Os presets já fazem parte da vida dos usuários das redes sociais e de profissionais da área da fotografia. Mesmo que o termo e conceito ainda não sejam tão conhecidos, você, provavelmente, já usou ou usa algum preset.
Essa é uma ferramenta que simplifica a vida de quem precisa trabalhar com imagens. Ainda não sabe o que são os presets? Não se preocupe, explicaremos tudo neste artigo. Basta continuar a leitura.
O que são os presets?
Os presets são filtros para tratamento de imagens que deixam as suas fotos como imagens muito melhores e é possível fazer uma padronização do seu portfólio. A diferença entre o preset e os filtros comuns encontrados em redes sociais, como o Instagram, é que, ao utilizar ferramentas como o Lightroom ou o Photoshop, é possível fazer correções e alteração nos presets.
Essa funcionalidade é ideal para quem trabalha com fotografia, ou utiliza imagens para a divulgação de produtos. Algumas redes sociais são extremamente visuais e os produtos devem conter uma imagem de alta qualidade para despertar a atenção e o interesse da audiência. Portanto, sem os presets, o fotógrafo ou o proprietário de uma marca presente no Instagram teria que editar foto por foto, até conseguir uma boa qualidade e uma padronização das imagens.
Por que investir nos presets?
Os presets são indispensáveis para quem trabalha com imagens para divulgar produtos ou para criar um portfólio profissional. Existem diversos motivos para utilizá-los, e você vai conhecer alguns desses motivos a seguir. Acompanhe!
Variedade disponível
Existe, em ambiente digital, uma infinidade de configurações pré-definidas para tratamento de imagens, tornando a vida dos profissionais da área muito mais versátil e agilizada. Muitas opções são pagas, mas existem diversas ferramentas com planos gratuitos que podem te ajudar a padronizar imagens de produtos antes de publicar na plataforma de e-commerce.
Tratamento já testado no mercado
Muitos dos presets encontrados no mercado já foram testados por profissionais reconhecidos. Portanto, a garantia de que trará bons resultados para o seu catálogo, rede social ou e-commerce é muito maior.
Auxílio para quem não tem muita experiência em fotos
Principalmente para quem não tem familiaridade com tratamento de fotos, utilizar os presets ajuda a deixá-las em excelentes condições para expor seus produtos, pois as fotos ficam com uma boa qualidade e o tratamento é facilitado. Isso é muito importante, principalmente, para gestores ou donos de pequenos e-commerces, que precisam de meios e ferramentas para otimizar tarefas, podendo contar com um material visual de qualidade.
Como os presets auxiliam o e-commerce?
Como já mencionado neste artigo, o preset pode ser a ferramenta ideal para quem gerencia ou é empreendedor na área de e-commerce. Quem atua nesse ramo sabe a importância de imagens de qualidade para estimular as vendas. Muitos dos produtos comercializados dependem de uma boa apresentação, para que o consumidor fique interessado.
Afinal, quando falamos de vendas online, a capacidade de testar e experimentar um produto antes da compra, como acontece nas lojas físicas, é praticamente eliminada. Logo, os resultados de vendas dependem, em grande parte, dos vídeos demonstrativos e das imagens de qualidade. Como muitos negócios online não podem contar com uma verba para contratação de um profissional de fotografia, os presets se tornam a alternativa mais viável para entregar conteúdos de qualidade para os consumidores da marca.
Os presets são ferramentas ideias para muitos negócios digitais e para profissionais de fotografia que estão em estágio inicial na profissão, bem como para os proprietários de e-commerce que dependem de boas imagens de seus produtos. Contar com uma ferramenta que padroniza, faz um bom tratamento e confere mais qualidade às imagens, é de extrema relevância.
Se você quer saber como produzir fotos para seu e-commerce, confira o curso gratuito da Universidade Yapay: