxo de caixa consistente em seus negócios, pode contar com orgulho sobre a capacidade de ganhos, agregando um valor significativo à sua organização.

Isso não apenas aumenta as suas chances de obter investimentos, mas também ajuda a estabelecer a reputação de uma empresa sólida.

7. Engajamento regular do cliente

Há apenas um cliente inscrito na sua empresa: o feliz. É ótimo tê-los satisfeitos, mas isso coloca duas responsabilidades em seus ombros: deixá-los felizes, e torná-los ainda mais felizes.

O modelo baseado em assinatura oferece a oportunidade de interagir com seus clientes regularmente e melhorar o relacionamento.

Você pode se envolver com eles, recebendo os comentários, mantendo-os atualizados sobre as suas ofertas, conversando com eles sobre uma causa, surpreendendo-os com algum brinde etc.

8. Alocação adequada de esforços e recursos de marketing

Existem muitos estágios antes e depois de um consumidor se tornar seu cliente.

Como é o caso de todas as empresas, você deve estar lutando em todas as frentes.

Mas, se possui uma base de clientes que já se inscreveu para receber seu produto ou serviço, não precisa mais convencê-los.

Em vez disso, você pode se concentrar em promover um relacionamento com eles e em adquirir novos.

Isso ajudará sua empresa a crescer de forma consistente e a longo prazo.

9. Oportunidade de vender

Como vimos anteriormente, apenas clientes satisfeitos serão os assinantes da sua empresa.

Você pode usar isso como uma oportunidade de apresentar seus planos e serviços premium, pois eles já estão satisfeitos com os seus negócios.

Dessa forma, ofereça esses serviços em forma de teste, e quem gostar deles poderá comprá-los.

10. Relacionamento com o cliente a longo prazo

Nós humanos somos animais engraçados. Às vezes, levamos todo o tempo do mundo para formar um hábito, enquanto outras vezes ele é formado sem estarmos ciente disso.

No entanto, uma coisa comum nos dois hábitos é que eles são muito mais difíceis de serem quebrados.

Portanto, se você conseguir convencer dez mil clientes a se inscrever no seu serviço de assinatura, fique relaxado, pois a maioria deles permanecerá por muito tempo, simplesmente porque estão habituados a isso.

Além de todos os ótimos motivos que compartilhamos acima, a melhor coisa sobre um modelo de negócio com assinatura recorrente é que são fáceis de começar.

Existem muitos exemplos de empresas que fazem esse modelo corretamente e muitas oportunidades para imitar o sucesso delas em seu próprio nicho.

Faça uma pesquisa, descubra um produto ou serviço diferenciado, ou pouco explorado e coloque sua ideia em prática!

Já que estamos falando em assinaturas, aproveite sua visita em nosso blog e descubra como funcionam os clubes de assinatura no e-commerce!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo