Prova social no e-commerce: como usar para alavancar as vendas

Entenda essa estratégia simples e sem custos, para aumentar as vendas e melhorar a imagem da sua marca digital frente aos consumidores.

Prova social no e-commerce: como usar para alavancar as vendas

A prova social é uma fermenta de persuasão que usa a opinião de outras pessoas para convencer um consumidor a realizar uma compra ou fechar um negócio.

Se você quer que sua loja virtual passe mais confiança, para que seus visitantes se tornem clientes, este artigo pode lhe ajudar. Nele, vamos mostrar como explorar as estratégias de prova social no e-commerce é um excelente caminho para isso.

Continue a leitura e veja como é possível alavancar as vendas usando uma técnica simples e sem custos, que pode mudar a forma como o público enxerga seu negócio.

O que é a prova social?

Ao longo dos últimos anos, o consumo tem sido pautado pela opinião, principalmente na internet. Nós nos deparamos, o tempo todo, com sites de avaliações e influenciadores analisando produtos e serviços. Com isso, milhares de pessoas tomam decisões impulsionadas por esses feedbacks.

É possível adotar a prova social no e-commerce como forma de legitimar o que a sua marca está vendendo, mostrando que o consumidor pode confiar em sua empresa. Ao mesmo tempo, esse recurso serve como um gatilho mental para aumentar ainda mais a conversão das vendas.

Veja o que o uso da prova social pode fazer:

  • despertar curiosidade;
  • incentivar uma compra;
  • validar uma escolha.

Como usar a prova social no e-commerce?

Que tal começar a incorporar essa estratégia em seu e-commerce hoje mesmo? Uma das grandes vantagens da prova social é que ela não tem custos. Você usa o próprio layout do seu site de vendas e as avaliações e depoimentos que já recebeu de seus clientes.

Veja, a seguir, algumas maneiras de aderir à prova social no e-commerce.

Popularidade

A popularidade de uma marca é uma das grandes formas de prova social. Mas como um consumidor pode mensurar isso? Um dos caminhos mais adotados pelas pessoas é buscar a empresa na internet.

Por isso mesmo, a presença social do seu e-commerce deve ser relevante. É importante se mostrar e fortalecer a imagem nas redes sociais, buscando conseguir mais seguidores. Junto a isso, é fundamental ranquear bem nas ferramentas de busca, ao adotar estratégias de SEO.

Avaliações positivas

Grandes e-commerces têm sempre uma área de avaliação de produtos, onde as pessoas podem classificar a compra, descrever sua experiência e até postar imagens reais dos itens.

Esse tipo de espaço é valioso em lojas virtuais de qualquer porte, servindo como uma grande prova social para consumidores que querem tirar dúvidas ou encontrar pessoas que já fizeram a compra e aprovaram sua marca.

Para aproveitar as avaliações como prova social em seu site, outra ideia é recolher declarações positivas feitas na página do Facebook e no perfil do Instagram da sua marca. Que tal usar essas experiências de clientes em algum espaço de destaque no e-commerce?

Endosso de profissionais área

Para negócios digitais que atuam no comércio B2B (Business to Business), a avaliação de profissionais que estejam usando o produto ou serviço em suas empresas é extremamente valiosa.

Entrar em contato com seus clientes empresariais e recolher depoimentos pode mudar completamente a perspectiva que novos visitantes terão ao entrarem no site do seu negócio.

Parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais são grandes formadores de opinião na atualidade. Se algum deles está usando e aprovando os seus produtos, aproveite para usar esse tipo de conteúdo a seu favor, republicando-o nas redes sociais com destaque.

Essas são algumas maneiras de usar estratégias de prova social no e-commerce. Esse tipo de técnica vai ajudar na legitimação e crescimento da sua marca digital.

Quer saber mais sobre como acelerar o crescimento da sua empresa? Veja nosso artigo sobre Growth Hacking para negócios. Boa leitura!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo