E-book intermediador

Saiba como usar o Instagram para aumentar as vendas de um e-commerce

Abrir um Instagram para vendas é uma das melhores estratégias de marketing atuais. Mas, antes de investir na plataforma, é preciso conhecer as peculiaridades dessa rede.

Saiba como usar o Instagram para aumentar as vendas de um e-commerce

Se você ainda não usa o Instagram para vendas, saiba que está perdendo ótimas oportunidades. Segundo a pesquisa Facebook Marketing Science e Qualtrics (2016), a cada 5 usuários, 2 já realizaram compras por influência dessa rede social. O Facebook Business também traz um dado interessante: 70% das pessoas que se interessam por moda entram na plataforma com o objetivo de descobrir novidades.

Além disso, o Instagram é uma ferramenta tão versátil, que permite a você implementar diversas práticas, como posts, anúncios e stories. Com isso, é possível conseguir mais engajamento com os seguidores, mais autoridade para a marca e crescimento das vendas.

Convencido de que não pode ficar de fora dessa estratégia de marketing? Então, acompanhe nossa dicas para ter sucesso!

Tenha um perfil comercial

Na plataforma, é possível ter dois tipos de perfis: um pessoal e um comercial. A segunda opção dá um ar mais profissional à empresa, além de fornecer vantagens ao comerciante, como a gestão das métricas.

Por exemplo, é possível analisar a repercussão de cada post e as características do público que mais interage com ele. Esse tipo de feedback é importante para ter ações mais direcionadas.

Faça uma boa descrição dos produtos

Assim como em um e-commerce, ao postar fotos dos produtos, fale um pouco sobre eles. Apresente as características principais e dê sugestões de uso. Não precisa fazer um texto grande, mas, ao menos, mencione atributos que possam instigar os usuários a querer descobrir mais sobre eles. Não se esqueça das hashtags com as devidas palavras-chave.

Aproveite o recurso “Instagram shopping”

Se você deseja abrir um Instagram para vendas, não pode deixar de lado esse recurso. Com ele, é possível marcar os produtos e colocar um link direcionando à página de compra do e-commerce. Isso facilita a experiência do usuário, que, em um clique, consegue identificar o valor do item, e em dois cliques, é levado ao pagamento.

Dê atenção à bio da loja

Além do recurso acima, coloque o link da loja no perfil da página. Assim, se alguém quiser dar uma olhada no restante dos produtos que você vende, tem essa ação facilitada. Não se esqueça de inserir uma pequena biografia, compartilhando o que a empresa faz, quais valores segue etc. Dependendo do público, usar emojis cai bem.

Invista no stories

O stories é um recurso em que você pode colocar fotos ou vídeos. A diferença é que, de maneira geral, o conteúdo fica armazenado por apenas 24 horas. Assim, serve para postar histórias mais voláteis, como os bastidores de uma produção de roupas.

No entanto, é possível fixar alguns stories. Essa situação é indicada para conteúdos importantes, que precisam ser do conhecimento de todos. Por exemplo: regras para boa conservação de determinado objeto.

Faça promoções e sorteios

Essas ações influenciam o engajamento, já que as pessoas começam a se interessar por ganhar o item ou levá-lo com desconto. Dessa forma, tende a ser uma ótima estratégia para fazer com que o perfil tenha maior alcance e consiga novos seguidores.

Por fim, uma característica peculiar dessa rede é o fato de ser essencialmente visual — ou seja, focada em imagens. Com isso, ao investir em um Instagram para vendas com o objetivo de atrair mais leads, capriche nas fotos, que precisam ser bonitas e de qualidade.

Gostou do conteúdo? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe cada postagem com boas ideias para a sua marca ter mais sucesso. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo