Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

SEO local: entenda sua importância e saiba como fazer

Conheça como funciona o SEO local e de que forma ele pode beneficiar a visibilidade do seu negócio na internet.

SEO local: entenda sua importância e saiba como fazer

Otimizar o conteúdo do seu site é uma ótima forma de atrair os clientes certos, que são aqueles que estão procurando pelo que você oferece. É ainda melhor quando consegue impactar pessoas do espaço físico mais estratégico, algo possível com uma estratégia de SEO local.

O termo SEO local se refere a otimizações específicas para tornar o seu conteúdo mais relevante para buscas em que a localização é um contexto importante. É algo que envolve uma série de iniciativas focadas em adaptar a presença digital do seu negócio para que se posicione com referências ao espaço físico.

Trata-se de um processo relativamente simples, que pode ser realizado como um complemento à sua estratégia convencional de SEO. Afinal, o seu intuito deve sempre ser o de aparecer para buscas relevantes ao seu negócio, certo? Então, isso também inclui informações sobre a localização dele.

Quer aprender mais sobre isso? Veja, a seguir, quais são as melhores práticas para fazer o SEO local em seu negócio.

Otimize para a sua localização

Uma estratégia de SEO consiste em utilizar as palavras-chave mais estratégicas em seu conteúdo para atrair o tráfego de gente que está buscando por elas. Com o SEO local, o conceito é equivalente, só que com o uso de referências à localização do seu estabelecimento.

Por exemplo, é o caso de otimizar a sua página mais importante para a palavra-chave “loja de sapatos em Perdizes”. Veja como o uso da referência do local faz toda a diferença para qualificar o lugar. A tendência é que o Google e os demais buscadores dê a prioridade adequada a ela em pesquisas próximas.

Marque presença em agregadores

Além de se preocupar com a otimização das suas páginas, você também precisa consolidar a presença do seu negócio em sites agregadores de estabelecimentos físicos. Isso será bastante valioso para o seu SEO local, o que contribuirá para mais visibilidade e clientes.

Um exemplo de agregador desse tipo é o Google Meu Negócio. Essa plataforma possibilita controlar as informações do seu estabelecimento que aparecem na barra lateral do Google, como telefone, endereço, posição no mapa, fotos, entre outros.

Conquiste avaliações de clientes

Outro fator que influencia no seu SEO local é o humano, ou a prova social. Ou seja, envolve dar espaço às pessoas, especificamente ao que elas têm a dizer sobre o seu negócio. Essa é uma ótima forma de conquistar a confiança de potenciais clientes e, claro, aparecer em mais resultados de pesquisas.

Se você seguiu a dica anterior, já conta com uma ótima plataforma para incentivar a publicação de avaliações em seu estabelecimento. O Google Meu Negócio ajuda a gerenciar esses depoimentos, além de dar a devida visibilidade a eles.

Crie conteúdo local

Além de otimizar o seu site para palavras-chave que fazem referências ao seu local físico, você também pode ampliar as suas chances de visibilidade ao criar mais conteúdo. Essas adesões também precisam contar com as palavras-chave que fazem alusão ao seu local.

Um blog é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. Com ele, você pode publicar artigos que sejam interessantes ao seu público-alvo e, paralelamente, estejam otimizados para impactar quem procura por informações locais.

O que achou das possibilidades do SEO local para o seu negócio? Essa é uma ótima forma de ampliar a visibilidade do seu estabelecimento e impactar as pessoas certas com o seu conteúdo. Nunca abra mão de uma boa otimização, já que esse é o melhor caminho para alcançar cada vez mais reconhecimento de marca sem fazer grandes investimentos.

Que tal conhecer outra forma de conquistar mais espaço no ambiente digital com o seu negócio? Veja o que é Native Ads e os motivos para inclui-lo em sua estratégia.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo